Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional Geral > Dupla Diplomação - Engenharia Agronômica
ptenfres
Início do conteúdo da página

Dupla Diplomação - Engenharia Agronômica

IF e IPB fazem convênio para programa de Dupla Diplomação

Estudantes de Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS poderão fazer Mestrado em Agroecologia, no período de um ano, em Portugal
 

No início deste mês (07/07), foi assinado o termo de cooperação para a implementação de programas de Dupla Diplomação entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. O documento confirma e amplia as relações e projetos entre os institutos, que possuem convênio de cooperação desde 2013 e já promoviam a mobilidade estudantil. Agora, esse ato permitirá também que estudantes do IFSULDEMINAS viajem ao país europeu para realizarem mestrado e/ou cursarem graduação no IPB.

Mestrado

A primeira ação específica a ser concretizada após a assinatura do termo será a oferta de vagas a estudantes de Engenharia Agronômica (EAG) do IFSULDEMINAS no programa de Mestrado em Agroecologia no IPB; além da vinda de alunos da área do IPB para cursarem o bacharelado em EAG no IF. “Depois de quase um ano de tratativas, conseguimos fechar esta oportunidade aos alunos de EAG. Foram muitas reuniões entre os representantes do IPB e da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI) do IFSULDEMINAS e entre os coordenadores dos cursos de EAG dos Campi Machado, Inconfidentes e Muzambinho para ver a questão do aproveitamento de disciplinas e a necessidade de complementação da formação tanto do estudante do IFSULDEMINAS, como do estudante do IPB que virá para cá obter seu bacharelado. Após isso, a Pró-Reitoria de Ensino analisou os Planos de Curso, a proposta, o projeto pedagógico e, dentro da legalidade, construiu a proposta que consta no Plano de Trabalho acordado entre as instituições”, detalhou o coordenador-geral de Relações Institucionais do IFSULDEMINAS, Rafael Gomes Tenório.

Como irá funciona

Poderão se inscrever no programa, os estudantes de Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS que já tiverem finalizado todas as obrigações do bacharelado (cursado nove períodos e cumprido os requisitos para se graduarem pelo IFSULDEMINAS).

O Mestrado em Agroecologia terá a duração de um ano letivo. Nesse período, os estudantes do IFSULDEMINAS realizarão um plano de estudos no IPB composto por um conjunto de unidades curriculares e, obrigatoriamente, farão estágio/dissertação, que equivalem ao estágio curricular e ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do IFSULDEMINAS, que deverão ser realizados individualmente por cada aluno, em regime de coorientação, através de um orientador no IPB e de um coorientador no IFSULDEMINAS. O mesmo procedimento ocorrerá para o estudante do IPB durante a Dupla Diplomação no IFSULDEMINAS.

Tenório explicou sobre as oportunidades deste programa para os participantes. "Em Portugal, o aluno poderá fazer estágio profissional remunerado e participar de pesquisas e ações de extensão. Ao voltar para o Brasil com o título de mestre, terá mais chances no mercado de trabalho e no mundo acadêmico. Agora, se o participante desejar trabalhar na área, na União Europeia, precisará obter outro título, o de Licenciado em Engenharia Agronômica pelo IPB. Para isso, ele deverá, primeiramente, colar grau no IFSULDEMINAS e, então, fazer uma requisição posterior".

A partir de agosto, a CGRI tratará da elaboração do edital, da negociação sobre o quantitativo de vagas e dos trâmites necessários para que, em 2022, o IFSULDEMINAS envie os primeiros estudantes ao IPB e possa receber os alunos portugueses.

Além disso, em setembro, está prevista a visita in loco do reitor Marcelo Bregagnoli ao IPB para conhecer a infraestrutura que estará à disposição dos estudantes, acertar detalhes sobre o programa de Dupla Diplomação e prospectar outras possíveis parcerias.

Outras ações de Dupla Diplomação

Este é o segundo programa de Dupla Diplomação firmado pelo IFSULDEMINAS. Desde 2018, há um convênio com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), também em Portugal, que permite aos estudantes do Bacharelado em Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre do IFSULDEMINAS, em um ano e meio de estudos no país europeu, receberem o título de Licenciado em Engenharia Civil e o título de Mestre em Construções Civis, reconhecidos pela comunidade europeia. Catorze estudantes do IFSULDEMINAS já participaram do programa. Confira mais informações em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ultimas-noticias-ifsuldeminas/115-teste-noticias-gerais/2150-dupla-diplomacao

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 14/07/2021
Fim do conteúdo da página