Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > PROEN > Notícias Vestibular > Manual do Candidato
ptenfres
Início do conteúdo da página

Manual do Candidato

Cabeçalho colorido, com a logomarca IFSULDEMINAS, escrito Manual do Candidato, com um desenho de um rapaz segurando um livro.

 

Atenção: esta página foi feita para tirar TODAS (ou quase todas) as suas dúvidas sobre os vestibulares do IFSULDEMINAS. Então, vamos organizar as informações assim:

 

 

 

 

 

manual do candidato 1 

 

 

 .

 

 

 

1) TUDO sobre as vagas oferecidas

 

Clique no quadro abaixo para saber mais sobre as vagas ofertadas pelos 8 campi do IFSULDEMINAS.

Carmo de Minas

Técnico

Superior

Inconfidentes

Técnico

Superior

Machado

Técnico

Superior

Muzambinho

Técnico

Superior

Passos

Técnico

Superior

Poços de Caldas

Técnico

Superior

Pouso Alegre

Técnico

Superior

Três Corações

Técnico

 

  

.

 

 

2) TUDO sobre os cursos que tem no IFSULDEMINAS

 

As informações sobre os cursos ficam na página do próprio campus.

Clique abaixo para acessar a página de cursos:

 

Carmo de Minas Técnicos Superiores

Inconfidentes

Técnicos

Superiores

Machado

Técnicos

Superiores

Muzambinho

Técnicos

Superiores

Passos

Técnicos

Superiores

Poços de Caldas

Técnicos

Superiores

Pouso Alegre

Técnicos

Superiores

Três Corações

Técnicos

 

Além disso, na TV IFSULDEMINAS, no youtube, temos alguns vídeos incríveis sobre alguns dos nossos cursos.

Clique aqui para conferir essa playlist.

.

 

Você sabe a diferença entre cursos técnicos INTEGRADOS, SUBSEQUENTES e CONCOMITANTES?

Cursos técnicos são aqueles que dão uma formação profissional específica para o estudante, mas isso acho que você já sabe. Agora, existem diferenças na forma de oferta dos cursos técnicos, que podem ser:

INTEGRADOS: são aqueles cursos que incluem disciplinas do Ensino Médio e do curso técnico profissionalizante. Assim, ao fim dos 3 anos de curso, você terá concluído o ensino médio com uma formação de curso técnico profissionalizante junto.

Atenção: se você já concluiu o Ensino Médio, você não pode fazer um curso técnico integrado. Se você estiver cursando o Ensino Médio, você pode fazer, porém, recomeçará o Ensino Médio desde o 1º ano.

Todo ano o IFSULDEMINAS oferta vagas em cursos técnicos integrados. Verifique os cursos no edital do ano.

SUBSEQUENTES: os cursos subsequentes tem apenas as disciplinas do curso técnico profissionalizante. Para cursar, você deve ter concluído o ensino médio e frequentará apenas as disciplinas relativas ao curso.

Todo ano o IFSULDEMINAS oferta vagas em cursos técnicos subsequentes. Verifique os cursos no edital do ano.

CONCOMITANTES: os cursos concomitantes tem apenas as disciplinas do curso técnico profissionalizante, porém são ofertados para pessoas que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição. Os cursos concomitantes não são ofertados com regularidade.

 

 

 

.

 

 

3) TUDO sobre concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas (mais conhecidas como COTAS)

 

Muita gente fica em dúvida sobre essas ações afirmativas ou ampla concorrência. Funciona mais ou menos assim:

Para cursos técnicos: 

a) se você NÃO estudou em escola pública durante todo o Ensino Fundamental e se você NÃO for uma pessoa com deficiência, a única concorrência em que você pode se inscrever é a AMPLA CONCORRÊNCIA.

b) se você estudou TODO O ENSINO FUNDAMENTAL em escola pública, você pode se inscrever nas ações afirmativas (assista aos materiais para identificar a sua ação afirmativa).

c) se você for uma PESSOA COM DEFICIÊNCIA, você também pode se inscrever em ações afirmativas (assista aos materiais para identificar a sua ação afirmativa).

 

Para cursos superiores:

a) se você NÃO estudou em escola pública durante todo o Ensino Médio e se você NÃO for uma pessoa com deficiência, a única concorrência em que você pode se inscrever é a AMPLA CONCORRÊNCIA.

b) se você estudou TODO O ENSINO MÉDIO em escola pública, você pode se inscrever nas ações afirmativas (assista aos materiais para identificar a sua ação afirmativa).

c) se você for uma PESSOA COM DEFICIÊNCIA, você também pode se inscrever em ações afirmativas (assista aos materiais para identificar a sua ação afirmativa).

 

O que é ampla concorrência?

Ampla concorrência é a concorrência geral em que todo mundo pode se inscrever, são as vagas abertas sem qualquer tipo de prioridade.

