Página inicial > PROEX > Dupla diplomação IPG

Dupla diplomação IPG

Programa de Dupla Diplomação entre IFSULDEMINAS e IPG recebe primeiros estudantes brasileiros

ipg estudantesDesde março de 2019, quatro estudantes do curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizam Programa de Dupla Diplomação em Portugal. Gabriel Alves Pereira, Guilherme Vilhena Vilasboas, Luís Gustavo Domingues e Petrus Fernandes foram selecionados no edital de Mobilidade Estudantil e são os primeiros alunos da instituição a participarem do programa, fruto do convênio entre o IFSULDEMINAS e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), localizado na região nordeste de Portugal.

Experiências

O IPG é uma das principais referências e um dos mais relevantes Institutos Politécnicos do país europeu e, de acordo com o intercambista Gabriel Alves Pereira (em destaque na foto abaixo), de 27 anos, um dos diferenciais do Instituto é sua metodologia de ensino. “Aqui, o método de ensino é bastante prático, sem deixar de lado a importância da teoria. Por exemplo, o IPG presta serviços externos para empresas; isto gera uma relação muito próxima com elas, facilitando a realização de visitas técnicas. Neste pequeno período em que estou aqui, realizei três visitas em obras, uma ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil, uma à Feira de Construções (Tektónica) e houve dois eventos no IPG voltados para Engenharia Civil, nos quais tive a oportunidade de conhecer antigos alunos”, contou.WhatsApp Image 2019 06 16 at 13.54.08

Já o estudante Petrus Fernandes, de 22 anos, comentou sobre como é ser estudante do IPG e por que resolveu participar do programa. “A estrutura do campus é muito boa, contando com quadras de tênis, futsal, piscina, academia, entre outras instalações, além de uma grande área gramada; posso dizer que é tudo muito bonito. Também fui muito bem recebido pelos professores, ao chegar na Guarda, e bem direcionado. Resolvi realizar o programa de Dupla Diplomação e mestrado para conseguir uma titulação em um período mais rápido (1 ano e meio), possibilitando, assim, entrar para a área acadêmica. Além disso, tem-se um aprendizado como pessoa, com o contato com novas culturas. Considero o programa uma boa oportunidade também para quem gostaria de ficar na Europa, para trabalhar”, pontuou.

Convênio

Formalizado em maio de 2018, o acordo entre as instituições de ensino abre, por ano, oito vagas para alunos (a partir do quinto ano) do curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre no programa de Dupla Diplomação.

Em Portugal, o estudante cursa, durante os primeiros seis meses de intercâmbio, disciplinas que lhe renderão o certificado de Licenciado em Engenharia Civil pelo IPG e, com mais um ano de estudos e de estágio profissionalizante, o discente recebe o título de Mestre em Construções Civis pelo instituto português. Por fim, ao voltar ao Brasil, obtém o diploma de Bacharel em Engenharia Civil pelo IFSULDEMINAS. Com os títulos, o formado pode atuar tanto no Brasil como na Europa. "É uma oportunidade do nosso aluno conquistar um diploma reconhecido pela comunidade europeia, ou seja, ele poderá ter acesso a um mercado muito mais amplo", comentou o reitor Marcelo Bregagnoli, um dos responsáveis pela viabilização da parceria entre os dois institutos.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 18/06/2019