Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Dupla diplomação IPG - 2019
Início do conteúdo da página

Dupla diplomação IPG - 2019

Estudantes selecionados do curso de Engenharia Civil se reúnem na reitoria do IFSULDEMINAS

IMG 3584Aconteceu na tarde do dia 24/10, quinta-feira, uma reunião com os cinco alunos do décimo período do curso de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre,  selecionados para realizar o curso de Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado em Construções Civis do Instituto Politécnico de Guarda (IPG), em Portugal.

Estiveram no encontro a Diretora de Integração da instituição com a comunidade, Roselei Eleotério; o Assessor Internacional, Rafael Gomes Tenório; a estagiária da Assessoria Internacional, Carolina Prado Dias; e os cinco estudantes: Lucas Rodrigues Fagundes, Micheli do Nascimento, David da Silva Fonseca, Juliano Carvalho Meloto e  Rúbia Rocha de Paula Pereira.

O encontro na Reitoria

Durante a reunião foram discutidos assuntos como a documentação necessária para mobilidade internacional, normas da faculdade e do país anfitrião, além de dicas e trocas de conhecimentos relatados pelo Assessor Internacional da Instituição. No total, serão 18 meses que os discentes ficarão em Guarda, considerada a  cidade mais alta de Portugal.

IMG 3533De acordo com o edital, publicado em setembro deste ano, a oferta de vagas para o programa era de quatro vagas. Segundo Rafael Tenório, “a inclusão de mais um acadêmico levou pela oportunidade de oferecer a ele a oportunidade de participar de um programa de mobilidade, que trará muitos benefícios à formação profissional dele e o seu diferencial enquanto profissional”.

Para a Diretora da Pró-Reitoria de Extensão, Roselei Eleotério, a representatividade do IFSULDEMINAS,  por meio dos alunos da instituição, em universidades espalhadas pelo mundo, trás enorme prestígio. “Nos, da extensão, temos esta premissa de enviar discentes para o exterior para aprenderem novas tecnologias e, com isso, ao retornarem, trazer suas vivências a fim de trocar o conhecimento adquirido com os colegas e professores. Isso, com certeza,  levarão para o resto da vida”. 

Ajuda de Custo

Esta é a segunda edição do Programa de Dupla Diplomação que a Instituição oferece. Em 2018, o Instituto Federal enviou para a Europa quatro alunos do curso de Engenharia. Confira reportagem. Já para este ano, para custear as despesas com passagens aéreas internacionais e seguro saúde, cada um dos três primeiros classificados receberá quatro mil reais, como auxílio. Os demais aprovados deverão arcar com todos custos.

Relatos

IMG 3593Tenório explica que ao participar de programas institucionais de mobilidade estudantil,  o aluno torna-se um profissional diferenciado frente ao mercado de trabalho. “Além da formação em Bacharel em Engenharia Civil no IFSULDEMINAS,  poderá adquirir o grau de Bacharelado em Portugal e, também, o Mestrado em Construção Civil. Dentro da comunidade da União Europeia,  poderá atuar como qualquer profissional luso, pois o estudante terá a habilitação correspondente”, relata.

Para Rúbia Pereira, 25, as expectativas são as melhores. “É uma oportunidade única. Poder formar e ainda vislumbrar a possibilidade de trabalho na área de engenharia e conseguir um mestrado fora do Brasil é um sonho que o Instituto nos proporciona. Qualquer universitário sonha com isso”.

“Eu gosto muito da área acadêmica e o que me interessou foi o mestrado em Portugal. Ainda mais sabendo que há a possibilidade de validar aqui no Brasil. Além de conhecer uma cultura nova é uma oportunidade única que a Instituição está proporcionando para nós estudantes”, disse  Juliano Meloto.

