Página inicial > PROEX > Reditec - 2019

Reditec - 2019

IFSULDEMINAS apresentará sete projetos na 43ª edição do REDITEC

Captura de tela inteira 06092019 123511Acontecerá entre os dias 09 e 13 de setembro a 43ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2019) com o tema: Mãos que fazem, mentes que transformam:110 anos de Rede Federal de Educação Profissional. O evento reúne os dirigentes de todos os Institutos Federais, dos centros Federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II e busca avaliar práticas e resultados de projetos que já estejam sendo colocados em prática nas unidades.

No total, sete projetos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estão entre os selecionados para serem exibidos na Reditec; são eles: Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional; Expedição IFSULDEMINAS; Feira de Estágios e Empregos; Intercâmbio de Estágios; Aprendendo com as Diferenças; Adote um Pet do IF; e Projeto Jovem Aprendiz.

Mostra de Experiências Exitosas

O objetivo da Mostra é socializar as produções da Rede Federal, com foco em soluções que integrem os diferentes temas e ações do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, com sua gestão, fomentando, assim, a apropriação de pesquisas, sistemas, ferramentas, metodologias e demais produções que contribuam para o desenvolvimento institucional e da própria Rede.

Dentre os projetos selecionados, o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, ficará responsável por apresentar os programas Expedição IFSULDEMINAS e Mobilidade Acadêmica Internacional; já o pró-reitor de Extensão do Instituto, Cleber Ávila Barbosas, ficará com os projetos Feira de Estágios e Empregos; Intercâmbio de Estágios e o Aprendendo com as Diferenças. O Campus Pouso Alegre terá como representante a diretora e professora Mariana Felicetti Rezende, porta-voz do projeto Adote um Pet do IF e, por fim, o Projeto Jovem Aprendiz ganhará voz na apresentação oral do diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Rodrigues Reinato.

Segundo o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, a importância de se ter projetos aprovados numa Mostra como esta é o reconhecimento e a valorização por parte do público externo. “Nós empregamos muita paixão nos projetos que desenvolvemos e acreditamos muito neles, portanto, quando uma instituição externa reconhece todo esse potencial e sua contribuição para o desenvolvimento institucional e regional, é recompensador”, pontuou o pró-reitor.

Projetos

Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional: ultrapassando fronteiras do conhecimento

O programa ultrapassa o entendimento de mobilidade resumido apenas à oferta de disciplinas. Os editais de seleção, publicados 3 (três) vezes ao ano, vinculam o estudante participante ao desenvolvimento de atividades de Pesquisa, de Extensão, a práticas laboratoriais e a estágio no período de intercâmbio (um semestre acadêmico).

Expedição IFSULDEMINAS

É um programa de extensão realizado pelo IFSULDEMINAS, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, que articula com todos os oito campi da instituição a execução de ações que visam ao bem-estar social. As equipes ficam sete dias das férias realizando atividades voluntárias que atendam as demandadas relatadas por cada um dos municípios parceiros.

Feira de Estágios e Empregos

A Feira acontece desde 2013 e reúne as empresas parceiras da instituição. Ela acontece anualmente em um dos 8 campi do IFSULDEMINAS e tem em média 50 empresas expositoras e 2 mil visitantes durante os dois dias de evento. Nela, os alunos e a população em geral têm contato com empresas de diversos ramos de atuação no mercado.

Intercâmbio de Estágios

Ação que visa a promover a troca de experiências entre instituições da Rede. Durante uma semana das férias de julho, os alunos saem de suas instituições e vão para outras instituições parceiras, onde executam estágios com ações práticas das suas áreas de formação. O intercâmbio é desenvolvido entre o IFSULDEMINAS, Instituto Federal Goiano e o Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Aprendendo com as Diferenças

O programa, em conjunto com as APAEs do Sul de Minas Gerais, desenvolve ações inclusivas com pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Os assistidos desenvolvem atividades práticas dentro dos campi da instituição a fim de melhorarem sua autonomia e independência.

Adote um Pet do IF: uma proposta de intervenção frente ao problema de animais errantes no Campus Pouso Alegre

É comum a presença de animais errantes nas instituições de ensino, o que ocorre também no Campus Pouso Alegre, do IFSULDEMINAS. Com o objetivo principal de promover o bem-estar e saúde dos servidores e alunos do campus e dos animais, que aparecem lá, foi criado o projeto “Adote um Pet do IF".

”.

Projeto Jovem Aprendiz: juventude em foco

O projeto tem como público-alvo adolescentes e jovens com faixa etária entre 14 e 24 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade familiar e social e que estejam matriculados no Ensino Médio, com frequência escolar mínima de 75%. Objetiva-se possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competências profissionais no público-alvo, promovendo a sua inserção no mundo de trabalho, atuando como importante fator de inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

Data: 06/09/2018