Página inicial > PROEX > Programa de Extensão

Programa de Extensão

Instituto lança o Programa "Expedição IFSULDEMINAS" com ações voltadas à comunidade da região

- Edital Nº 14/2016
- Retificação do Edital - publicada em 05/05/2016
- Anexo I - Modelo de Proposta

Com objetivo de selecionar projetos de extensão, a serem realizados em comunidades do Sul de Minas Gerais, o Instituto Federal do Sul de Minas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, lança o Programa “Expedição IFSULDEMINAS”. Para participar, as equipes devem ser compostas por dois servidores efetivos (um coordenador e um suplente) e oito discentes, com 18 anos ou mais, devidamente matriculados em qualquer curso do Instituto.

As atividades deverão abranger as seguintes áreas temáticas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção ou Meio Ambiente e Trabalho. As ações propostas devem contribuir com o desenvolvimento regional e das comunidades atendidas e as práticas direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las, para se tornarem permanentes. A ênfase do projeto deve contemplar a formação dos (as) estudantes, consideranhdo a inclusão social em suas mais diversas dimensões.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever a partir desta terça-feira, (03/05) até o dia 22 de maio. Para efetivar a inscrição é preciso seguir os seguintes passos:
– Estar cadastrado no GPPEx, caso o orientador não tenha login e senha deverá procurar pelo NIPE do campus ou ainda a Pró-reitoria de Extensão.
– Cadastrar o projeto no sistema e anexar o projeto completo (Anexo I)
- Apresentar declaração de anuência do coordenador ao conteúdo do edital (Anexo II)
- Apresentar declaração de estar quite com o Instituto em projetos anteriores (Anexo III),
– Apresentar declaração de anuência da direção do campus na parceria de execução do projeto (Anexo IV).

Propostas

As propostas de trabalho serão desenvolvidas nas cidades de Alterosa, Cabo Verde, Delfim Moreira, Marmelópolis, Nova Resende, São Bento Abade, Serranos, Virgínia e Luminárias (apenas propostas para serem executadas no mês de agosto). A equipe terá até sete dias para executá-las, contanto o período de 10 a 16 de julho.

Seleção

As propostas serão analisadas por comissão específica do IFSULDEMINAS e serão considerados os seguintes requisitos: consonância com as linhas temáticas; mérito da proposta; consistência do projeto; viabilidade de execução da proposta; justificativa fundamentada para o apoio solicitado; adequação da equipe, dos aparelhos, equipamentos e espaço físico disponível para o funcionamento e operacionalização efetiva da proposta; entre outros.

Distribuição de pontos

Originalidade 05 pontos
Ações vinculadas à sustentabilidade 20 pontos
Referencial teórico 05 pontos
Indicadores de resultados e metas 15 pontos
Antecedentes e justificativas fundamentadas 15 pontos
Metodologia aplicada aos resultados 15 pontos
Mérito e relevância do projeto 25 pontos
Total 100 pontos

As cidades que receberão os projetos do programa “Expedição IFSULDEMINAS” fornecerão às equipes alojamento, alimentação, transporte, dentro do município, necessário para a realização dos trabalhos, apoio em sua execução e segurança nos locais. Já a Pró-reitoria de Extensão custeará diárias para os dois servidores de cada equipe aprovada para realização das atividades referentes à visita precursora na cidade onde a ação será executada. Cabe aos campi de origem das propostas, o fornecimento de materiais e equipamentos necessários à execução das atividades.

Sobre “Expedição IFSULDEMINAS”

O Programa visa implementar ações de extensão institucionais voluntárias direcionadas às cidades do sul de Minas Gerais com os menores índices de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) da região, de acordo com dados de 2010 do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dessa forma, busca proporcionar o diálogo entre a instituição e as comunidades locais, promover a integração social com a participação voluntária dos estudantes e servidores do Instituto com as comunidades da região que apresentam baixos IDHM. Também busca soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável local e ampliem o bem-estar da população, entre outros.

Data de inscrição

Data de inscrição 03/05/2016 a 22/05/2016
Resultado da seleção 24/05/2016
Pedidos de reconsideração Até 25/05/2016, exclusivamente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resultado dos Pedidos de reconsideração 25/05/2016
Resultado final da seleção 26/05/2016
Visita precursora 06/06/2016 a 09/06/2016
Envio dos dados dos alunos, bem como dos termos,