Página inicial > Últimas notícias > Aula inaugural - Jovem Aprendiz

Aula inaugural - Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz tem aula inaugural no Campus Pouso Alegre

A primeira turma do Jovem Aprendiz do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, recebeu as boas-vindas e orientações sobre o programa, em uma aula17572bfb 070d 4d8a 8a48 c6120a8555ca inaugural, nessa segunda-feira, 24. São 27 estudantes, com idades entre 18 e 22 anos, que integram este projeto de capacitação profissional através da parceria inédita do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais com a indústria farmacêutica Cimed. “Acreditamos que essa parceria vai elevar o nosso aluno a um patamar diferenciado no mercado de trabalho, porque eles saem com uma boa bagagem educacional e, junto com a Cimed, eles terão uma bagagem profissional ainda maior”, disse o diretor-geral do campus, Alexandre Fieno.

Com a constante falta de mão de obra qualificada e a exigência de experiência no primeiro emprego, participar do programa é uma oportunidade única. “Hoje é difícil conseguir vaga sem ter experiência na área. Esse programa vai agregar muito ao meu currículo”, contou a jovem aprendiz, Victória Duarte da Silva, que já tem planos após a conclusão do curso. “Espero conseguir um bom lugar no mercado de trabalho, ter mais experiência e conhecimento e maturidade dentro do ambiente de serviço”.

Elisson da Silva também garantiu uma vaga no programa. Ele chegou a pedir demissão do antigo emprego para não perder essa chance. “Acho que vai ser excelente essa oportunidade de aprender mais e me preparar profissionalmente”. E ele não pretende parar por aqui. “Quero continuar nessa área e me especializar depois desse curso”.

Segundo a analista de RH Sênior da Cimed, Fernanda Oppenheimer, participar do programa é um diferencial para o currículo dos jovens aprendizes e um passo a mais para uma contratação. “A oportunidade está aí. Os jovens aprendizes se destacando, havendo vagas disponíveis no término do contrato, com certeza será uma porta de entrada para vagas efetivas e base para outras indústrias farmacêuticas de Pouso Alegre”.

IMG 0955Com as melhores expectativas possíveis, o reitor do IFSULDEMINAS, Cléber Avilla já comemora o sucesso da primeira turma do Jovem Aprendiz e conta que a ideia é estender o programa a todas as unidades do Instituto. “Porque entendemos que a metologia que mais ensina ao estudante é a que combate a evasão e garante o aprendizado e as oportunidades emprego. Queremos ampliar esse projeto para todos os nossos alunos, para outras cidades e, inclusive aqui no campus Pouso Alegre, para outras áreas”.

A aula inaugural teve a participação do reitor, Cléber Ávilla; do diretor-geral, Alexandre Fieno; da analista de RH Sênior da Cimed, Fernanda Oppenheimer; do pró-reitor de ensino, Luiz Carlos Dias Rocha; da pró-reitora de Extensão, Elisângela Silva e de servidores da reitoria e do campus.

Sobre o Programa

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), que tem o objetivo de inserir o estudante no mundo do trabalho, desde que ele esteja matriculado em um curso de aprendizagem profissional oferecido por instituições formadoras legalmente qualificadas.

O estudante do IFSULDEMINAS contratado como Jovem Aprendiz na Cimed irá cumprir as atividades teóricas do curso, no período noturno, no campus do Instituto e executar as atividades práticas previstas no curso, em horário a ser combinado, diretamente na empresa, de forma remunerada. O contrato tem a duração de dois anos, período em que o estudante realiza sua formação acadêmica.

Entre os benefícios para o aprendiz destacam-se: salário mínimo referente a 08 horas diárias (contabilizando tanto a parte teórica quanto a prática), carteira de trabalho assinada, 13º salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), plano de saúde, além de alimentação e transporte custeados pela empresa.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

registrado em: