Página inicial > PROEX > Café empresarial

Café empresarial

IFSULDEMINAS reúne mais de 60 empresas no  "1º Café Empresarial"

IMG 0056Na tarde desta última segunda-feira, 25 de março, foi realizado o primeiro Café Empresarial do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Mais de 60 empresas compareceram, no auditório da Reitoria, em Pouso Alegre, com objetivo de fazer negócios, adquirir conhecimentos e levar benefícios para empresas e colaboradores. A iniciativa foi uma parceria do Instituto e do Sindicato do Comércio do Vale Sapucaí (Sindvale).

Em um primeiro momento, todas as unidades do Instituto foram apresentadas aos empresários por meio do vídeo institucional. Em seguida, o reitor Marcelo Bregagnoli deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. “Este encontro é uma iniciativa que há tempos estava planejada. É um momento muito importante para que possamos estreitar as parcerias nas áreas de empreendedorismo, inovação, pesquisa e extensão. Espero que seja o início de várias parcerias que faremos coletivamente”, enfatizou Bregagnoli.

O vice-presidente do Sindvale, Rodrigo Moura (representando o presidente, Alexandre Magno), também recebeu os participantes e comentou que “a ideia é proporcionar uma interação maior entre as empresas para buscar mais negócios para o município. Essa proximidade do Sindvale e do Instituto com os empresários é de extrema importância e somará muito para nossa região”, declarou Moura.

Inovação

A diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cristina Lúcia Janini Lopes, apresentou a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e o ecossistema empreendedor do Instituto e do ambiente externo. “Após a apresentação, abrimos espaço para a articulação entre o Instituto e empresas para a acordos de cooperação técnica, desenvolvimento de pesquisa para novos produtos, processos e patentes, em consonância com o objetivo do desenvolvimento econômico e social da região”, disse Cristina.

Extensão

Já o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, falou sobre as ações desenvolvidas pelo setor e as oportunidades de parcerias em diversas áreas, como formação de professores, capacitações diversas, estágios, programa Jovem Aprendiz, Feira de Estágios, empresas juniores e projetos de esporte, lazer, arte e cultura. Além disso, ele destacou a oferta do curso de Vendas para o Setor Público, que está com inscrições abertas até o dia 28 de abril e conta com 200 vagas. (Acesse para se inscrever).

“Ficamos felizes com as empresas presentes e enxergamos que é uma oportunidade grande para instituição atuar ainda mais com pesquisa, ensino e extensão. Esta interlocução com o arranjo produtivo local faz toda a diferença na definição de políticas e também para conhecer quais ações podemos desenvolver com apoio a empresas e à geração de emprego e renda”, destacou o pró-reitor. Ao final, os participantes receberam um questionario para preencherem, formulando possíveis parceriais e demais sugestões.

Expectativas

Gisele Reis é analista de Recursos Humanos no Hipermercado Baronesa e participou do encontro. “O que me chamou mais a atenção foi a possibilidade de preparação de jovens pra o mercado de trabalho. Muitos são contratados, mas sem qualificação, e a empresa precisa desprender de muito tempo para treiná-los e desenvolvê-los. Pretendemos propor a realização de algum curso nas áreas em que precisamos em nossa empresa”, informou.

IMG 0104Já Vladimir Coutinho, proprietário da empresa Chuá, já é parceiro do Instituto em alguns eventos, afirmou que “este encontro é importante não só para Pouso Alegre, mas também para a região. Essas ideias de parceria desenvolverão nossa região muito mais do que ela já tem capacidade. Depois desse encontro, vou reunir com meus colaboradores para pensarmos em sugestões de novas parcerias”, adiantou.

Para Elaine Martins, assistente administrativa no Laboratório Imune, “nós achamos este encontro uma ótima ideia, já que admiramos e respeitamos muito o Instituto. Nós temos muitos cargos que precisam de qualificação, na parte do laboratório, e queremos dar essa sugestão de capacitações, pois é difícil achar um técnico de laboratório ou alguém especializado em coleta. Seria muito bacana se no Instituto tivesse cursos nessa área”, exemplificou.

A proprietária da Loja Prado, Kátia Regina do Prado, também esteve presente e considerou positiva a realização do Café.  “Eu achei essa iniciativa de trazer as empresas para o instituto muito boa. Eu gostei de conhecer mais sobre a instituição. Agora, posso ver qual seria a nossa necessidade para agregar e desenvolvermos em conjunto”, afirmou.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
26/03/2019