Página inicial > PROEX > IF Mais Empreendedor - Rede Federal

IF Mais Empreendedor - Rede Federal

IFSULDEMINAS apresenta IF Mais Empreendedor para a Rede Federal

Programa realizado pelo IFSULDEMINAS em 2020 recebe apoio da Setec/MEC e será desenvolvido nacionalmente

tela editalNa tarde desta última quarta-feira (10), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), apresentaram às demais 40 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) a proposta de nacionalização de um programa concebido e realizado pelo IFSULDEMINAS: o IF Mais Empreendedor. Na semana anterior, o programa já havia sido exibido ao pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede EPCT (Conif).

Versão piloto

No segundo semestre de 2020, as Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS lançaram o programa, que teve a parceria do Sebrae Minas e o objetivo de levar estudantes do instituto, supervisionados por docentes, para atuarem junto à comunidade regional, oferecendo consultoria gratuita e especializada a empreendedores sul mineiros que tiveram seus negócios afetados pela crise sanitária e econômica gerada pela pandemia da COVID-19. Confira na reportagem o balanço da versão piloto do programa realizada em 2020.

Edição nacional

Os resultados alcançados regionalmente e o potencial do IF Mais Empreendedor em atuar junto ao setor privado e em servir como ambiente de prática profissional para aprimorar os conhecimentos teóricos dos discentes chamaram a atenção da Setec/MEC ainda em 2020. Com isso, o órgão federal passou a apoiar o Programa e destinou R$ 7 milhões em recursos, empenhados em 31 de dezembro de 2020 ao IFSULDEMINAS, para que o IF Mais Empreendedor fosse ampliado para todas as instituições da Rede EPCT, presente em 26 estados e no Distrito Federal. “Este é um programa de extensionismo tecnológico com foco na capacitação de micro e pequenas empresas. Com ele, as instituições da Rede podem assumir a liderança como agente de capacitação do setor privado, considerando o potencial de atendimento que nossa Rede tem, pela sua abrangência e sua capacidade e qualificação técnica de seu corpo de servidores. Temos que estar cada vez mais próximos do setor privado, entender e traduzir em ofertas de Ensino, Pesquisa e Extensão as suas demandas a fim de gerar soluções para estas demandas”, pontuou o representante da Setec, Fabio de Medeiros, durante a abertura da reunião on-line realizada ontem.

Chamada Pública

Na sequência do encontro on-line, os pró-reitores de Extensão e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS explicaram aos participantes a proposta do programa e a metodologia de trabalho a ser adotada. A chamada pública para que as instituições da Rede Federal EPCT façam adesão ao IF Mais Empreendedor será lançada em breve. As instituições deverão mencionar interesse e selecionar suas próprias equipes e coordenador institucional, além de empreendimentos para receberem intervenção.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 11/02/2021