Página inicial > Listagem Noticias Vestibular > Processo Seletivo 2022/2º

Processo Seletivo 2022/2º

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2022/2º semestre do IFSULDEMINAS

São mais de 650 vagas em dez cursos técnicos subsequentes e superiores

Acesse aqui a página do Vestibular

Faça aqui sua inscrição!

Manual do Candidato

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa a abertura dos editais de ingresso de novos alunos no segundo semestre de 2022 para cursos técnicos subsequentes e cursos superiores da instituição, todos são gratuitos. Veja outras informações no Manual do Candidato.

Ao todo, são ofertadas 580 vagas para os cursos técnicos subsequentes e 72 para o ensino superior (fora as 8 vagas, via SiSU, disponibilizadas em edital próprio ainda a ser lançado). As oportunidades são para oito cursos técnicos subsequentes nos Campi Machado, Muzambinho, Poços de Caldas e no Campus Avançado Carmo de Minas e dois cursos superiores, apenas nos Campi Machado e Muzambinho. Confira aqui o quadro de vagas!

Inscrição

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 04 de abril a 16 de maio de 2022 e devem ser feitas por meio deste link. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Formas de ingresso

O ingresso no Ensino Técnico Subsequente será feito por análise do histórico escolar e sorteio. Já no Ensino Superior, será por meio de prova presencial; nota do candidato baseada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Ações Afirmativas

O IFSULDEMINAS reserva 50% de suas vagas à inclusão social, por meio da política de Ações Afirmativas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral). Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de Ações Afirmativas e o PcD Geral é obrigatório, no momento da matrícula, apresentar documentação comprobatória. Além disso, os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.

- Saiba mais sobre as ações afirmativas

Outras informações, editais e atualizações deste processo seletivo estarão concentradas neste site.  Acesse a modalidade de ensino desejada e confira um resumo sobre a seleção 2022/2º:

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Publicado em: 04/04/2022