Página inicial > PROEX > Encerramento Expedição 2019

Encerramento Expedição 2019

Equipes do Expedição IFSULDEMINAS encerram edição 2019 do programa com apresentação de atividades realizadas

Ações de Extensão atenderam cerca de 10 mil pessoas em 8 cidades mineiras

Clique aqui e conheça os projetos realizados por cada equipe!!

IMG 1838Na última quarta-feira, dia 14 de agosto, participantes da quarta edição do Programa Expedição IFSULDEMINAS se reuniram com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão, no auditório do Campus Machado, para fazerem um balanço das ações executadas durante o programa. Estiveram presentes também demais servidores do IFSULDEMINAS; o pró-reitor de Extensão do Instituto, o professor Cleber Ávila Barbosa; a coordenadora-geral de Extensão do Campus Machado, Michelle da Silva Marques; e , como representante das prefeituras dos municípios atendidos, o diretor municipal de Meio Ambiente de São João da Mata, Thiago de Jesus Leal.

Realizado durante as férias escolares, entre os dias 14 e 20 de julho, em oito cidades mineiras (Cássia, Esmeraldas, Espírito Santo do Dourado, Poço Fundo, São Bento Abade, São João da Mata, Senador Amaral e Toledo), o Expedição IFSULDEMINAS contou com 120 pessoas, distribuídas em onze equipes participantes, que desenvolveram ações de acordo com as demandas de cada localidade, nas áreas de Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação e Saúde; Comunicação, Tecnologia e Produção; e Meio Ambiente e Trabalho; sendo que as demandas nos campos da Saúde e do Direito foram ampliadas com a chegada de novos parceiros ao programa.

Neste ano, pela primeira vez, o Expedição IFSULDEMINAS contou com entidades parceiras, além das prefeituras dos municípios atendidos. Cerca de 20 estudantes de Medicina e de Direito de duas instituições privadas de educação superior de Pouso Alegre, a Universidade do Vale do Sapucaí e a Faculdade de Direito do Sul de Minas, integraram o programa, realizando ações de extensão nas comunidades visitadas. Além disso, o 14º Grupamento de Artilharia de Campanha do Exército, em Pouso Alegre, contribuiu com apoio logístico.

IMG 1660O pró-reitor de Extensão, representando o reitor Marcelo Bregagnoli, saudou os participantes e falou sobre a consolidação do programa, que finalizou seu quarto ano de ações. “Este é um momento de socialização para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas equipes em cada cidade. Quero informar que este trabalho é valorizado pelos gestores municipais que, quando me encontram, qualificam as atividades estudantis como sendo profissionais, sérias e diferenciadas. Hoje, o programa Expedição está consolidado e é referência para outras instituições. Conseguimos este feito por conta da dedicação, esforço e comprometimento de todos os envolvidos. Neste ano, com a chegada de novos parceiros, o trabalho do Expedição foi potencializado. Houve uma sinergia muito interessante entre equipes, instituições e comunidade”, pontuou Cleber.

O representante de São João da Mata aproveitou o evento para dar uma devolutiva sobre as ações realizadas no município. “Este foi o primeiro ano que tivemos o programa Expedição em nossa cidade. Esta proximidade entre instituição de ensino superior e comunidade foi muito interessante e benéfico. Recebemos um feedback muito positivo da população que já quer saber quando o Expedição irá voltar”, contou Thiago Leal.

pocosAlém de apresentarem um resumo das atividades, os alunos também tiveram oportunidade de relatarem suas experiências pessoais no Programa. Foi o caso da discente Cristiane Meira Lopes do Santos, do quarto período de Ciências Biológicas, que foi para Espírito Santo do Dourado e revelou como participar do Expedição mexeu com sua vida."É muito além de um programa, é um trabalho social muito bem feito, de extrema responsabilidade. Foi muito além do que uma troca de conhecimentos, foi uma troca de carinho, de afeto, uma troca de cultura e um choque de realidade. Cada abraço, cada sorriso foi esplêndido, maravilhoso, me cativou a querer, cada vez mais, crescer e estudar essa parte de mim, que eu não sabia que existia, que é exercer a Licenciatura, pois antes estava voltada para a Pesquisa. Essa vivência me deu uma vontade de querer, sim, dar aula. Mudou totalmente a minha cabeça, a minha visão de mundo, a minha visão de sociedade”.

Assista abaixo ao vídeo sobre o 4º Programa Expedição IFSULDEMINAS!

Texto e fotos: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Data: 16/08/2019