Página inicial > Institucional Geral > Ações do IFSULDEMINAS contra a COVID-19

Ações do IFSULDEMINAS contra a COVID-19

IFSULDEMINAS produz álcool em gel, sabonete líquido e equipamentos de segurança

Todos os materiais estão sendo doados para o combate à Covid-19

O IFSULDEMINAS não foge à sua missão e está na linha de frente no combate ao Coronavírus (COVID-19). Unidos, reitoria e campi tem trabalhado em diversas ações junto à comunidade sul mineira. Dentre elas destacam-se:

1 - Produção de álcool em gel, a partir da doação de 21 mil litros de bebidas apreendidas pela Receita Federal, processados no campus Inconfidentes. A ação contou com o apoio da gestão na adequação das instalações da usina de processamento e de servidores efetivos/terceirizados. Foram repassados R$26.514,24 pela reitoria para a contração de dois colaboradores terceirizados. Dada a importância social e a efetividade do trabalho, a Receita encaminhará ao IFSULDEMINAS diversos materiais apreendidos para o atendimento desta e de outras demandas.  O álcool em gel 70% foi entregue a instituições como: Santa Casa, hospitais públicos, Polícia Federal e Rodoviária Federal, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Receita, entre outras.

Leia a reportagem na íntegra por este link

Importante destacar o papel solidário de diversos empresários regionais, como o que doou 15 kg de carbômero ao Instituto. O produto, em escassez no mercado, possibilita gelificar o álcool. Todo esse esforço é voltado a atender a uma procura crescente. São 108 instituições cadastradas até o momento, de toda região sul mineira, que precisam do antisséptico. O campus Passos, por exemplo, doou seu estoque de 100 kg do produto a entidades beneficentes da cidade.

2 - Produção de sabonete líquido - O campus Pouso Alegre, com apoio de seus profissionais de Química e com recursos da reitoria (R$ 18.825,00), além de um TED liberado pela SETEC, produzirá cerca de 5 mil litros de sabonete líquido. A distribuição seguirá a mesma lógica da realizada com álcool em gel, com ação centralizada na coordenação de logística, almoxarifado e patrimônio da reitoria.

A SETEC, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, escolheu dois projetos do IFSULDEMINAS para envio de recursos de impacto imediato, que auxiliem no combate da Covid-19. O outro TED será utilizado para produção de álcool em gel, a partir da estrutura de produção de cerveja artesanal do campus Machado.

3 - Confecção de equipamentos de proteção individual (viseiras) - todas as impressoras 3D da instituição estão sendo alocadas no campus Poços de Caldas para o trabalho, que conta com o apoio da empresa Ateliê do Software. A reitoria do IFSULDEMINAS trabalha, ainda, com a possibilidade de um aporte de recursos e já foi criada uma caixinha para apoiar a compra de acetato. As máscaras serão doadas para médicos(as), enfermeiros (as) e funcionários dos hospitais da região. A intenção é produzir 1000 viseiras inicialmente.

- Leia a reportagem na íntegra por este link

4 - Doação da produção das escolas fazenda e de gêneros alimentícios dos refeitórios dos Campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho, em ação integrada via edital. Produções como: alface, ovos, couve, leite, atemoia, rabanete, beterraba e outros dos setores produtivos das escolas fazenda, serão doados a instituições e entidades públicas e ou privadas. O objetivo é atender a comunidade em vulnerabilidade social. O edital para as inscrições dos interessados já está aberto.

Leia a reportagem na íntegra por este link

5 - Doação de máscaras - todo o estoque do curso de enfermagem do campus Passos (52 caixas) foi doado às instituições de saúde daquele município.

Texto: Ascom Reitoria
30/03/2020