 

O que são ações afirmativas?

Ações afirmativas são conhecidas popularmente como cotas. Isto porque estas vagas são reservadas a determinadas pessoas (que vêm das escolas públicas, por questões étnico-raciais, por ter uma deficiência, por critérios financeiros) para garantir que o acesso à educação seja justo e igualitário.

 

Clique aqui para acessar os vídeos explicativos sobre ações afirmativas da TV IFSULDEMINAS, no Youtube

 

Clique aqui para acessar nosso Quiz - por meio do quiz você pode descobrir a sua ação afirmativa mais adequada de maneira fácil e simples.

 

.

 

 

4) TUDO sobre como se inscrever

 

Todas as inscrições são feitas no site institucional do IFSULDEMINAS, no seguinte endereço: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/.

 

Temos um passo-a-passo para as inscrições:

→ Clique aqui para acessar dos cursos TÉCNICOS

Clique aqui para acessar dos cursos SUPERIORES

 

  • Para quem vai se inscrever para cursos TÉCNICOS, utilizando a análise de histórico escolar, deve se atentar para a forma de lançamento de notas, que está explicada com detalhes no Edital (15.2.2), e funciona assim, resumidamente:

- O sistema aceita notas de 0 a 10 - assim, se a sua escola tiver outra escala (de 0 a 25, de 0 a 100, por exemplo), você tem que fazer uma regra de três para verificar qual seria sua nota se a escala fosse de 0 a 10 e lançar o valor que encontrar.

- Se você tiver cursado diversas disciplinas sobre uma mesma disciplina geral - por exemplo: Literatura Brasileira, Ortografia e Interpretação de Texto, que seriam Língua Portuguesa - deverá fazer uma média aritmética das notas e lançar o valor encontrado.

* Você deverá anexar seu histórico escolar OU a declaração do Anexo VIII do Edital, assinada pela escola em que você estudou.

 

Todos os casos estão explicados detalhadamente no Edital 168/2021, com exemplos.

Clique aqui para acessar o Edital completo.

 

  • Para quem vai se inscrever para curso SUPERIOR, utilizando a nota do ENEM, deve incluir o NÚMERO DA INSCRIÇÃO NO ENEM onde o sistema pede “número de inscrição externa”.

 

 

.

 

 

5) clique aqui para saber TUDO sobre o gov.br

 

O portal gov.br é um projeto do Governo Federal com objetivo de reunir todos os serviços aos cidadãos. Para utilizar os serviços do IFSULDEMINAS, os candidatos devem estar cadastrados e credenciados no gov.br.

O Portal é instituído e regido pelo Decreto 9.756/19.

O IFSULDEMINAS não tem qualquer forma de acesso, gerência, possibilidade de alteração de dados ou qualquer outra utilização do gov.br.

 

Clique aqui para criar sua senha do Gov.br.

 

Clique aqui para recuperar sua senha do Gov.br.

 

Clique aqui se você NÃO CONSEGUIR recuperar sua senha pelo link acima.

 

Atenção: o IFSULDEMINAS não recebe documento por e-mail. Todas as inscrições e matrículas são feitas pelo gov.br.

Certifique-se de que o seu cadastro está acessível com antecedência.

Não serão concedidos prazos extras por motivos de acesso ao gov.br.

 

 

.

 

 

6) TUDO sobre as formas de ingresso (prova, ENEM, SISU, análise de histórico escolar, vagas olímpicas)

 

Nos editais de ingresso, em 2022, é possível ingressar pelas seguintes modalidades:

  • Para cursos TÉCNICOS, o ingresso é feito por análise de histórico escolar e por vagas olímpicas. Nos dois casos, não há taxa de inscrição.

Pela análise de histórico escolar, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho obtido no ensino fundamental.

Pelas vagas olímpicas, os candidatos são classificados de acordo com seu desempenho em olimpíadas do conhecimento e outras competições da mesma natureza. Estas vagas são publicadas em edital separado.

 

  • Para cursos SUPERIORES, pode-se optar por prova, ENEM, vagas olímpicas e SISU.

- PROVA: serão aplicadas provas presenciais, previstas para 12/12/2021. As disciplinas e o conteúdo programático estão disponíveis no site institucional. Taxa de inscrição: R$25,00.

 

- ENEM: os candidatos serão classificados de acordo com a maior nota obtida nas edições do ENEM desde 2014. O candidato que escolher essa forma precisa fazer sua inscrição no site do IFSULDEMINAS e deverá informar o número de inscrição do ENEM no ato da inscrição da prova mais recente. Taxa de inscrição: R$25,00.

 

- VAGAS OLÍMPICAS: os candidatos são classificados de acordo com seu desempenho em olimpíadas do conhecimento e outras competições da mesma natureza. Não precisa fazer prova, nem usar a nota do ENEM. Não tem taxa de inscrição.