Micheli do Nascimento ficou em segundo lugar na classificação geral do programa e conta que o curso de Engenharia Civil é a sua segunda graduação.  Ter a oportunidade da dupla diplomação "é um divisor de águas para a  carreira profissional como engenheira. Tudo o que vem agregar conhecimento é algo que ninguém consegue tirar de você. Estudar em outro país e poder trazer este conhecimento será maravilhoso. Essa é a minha intenção: ir, vivenciar e trazer tudo o que aprendi para as pessoas que aqui estão”.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
29/10/2019

 __________________________________________________

Aberta seleção para Dupla Diplomação destinada a estudantes do curso de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS

- Edital 141/2019

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação para estudantes que estejam no décimo período do curso de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre para realizar curso de Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado em Construções Civis do Instituto Politécnico de Guarda (IPG), em Portugal.

O edital visa a auxiliar os participantes do Programa de Dupla Diplomação, que comprovem fragilidade socioeconômica, com repasse financeiro para custear suas despesas de passagem aérea e seguro saúde internacional, em forma de auxílio, para início de atividades em 2019. O aluno do IFSULDEMINAS participante do programa, que concluir todas as etapas previstas no acordo e concluir o curso de Engenharia Civil, receberá o diploma de Engenheiro Civil, expedido pelo IFSULDEMINAS, e os diplomas de Licenciado em Engenharia Civil e Mestre em Engenharia da Construção, expedidos pelo IPG.

Requisitos para participar do programa

A dupla diplomação estará disponível para um número de até quatro estudantes e implicará mobilidade internacional do candidato, tendo como requisito a matrícula no décimo período do curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre. O participante não poderá ter pendências de disciplinas, bem como outras obrigações previstas no Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Engenharia Civil. A duração inicial do período de mobilidade internacional será de 18 meses, incluído neste período o tempo necessário para entrega da Dissertação/Projeto/Estágio do IPG e apresentações/defesas públicas.

Outras exigências:

1º – Ter cumprindo as disciplinas dispostas no Quadro 1 do item 2.5.2 do edital, exceto as disciplinas em curso; item eliminatório
2º – Ter nacionalidade brasileira;
3º – Ter ou ser maior de 18 anos de idade no ato da inscrição;
4º – Possuir documento oficial de identidade válido e CPF;
5º – Ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0; item eliminatório
6º – Só poderá se candidatar ao Edital o estudante que não possuir pendências relacionadas à entrega do Relatório Final e prestações de contas do EVACT, EVACEE e Editais do NIPE; ítem eliminatório
7º – No decorrer do programa, o aluno DEVERÁ enviar, via e-mail, o relatório bimestral das atividades desenvolvidas no programa.

Inscrição

A inscrição poderá ser feita uma única vez pelo candidato até o dia 30 de setembro e a Assessoria Internacional não se responsabilizará por inscrições recebidas fora do prazo conforme cronograma.

Documentação

Todos os documentos necessários para inscrição estão dispostos no item 6.2 do edital e deverão ser entregues, via material impresso, pessoalmente ou por terceiros, via procuração feita em cartório, à reitoria do IFSULDEMINAS, no setor da Assessoria Internacional, exclusivamente das 8h às 17h. A reitoria localiza-se no seguinte endereço: Av. Vicente Simões, n° 1.111, bairro Nova Pouso Alegre, Pouso Alegre – MG, CEP: 37.553-465.

Cronograma

Período de inscrições

de 16 a 30 de setembro de 2019

Divulgação do Resultado Preliminar

a partir de 4 de outubro de 2019

Prazo para recursos

até 24 horas após a divulgação do Resultado Preliminar

Resultado dos recursos

a partir do dia 7 de outubro de 2019

Divulgação do Resultado Final

a partir de 9 de outubro de 2019

Toda a divulgação do edital e dos resultados será realizada através do sítio do IFSULDEMINAS (www.portal.ifsuldeminas.edu.br). É de total responsabilidade do candidato acompanhar todo o processo e divulgação de informações no referido site.

Todos os recursos devem ser enviados somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., respeitando-se as datas estipuladas acima e utilizando o formulário do anexo I do edita.

Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato com a Assessoria Internacional pelo endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (35) 3449-6164, dentro do horário de atendimento que compreende das 8 h às 16 h.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
12/09/2019

Fim do conteúdo da página