Página inicial > PROEX > Reditec - 2019

Reditec - 2019

Gestores do IFSULDEMINAS participam da 43ª edição da Reditec

experiencias exitosas2Integrantes da gestão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram da 43ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2019). A edição, que ocorreu de 9 a 13 de setembro, foi organizada pelo Instituto Federal de Santa Catarina e pelo Instituto Federal Catarinense, em Florianópolis. O tema deste ano foi: “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”.

Mostra de Experiências Exitosas

Após uma seleção, 25 experiências exitosas de toda a Rede Federal foram selecionadas para serem compartilhadas em uma mostra. Sete projetos do IFSULDEMINAS foram apresentados, sendo: Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional; Expedição IFSULDEMINAS; Feira de Estágios e Empregos; Intercâmbio de Estágios; Aprendendo com as Diferenças; Adote um Pet do IF; e Projeto Jovem Aprendiz. Confira matéria sobre os projetos neste link.

Institutos politécnicos portugueses e Conif se reúnem na Reditec

Durante a Reditec, representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP) estiveram reunidos. No encontro foi feito um relato de programas e demais iniciativas estabelecidos entre a Rede Federal e o sistema educacional português. Também foi discutida a manutenção e ampliação das ações de parceria entre o Conif e a CCISP, em diversas frentes, como os projetos de pesquisa e de extensão, gestão, boas práticas etc.

Para o reitor do IFSULDEMINAS e vice-presidente de relações institucionais do Conif, professor Marcelo Bregagnoli, “a Reditec sempre contribui pela troca de experiências entre os gestores, palestras, reuniões... Porém, esse ano teve um sabor especial, com a aprovação, na mostra, das sete experiências exitosas de nossa instituição. Também foi muito interessante estreitar, ainda mais, os laços com a comunidade portuguesa, o que pode trazer diversos benefícios futuros para ambos os países”.

Conheça a ReditecWhatsApp Image 2019 09 16 at 11.08.37 1

A reunião anual é realizada desde 1977. Na época, apenas os diretores-gerais das então escolas técnicas e agrotécnicas federais participavam. Com o processo de reordenamento e expansão da Rede Federal, o evento passou a congregar também os gestores das unidades da rede. Com a criação dos institutos federais, em 2008, o encontro incluiu a participação dos diretores-gerais dos campi, pró-reitores e reitores.

Atualmente, o evento reúne os dirigentes de todos os institutos federais, dos centros federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II e busca avaliar práticas e resultados, à luz das características e finalidades da Rede, partindo da realidade e dos desafios de instituições pluricurriculares e multicampi, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e suas práticas pedagógicas.

Texto: Ascom Reitoria (com informações da Ascom/Conif)

16/09/2019