 

- SISU: a seleção é feita por meio do SISU (sistema do INEP) e o edital é publicado após a divulgação da nota do ENEM de 2021 (previsão: início de 2022). Não tem taxa de inscrição.

 

Dúvidas frequentes:

 

1) Como o IFSULDEMINAS vai saber minha maior nota do ENEM?

O sistema de vestibulares puxa as notas direto do INEP, portanto, fique tranquilo, que a nota considerada será a maior. Se algo ocorrer de errado, o candidato pode recorrer e indicar a edição que deveria ter sido considerada, que procederemos à correção.

 

2) Posso participar de mais de uma forma de ingresso para  o superior?

Sim! Fica a critério do candidato optar por uma ou mais de uma modalidade de ingresso. 

 

3) Como será a aplicação de provas?

Ainda estamos estudando a melhor forma de fazer isso com segurança para todos. Assim que for definido, será divulgado um orientativo com todos os detalhes.

 

4) Eu faltei no ENEM em alguma edição, mas em outra eu fiz a prova toda, isso me prejudica?

Não. Será selecionada a nota da edição em que o candidato obteve melhor desempenho. Então, onde houver falta, será descartado.

 

5) Posso somar minha nota da prova com o ENEM?

Não. Cada forma de ingresso é isolada e não existe essa possibilidade.

 

6) Não tenho condições de pagar a taxa de inscrição, e agora?

Os candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição no prazo previsto pelo edital. Caso perca o prazo, a concorrência pelo SISU e por vagas olímpicas é gratuita.

 

7) Não consigo acessar o gov.br, e agora?

Clique aqui para saber mais sobre o gov.br, que nesse post tem um item só dedicado a ele.

 

8) O que é o Número de Inscrição Externa que aparece para mim?

É o número da sua inscrição mais recente no ENEM.

 

9) Cancelei minha inscrição, e agora não consigo fazer mais?

Consegue sim, basta enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que iremos reativar sua inscrição.

 

10) Errei a minha inscrição, e agora?

Em quase todos os dados, basta acessar o site de inscrição (https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/), entrar com seu usuário gov.br e clicar em Acompanhar/alterar inscrição e corrigir. Se não conseguir, mesmo assim, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

11) Não encontro as profissões corretas para informar na inscrição, e agora?

As profissões disponibilizadas nas inscrições são determinadas pelo portal Gov.br e o IFSULDEMINAS não tem como alterar ou corrigir. Escolha aquela que mais se aproxime da profissão e prossiga, essa informação não interfere na inscrição.

 

.

 

 

7) clique aqui para saber TUDO sobre a heteroidentificação - para quem se autodeclara preto ou pardo

 

  • Todos os candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos passam por uma Comissão de Heteroidentificação Complementar para poder efetivar a matrícula.
  • Essa comissão é formada por um grupo de servidores, de gêneros, etnias e contextos sociais diferentes, para garantir diversidade.
  • A heteroidentificação complementar é feita em uma reunião sigilosa, em respeito ao candidato e aos seus dados pessoais. Assim, não é permitida a participação de convidados, exceto menores de 18 anos que devem participar acompanhados de pais ou responsável.
  • Os candidatos são convocados para a heteroidentificação complementar, que ocorre de acordo com o cronograma do vestibular.
  • Sendo presencial ou remota, a reunião é gravada, para garantir a lisura do processo e que as normas em respeito ao candidato sejam preservadas.
  • A reunião confirma a declaração do candidato e verifica as características fenotípicas do candidato. Assim, são verificados os traços étnico-raciais do candidato. Não é permitida a análise por foto, fotos antigas, familiares, fotos de familiares, árvores genealógicas, nem outros requisitos do gênero.
  • O candidato que não se sentir satisfeito com o resultado da heteroidentificação complementar poderá recorrer (veja os detalhes no edital).

 

.

 

 

 

8) Se você ainda estiver com dúvidas, clique aqui para saber como entrar em contato.

 

Se você tiver dúvidas sobre o procedimento de inscrição, edital, ou qualquer outra coisa sobre o vestibular, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Se for sobre algum erro no sistema de inscrição, envie um print da tela toda para que possamos identificar.

 

*Não recomendamos que entre em contato por telefone, pelos seguintes motivos: a demanda tem que ser formalizada e, devido à pandemia, os servidores estão em regime de rodízio, nem sempre trabalhando presencialmente no órgão.

 

Dúvidas ou problemas com o gov.br → https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/fale-conosco.

 

Dúvidas sobre matrículas ou cursos, entre em contato com o campus em que você quer estudar.

Acesse o site do campus, pela página inicial do portal IFSULDEMINAS.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página