Página inicial > PROEX > Iniciação à docência do IFSULDEMINAs – Pro-BID

Iniciação à docência do IFSULDEMINAs – Pro-BID

Divulgado pelo IFSULDEMINAS resultado final do edital 77/2019 destinado ao Programa de Iniciação à docência do IFSULDEMINAs - Pro-BID

Foi divulgado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), nesta segunda-feira, 14/10, resultado final da chamada para seleção de propostas de subprojetos a serem apoiados no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência do IFSULDEMINAS (Pro-BID). Dúvidas poderão ser encaminhadas à Pró-retoria de Extensão (PROEX) no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
15/10/2019

__________________________________________________

Pró-reitoria de Extensão lança Programa de Bolsas de Iniciação à Docência do IFSULDEMINAS - ProBID

- Edital 77/2019

- Inscrição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), pela Pró-reitoria de Extensão, divulga chamada para seleção de propostas de subprojetos a serem apoiados no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência do IFSULDEMINAS (Pro-BID).

O objeto é a seleção de propostas de iniciação à docência que visem o aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes das licenciaturas do IFSULDEMINAS, para atuação em escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos, serão concedidas quinze bolsas a alunos dos cursos de licenciatura e três bolsas aos docentes das escolas públicas envolvidas na sua orientação.

Requisitos para orientação dos Subprojetos

Ser docente efetivo do IFSULDEMINAS vinculado a uma das licenciaturas; possuir, no mínimo, um ano de experiência na docência do ensino superior; estar cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq e que não tenha nenhuma pendência com atividades de pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS como, também, não estar afastado legalmente de suas atividades como servidor da Instituição.

Desta forma, o selecionado deverá acompanhar, orientar e avaliar os bolsistas nas atividades do projeto, apoiando-os no cumprimento do Plano de Trabalho. Outros requisitos e atribuições estão descriminados nos itens dois e três do edital.

As bolsas serão concedidas nas seguintes modalidades:

Iniciação à Docência – para os estudantes de licenciaturas do IFSULDEMINAS

R$ 400,00 (quatrocentos) reais mensais

Supervisão – para o professor da rede pública de educação básica que supervisione os licenciandos

R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais para uma carga horária de 20 (vinte) horas semanais de dedicação ao projeto

Professor do IFSULDEMINAS

Não serão concedidas bolsas

Características obrigatórias do Projeto

O projeto deverá ser conduzido por uma equipe composta por um professor da licenciatura do IFSULDEMINAS, que atue como coordenador de área; cinco estudantes de licenciatura; e um professor da educação básica que supervisione os estudantes na escola pública aonde o projeto for se desenvolver.

Desta forma, cada subprojeto estará vinculado a uma das licenciaturas elencadas no edital, de acordo com aquelas da modalidade presencial que estejam em funcionamento no ano de 2019 no IFSULDEMINAS e que não são contempladas com subprojetos do PIBID/CAPES, conforme relação abaixo:

a) História – Inconfidentes;
b) Pedagogia (presencial) – Inconfidentes;
c) Licenciatura em Educação do Campo (LECA) – Inconfidentes.

O prazo de execução dos projetos aprovados será de cinco mese,  que poderão ser executados entre o período de novembro de 2019 a junho de 2020.

Inscrição

As inscrições são feitas através do link do Sistema Gestão de Projetos de Pesquisa e de Extensão (GPPEx) e anexar os seguinte documentos: projeto completo (Anexo I); plano de trabalho dos bolsistas (Anexo II - sem indicação de nomes, pois a seleção deverá ser feita posteriormente); termo de Anuência da Direção Geral do campus (Anexo III); origem da proposta (Anexo III); termo de Aceite assinado pelo Coordenador da proposta (Anexo IV); e Declaração do NIPE de que o coordenador da proposta está quite com o IFSULDEMINAS em projetos anteriores (Anexo V).

Seleção dos Projetos

Todas as propostas submetidas passarão por análise, levando em consideração a relevância e a exequibilidade da proposta como, também, a adequação às especificações e às condições estabelecidas no edital; e a concepção da proposta e a adequação aos objetivos, características e exigências para o desenvolvimento dos projetos.

O resultado parcial será anunciado no site institucional do IFSULDEMINAS conforme data informada no cronograma.

Os recursos contra o resultado parcial deverão ser encaminhados à PROEX no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com prazo de um dia a contar após a data de divulgação do resultado no site.

Datas Data Lançamento do edital

07/10/2019

Recebimento de proposta por meio do GPPEx

07/10/2019 a 13/10/2019