Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Projetos Expedição 2019
Início do conteúdo da página

Projetos Expedição 2019

Confira os projetos do 4º Expedição IFSULDEMINAS

IMG 1664Durante uma semana, entre os dias 14 e 20 de julho, as equipes foram aos municípios mineiros de Cássia, Esmeraldas, Espírito Santo do Dourado, Poço Fundo, São Bento Abade, São João da Mata, Senador Amaral e Toledo para realizar ações voluntárias, buscando soluções que contribuam para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável local. Os participantes trocaram sete dias de férias escolares pela oportunidade de promoverem melhorias na saúde, no meio ambiente, no acesso à cultura e à educação e na geração de renda das comunidades envolvidas, por meio de socialização do conhecimento, capacitando e qualificando a população de diferentes faixas etárias, em diversas áreas. Confira os projetos das equipes do IFSULDEMINAS.

Expedição IFSULDEMINAS conectando saberes em Cássia

A equipe do Campus Machado, formada por 8 alunos e um servidor, desenvolveram 18 ações na cidade mineira de Cássia. Ao todo, 450 pessoas foram diretamente beneficiadas por cursos de informática; oficinas de orientação vocacional; confecção de brinquedos com materiais reciclados; de xadrez; de primeiros socorros em caso de acidentes com animais peçonhentos; além de palestras sobre conscientização ambiental; educação financeira e promoção da saúde do homem.

Culturas em (re)leitura e (re)construção: uma festa regada a morangos

Do Campus Poços de Caldas, uma equipe formada por 16 alunos dos cursos superiores e da pós-graduação do Campus levou capacitações e entretenimento para migrantes em situação de vulnerabilidade social, que trabalham na cultura do morango no município de Espírito Santo do Dourado.
Os integrantes do Expedição se fantasiaram de palhaços para levar, de maneira bem descontraída, discussões sobre temas relevantes, tais como educação para o trânsito, higiene, combate às drogas e cuidado com os agrotóxicos. Também foram ofertados três cursos de formação inicial e continuada (FIC), sendo eles: redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Liderança.

 

Horta agroecológica: uma proposta de educação ambiental, sustentabilidade e cidadania para o município de Senador Amaral

A cidade recebeu sete alunos do Campus Machado mais dois servidores do IFSULDEMINAS, que desenvolveram palestras sobre: alimentação saudável; coleta seletiva; uso inseguro dos agrotóxicos; bioindicadores de importância na produção agrícola e controle biológico. O grupo também organizou oficinas sobre reaproveitamento de material orgânico (minhocários) e confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Houve mutirão de coleta de materiais recicláveis e cursos de como planejar e plantar uma horta agroecológica.

São João da Mata: Arte & Positividade

Alunos do Campus Passos foram à cidade promover capacitações com educadores e servidores municipais e roda de conversa; promover ações de valorização da mulher e oficinas sobre ética, relações interpessoais e atendimento ao público; realizar gincanas ecológicas e educativas com as crianças; uma cãominhada; e sessão de cinema.

Projeto inclusão: conhecimento é para todos

Foram realizadas na cidade de Poço Fundo 17 ações, feitas pela equipe do Campus Passos. Cerca de 100 pessoas foram beneficiadas. O grupo esteve no CAPS e ensinou como fazer hortas verticais; ministrou a palestra humanização no atendimento; e promoveu oficina de sustentabilidade alimentar.
Na ONG Maria Pequena, houve palestra sobre importância da higiene pessoal e atividades recreativas com crianças.
Os estudantes também fizeram ações na Pastoral da cidade, onde realizaram palestras motivacionais e sobre saúde no esporte; além de cursos, como “Organização no Artesanato”.
O bairro Paiolinho foi visitado. Lá, crianças participaram de uma gincana montada pelo Expedição. Além disso, em outras entidades da cidade, houve ações de valorização da mulher, oficina de teatro para crianças e uma festa julina foi organizada.

Esmeraldas em ação

A cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) recebeu duas equipes do Programa: a do IFSULDEMINAS e outra composta por membros das instituições parceiras (Universidade do Vale do Sapucaí e Faculdade de Direito do Sul de Minas).

A equipe do Campus Machado do IF desenvolveu ações dentro do eixo “Educação”, atendendo professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e estagiários de Licenciaturas; alunos de 4 e 5 anos, do Fundamental I e II e do EJA; além de mulheres e adolescentes da comunidade rural. Ao todo foram beneficiadas cerca de 1.000 pessoas em oficinas sobre parasitoses e higiene pessoal; bullying; formação de Grêmio Estudantil; psicomotricidade; reciclagem e inclusão; educação ambiental com animais taxidermizados; Transtornos Globais de Desenvolvimento e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade); entre outros temas.

Inovação: uma jornada pelos pilares da Educação e Meio Ambiente

Duas equipes do programa: a do Campus Machado do IFSULDEMINAS e a formada por estudantes das instituições parceiras foram à cidade de Toledo. Ambas organizaram um total de 33 atividades, atingindo mais de 1.400 pessoas direta e indiretamente. Os discentes atuaram em duas escolas municipais, uma creche e na praça do município, desenvolvendo oficinas, como: O papel do agente comunitário de saúde; capacitação informal para cuidadores de idosos; formas lúdicas para o ensino de matemática; primeiros socorros; sala de aula invertida; Tic e aplicativos Google; implantação de horta; segurança alimentar etc. Feiras de saúde também foram realizadas com serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Além disso, os estudantes promoveram atividades culturais e apresentaram as atividades desenvolvidas aos vereadores na Câmara Municipal.

Expedição São Bento Abade: o sete orelhas

Estudantes do Campus Passos foram os responsáveis por executar o projeto no município mineiro. Foram oferecidas palestras (segurança na internet; prevenção ao uso de drogas e às doenças sexualmente transmissíveis), minicursos (customização de roupas; informática básica), reuniões com a comunidade (roda de conversa sobre a violência contra a mulher), visitas-técnicas, treinamentos, dinâmicas motivacionais, jogos (competição de xadrez) e vídeos (cinema na praça).

 

Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria

Data: 16/08/2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página