Página inicial > PROEX > Intercâmbio Canadá 2021

Intercâmbio Canadá 2021

Divulgado resultado final da 1ª fase e horários das entrevistas de estudantes para intercâmbio no Canadá

Edital é destinado a Estudantes de graduação e tecnologia das áreas de Administração, Engenharia Química e Computação

- Edital 33/2021:    Horário da Entrevista - publicado me 08/03/2021

Resultado Final - 1ª Fase - publicado me 08/03/2021

intercâmbio canadáO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com o College of the Rockies, no Canadá, abre inscrições para pré-selecionar dois estudantes de graduação e tecnologia para participarem do processo seletivo do Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program), que oferece bolsas de estudo financiadas pelo governo canadense.

Quem pode se inscrever?

A seleção é destinada a estudantes de Engenharia da Computação, Bacharelado em Administração, Bacharelado em Engenharia Química, Ciências da Computação, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia de Redes de Computadores, Licenciatura em Computação e Sistema de Informações do IFSULDEMINAS. Além disso, o candidato deve ter bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a sete pontos; ser maior de 18 anos; ter cursado, no mínimo, 20% e no máximo, 75% da carga horária total do curso; e ter nível intermediário de inglês.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas de 23 de fevereiro a 3 de março de 2021. Para realizá-la, o interessado precisará enviar os documentos descritos no item 3.3 do edital para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No campo “assunto”, deve constar o nome e sobrenome do candidato_ELAP2021_College_of_the_Rockies_IFSULDEMINAS.

Intercâmbio

Serão quatro meses de intercâmbio, compreendidos entre setembro e dezembro de 2021 ou janeiro e abril de 2022. O aluno poderá optar qual o período prefere, respeitando a sua classificação. Porém, o período de estudos poderá ser alterado de acordo com a mudança de calendário da College of the Rockies, devido às políticas profiláticas de contaminação do novo Coronavírus.

A bolsa, oferecida pelo governo canadense, no valor de $7.200 CAD (sete mil e duzentos dólares canadenses), deverá cobrir os custos com visto, passagens aéreas, seguro-saúde, livros, materiais escolares, alimentação e estadia.

Mais informações sobre o programa poderão ser obtidas na página do ELAP.

Evento Datas
Inscrições
 até 03 de março de 2021
Resultado Preliminar – 1ª fase
 04 de março de 2021
Interposição de Recursos
 Até 24 horas da divulgação do Resultado Preliminar
Divulgação do Resultado final - 1ª fase
 08 de março de 2021
Entrevista – 2ª fase
 09 de março de 2021 - via Google Meet
Resultado dos Recursos
 A partir do dia 10 de março
Envio das candidaturas ao College of the Rockies
 Até 11 de março de 2021

Relatos de quem já foi

foto joaquim

Desde 2016, o IFSULDEMINAS participa do programa ELAP, fazendo a triagem de seus alunos para participarem do processo seletivo realizado pela entidade canadense. Em 2017, o estudante de Engenharia da Computação do Campus Poços de Caldas, Joaquim Augusto Pomarico Cioffi, foi selecionado e estudou no College of the Rockies por quatro meses, onde fez matérias de física e de programação. “Eu acredito que essa experiência vai me ajudar muito no futuro, abrir novas oportunidades, engrandecer meu currículo. Meu objetivo com esse intercâmbio, além dos estudos, era ter contato com estrangeiros, conhecer novas culturas. Também aproveitei para aperfeiçoar meu inglês e aprendi espanhol. O intercâmbio irá me ajudar tanto pessoalmente, quanto academicamente”, declarou Joaquim.

20180929 1207210Já em 2018, o aluno Guilherme Vinícius Costa Rosa, do curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre, foi o contemplado com a bolsa do governo canadense para realizar o intercâmbio. O estudante do IFSULDEMINAS voltou ao Brasil em dezembro do ano passado e contou sobre sua experiência no exterior. "Esse período foi muito produtivo para mim, não apenas por conhecer a cultura canadense, mas também pela oportunidade de estudar com pessoas de diferentes nacionalidades. Sem dúvida alguma, esse intercâmbio aumentará minha visibilidade no mercado de trabalho", afirmou Guilherme.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Data: 23/02/2021