Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional Geral > Homenagem Receita Federal
Início do conteúdo da página

Homenagem Receita Federal

IFSULDEMINAS recebe homenagem por parceria em projetos com a Receita Federal

 

homenagem passosA cidade de Varginha (Minas Gerais) foi palco de homenagens no último dia 02 de março. Promovida pela Delegacia da Receita Federal (DRF), a solenidade aos Melhores de 2022 teve o objetivo de reconhecer as instituições parceiras da DRF no programa Além do Horizonte e no projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi uma dessas instituições e foi homenageado pela atuação nos dois projetos junto à DRF. Estiveram presentes na solenidade o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, o diretor-geral do Campus Passos, professor Juliano Caliari, e o professor do Instituto, João Paulo de Toledo Gomes.

Programa “Além do Horizonte” e projeto "MONITORAMENTO RSSF - SUPERVISÓRIO GRATUITO SCADABR"

O Programa "Além do Horizonte" teve início na DRF/Varginha em 2021. O primeiro resultado do programa foi a transformação de 745 aparelhos de TV Box em minicomputadores para doação a oito cidades de Minas Gerais. Desde o início, o Programa é realizado em parceria com o IFSULDEMINAS e as Universidades Federais de Lavras e de Uberlândia.

imageNo âmbito do Programa “Além do Horizonte”, o professor João Paulo de Toledo Gomes, do Campus Passos, foi quem recebeu a homenagem por implementar uma nova proposta de uso das TV BOX. O projeto intitulado "Monitoramento RSSF - Supervisório gratuito ScadaBr" tem o objetivo de auxiliar o homem do campo com um equipamento de baixo custo, que realize o monitoramento das condições climáticas, mensure e controle o consumo de água na irrigação para diversos tipos de hortaliças, legumes e verduras e apoie pequenos produtores (agricultura familiar) para uma produção sustentável e com redução de custos.

Foto 2 clientePara isso, o professor aproveitou de um projeto inicial, mas agora utilizando a TV Box como servidor SCADA, para receber os dados dos sensores. Após várias adaptações, chegou-se a um protótipo que, mesmo em fase de testes, já foi apresentado, em eventos regionais e nacionais, como a 2ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, em 2022. Também foi aprovado e apresentado durante o Encontro de Desenvolvimento de Processos Agroindustriais – EDEPA, mas ainda não publicado.

Segundo João Paulo, todo o projeto é realizado no "Espaço Maker" do Campus Passos e contou com a participação de alguns alunos selecionados pelo projeto do IFSULDEMINAS, chamado IF Reverso, sendo alguns bolsistas e outros voluntários dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e do Técnico Integrado em Informática.

Foto servidor ScadaA perspectiva é que os equipamentos ganhem escala de produção e que sejam doados para agricultores familiares. Além disso, João Paulo pretende avançar em novas pesquisas e incluir inteligência artificial para reduzir ainda mais o desperdício de água na irrigação. "Nossa função social é demonstrada no resultado deste projeto e afeta uma cadeia produtiva alimentar importante nas cidades do interior. Muitas vezes, os pequenos agricultores não têm acesso a tecnologias voltadas para o campo, que possam melhorar sua produção e reduzir custos, sem contar que deixamos de contaminar o solo com o resíduo eletrônico que era depositado com as apreensões dessas Tv Box, então, o resultado é muito importante quando avaliamos todos os aspectos de impacto, e o principal é que atendemos boa parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030 da ONU", concluiu João Paulo.

Projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Outra homenagem recebida pelo IFSULDEMINAS foi pela participação do Instituto no projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), uma iniciativa da DRF em parceria com instituições de Ensino Superior, que tem o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para a comunidade local. A implementação do NAF-IFSULDEMINAS está em fase de planejamento.

 

Texto: Dicom
Com informações: Ascom Passos
Data: 20/03/2023

 

 

Fim do conteúdo da página