Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Seleção - Cursos FIC/Turismo
Início do conteúdo da página

Seleção - Cursos FIC/Turismo

Divulgado pelo IFSULDEMINAS resultado das vagas remanescentes dos cursos FIC/EaD do programa Novos Caminhos 

 

Edital 174/2020resultado das vagas remanescentes

Foi divulgado nesta segunda-feira, 04/01, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) resultado final das vagas remanescentes da seleção de alunos dos cursos FIC/EaD do programa Novos Caminhos

Matrícula

A matrícula dos alunos será realizada automaticamente, desde que o mesmo tenha inserido seus dados corretamente na inscrição. Assim, posteriormente, o aluno será informado como realizará o envio de documentos necessários para compor a matrícula. Desta forma, as aulas começam a partir do dia 05/01, e os alunos selecionados deverão acessar o curso através deste link e inserir a senha: ifsuldeminas1

Atualizado em: 04/01/2021

__________________________________________________

Divulgado resultado da seleção de alunos dos cursos FIC/EaD do programa Novos Caminhos  

Para os cursos de Copeiro(a), Garçom/Garçonete e Mensageiro em Meio de Hospedagem as inscrições continuam até o dia 03 de Janeiro

 

Edital 174/2020: vagas remanescentes

                                Faça aqui sua inscrição para vagas remanescente

Edital 170/2020: Lista dos candidatos contemplados

Foi divulgado nesta terça-feira, 15/12, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) resultado da seleção de alunos dos cursos FIC/EaD do programa Novos Caminhos. Desta forma, todos os alunos selecionados poderão realizar o curso. Já os alunos em situação de excedente são os pertencentes na lista de espera. Vale lembrar que a matrícula será realizada automaticamente, desde que o mesmo tenha inserido seus dados corretamente na inscrição.

Para o curso de "Espanhol Básico" houve ampliação do número de selecionados, em virtude da liberação de mais vagas.

Início das aulas

As aulas começam a partir do dia 17/12, e os alunos selecionados deverão acessar o curso através deste link e inserir a senha: ifsuldeminas1

 

Vagas Remanescentes

As vagas remanescentes são para os cursos conforme quadro de vagas abaixo :

Nome do Curso
Perfil do Prifissional
Carga horária do horária do curso 
Vagas 
Escolaridade e idade mínima exigida Vagas Escolaridade e idade mínima exigida 
Copeiro (a) Realiza o mise-en-place* e o preparo de café, bebidas não alcoólicas e lanches rápidos. Presta atendimento e serve aos clientes. Segue os princípios das boas práIcas de manipulação de alimentos e zela pelas condições de segurança no local de trabalho. 160 1.000 Ensino Fundamental I completo (1º a 5º)
Garçom/Garçonete Executa a mise-en-place* de sala e bar. Reconhece os sistemas e aplica as técnicas de serviço de sala e bar. Organiza e oImiza o espaço de sala e bar. Recepciona e acomoda o cliente. Registra e auxilia nas escolhas dos pedidos. Segue os princípios das boas práIcas de manipulação de alimentos e zela pelas condições de segurança no local de trabalho 200 1.000 Ensino Fundamental II completo (6º a 9º)
Mensageiro em Meio de Hospedagem Aborda, recebe e acompanha o hóspede e suas bagagens na entrada e saída dos meios de hospedagem. Encaminha e acomoda o hóspede nas unidades habitacionais, oferecendo orientações gerais sobre o manuseio e funcionamento dos equipamentos disponíveis. Distribui mensagens internas e externas. Executa serviços complementares de ajuda operacional. 160 1.000 Ensino Fundamental I compelto(1º a 5º)
O termo francês significa “colocado no lugar” ou “posto em ordem” e, nada mais é do que deixar todos os ingredientes que serão usados na receita picados, moídos, pesados e devidamente organizados para o uso.

 

Inscrições

As inscrições para as vaga remanescentes são gratuitas e vão até o dia 03/01/2021 e deverão ser efetuadas por meio deste formulário eletrônico. Os requisitos para inscrição estão no item 05 do edital. Não será permitido realizar dois cursos ao mesmo tempo e o candidato que já é matriculado em cursos do "Programa Novos Caminhos", em qualquer instituição do país, não poderá participar desta oferta.

Seleção

A forma de seleção será por "Sorteio Eletrônico". Terá prioridade no sorteio, para metade das vagas, os candidatos residentes nos municípios que apresentaram maior demanda por profissionais, constantes no anexo II deste edital. O restante das vagas será distribuído para os demais candidatos.

Cronograma 

Evento Data
Período de inscrição 14/12 a 03/01/2021
Lista dos candidatos contemplados 05/01/2021
Período do curso Janeiro à Abril de 2021

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3449-6186.

 

Atualizado em: 15/12/2020

__________________________________________________

O IFSULDEMINAS,   Ministério do Turismo e SETEC ofertam  6 novos cursos FIC, on-line e gratuitos

São 5 mil vagas voltadas à área de Turismo com inscrições até  o dia 13 de dezembro

 

- Edital 170/2020

- Formuláro eletrônico 

Foram divulgadas nesta quarta-feira, 02/12, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com o Ministério do Turismo e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), ​por meio do "Programa Novos Caminhos", cinco mil vagas destinadas a seis novos cursos FIC (Formação Inicial Continuada) gratuitos, on-line, com carga de 160 a 200 horas, com início em 17 de dezembro. Dessas, 2.500 vagas foram financiadas pelo Ministério do Turismo, e o restante com recursos próprios da Instituição.

Assim, os cursos são voltados para a área do turismo como: Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem; Mensageiro em Meio de Hospedagem; Copeiro(a); Garçom/Garçonete; além também, de dois cursos, nível básico e intermediário, de espanhol.

Quadro de Vagas

 

Nome do Curso

Carga horária do horária do curso

Vagas Escolaridade e idade mínima exigida Vagas Escolaridade e idade mínima exigida
Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem 160 1.000 Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo / 16 anos
Mensageiro em Meio de Hospedagem 160 1.000 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos
Copeiro (a) 160 1.000 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos
Garçom/Garçonete 200 1.000 Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo / 16 anos
Espanhol Básico 160 600 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos
Espanhol Intermediário 160 400 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos / Necessário certificado de Espanhol Básico
Clique aqui e veja qual é atribuição de cada profissional"

 

Inscrição

As isncrições são feitas exclusivamente por meio deste Formuláro eletrônico até o dia 13 de dezembro. Vale lembrar que não será permitido realizar dois cursos ao mesmo tempo e o candidato que já é matriculado em cursos do "Programa Novos Caminhos", em qualquer instituição do país, não poderá participar desta oferta. Os requisitos mínimos para se inscrever estão no anexo 05 do edital.

Seleção

A forma de seleção será por "Sorteio Eletrônico". Terão prioridade no sorteio os candidatos residentes nos municípios demonstrados no anexo II deste edital,  que apresentaram maior demanda por profissionais. A lista dos candidatos contemplados será divulgada por este endereço no dia 15 de dezembro, bem como a lista de candidatos em cadastro reserva. Assim, os estudantes contemplados deverão enviar a seguinte documentação, por meio digital, em período a ser determinado após a matrícula:

- cópia digitalizada e legível do Documento de Identidade;

- Comprovante de Escolaridade (declaração ou histórico);

- Termo de Compromisso assinado.

Cronograma 

Evento Data
Período de inscrição 02/12 a 13/12/2020
Lista dos candidatos contemplados 15/12/2020
Início dos cursos 17/12/2020

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3449-6186.

 
Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 01/12/2020

 

 

Fim do conteúdo da página