Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informações
Início do conteúdo da página

Informações

banner 750x195 1

 

Orientações gerais à comunidade do IFSULDEMINAS

Protocolos sanitários de segurança serão aplicados no retorno às atividades presenciais

banner 6

 

Acesse aqui as Orientações Sobre Retorno ao Trabalho Presencial

Nesta página serão encontradas orientações gerais à comunidade do IFSULDEMINAS, a fim de estimular quanto aos protocolos sanitários de segurança sobre o retorno às atividades presenciais, como:

01. Informações sobre a importância da vacinação, da higienização das mãos e do uso correto de máscaras, que inclui a cobertura da boca e do nariz;

02. As condições de trabalho devem respeitar todos os protocolos específicos de cada unidade do IFSULDEMINAS (campus/reitoria), como uso de máscaras, higienização das mãos, bem como as recomendações sanitárias dispostas pelo Ministério da Saúde e as diretrizes municipais e estadual que devem servir como balizadores para os cuidados básicos;

03. A presença de sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19 (calafrios, dor de garganta, falta de ar, tosse, febre, coriza, nariz congestionado, perda de olfato, perda de paladar) deve ser comunicada ao superior imediato ou professor, no caso de alunos, e devem buscar atendimento médico e ser orientados ao isolamento e testagem, de acordo com orientações médicas e/ou de autoridade de saúde. Uma vez não confirmada a COVID-19 o retorno deve ocorrer conforme a situação clínica; 

04. Se a COVID-19 for confirmada, a pessoa deve permanecer afastada e isolada em casa, conforme orientação médica. As pessoas com quem ela teve contato devem ser comunicadas e as condutas devem ser tomadas conforme o grau de risco da exposição ao contato, seguindo a recomendação médica e protocolo estabelecido em sua unidade; 

05. Importante enfatizar a toda a comunidade que o comportamento social fora do IFSULDEMINAS deve respeitar os protocolos de segurança, evitando-se festas e aglomerações. Recomenda-se, ainda, a manutenção de convivência somente com grupos restritos;

06. Dúvidas pontuais relacionadas à volta presencial devem ser discutidas com as chefias imediatas e mediatas, no caso de docentes e servidores técnico-administrativos; e com professores e supervisores, no caso de alunos. Caso não sejam solucionadas, devem ser tratadas com a direção, a fim de proporcionar a melhor condição possível de trabalho e de exercício das atividades acadêmicas.

 

Links úteis

Links
Conteúdo dos Links
Link para a página do gov.br com orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.
Arquivo em PDF contendo orientações aos órgãos e entidades do Sistema de pessoal Civil da Administração Pública federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.
Link para a página do gov.br contendo as perguntas e repostas sobre a Instrução Normativa (IN)  nº 90/2021.
Por meio desse tutorial, o servidor aprenderá como fazer a abertura de Processo de Trabalho Remoto conforme previsão Art.4º IN SGP 90/2021.
Link para a página do gov.br com orientações gerais visando à prevenção, ao controle e à mitigação da transmissão da COVID-19, e à promoção da saúde física e mental da população brasileira, de forma a contribuir com as ações para a retomada segura das atividades e o convívio social seguro.
- Resolução CONSUP 133, de 15 de setembro de 2021
Arquivo em PDF contendo aprovação das diretrizes para retomada gradual das atividades letivas presenciais nos cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS.
Essa página, desenvolvida pelo IFSULDEMINAS, contém informações como: notícias;  ações contra o Coronavírus nos campi; como se cuidar; notas oficiais; regulamentações; ouvidoria; e prestação de contas.
Arquivo em PDF contendo orientações para empregadores, trabalhadores, alunos, turistas e para a população em geral sobre práticas adequadas ao enfrentamento da disseminação da COVID-19
Link para a página do gov.br contendo o Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19: Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019.
Link para o curso Organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com foco na necessidade de subsidiar a atuação dos brigadistas da pandemia, no planejamento e acompanhamento de ações
estratégicas para a reabertura segura das unidades escolares no contexto de Pandemia da Covid-19. Essas ações são definidas a partir de normas de segurança sanitária e de saúde, para ambientes escolares.

 

Regulamentações IFSULDEMINAS 

Protocolo para preparação do retorno às atividades presenciais na Reitoria - IFSULDEMINAS

- Confira a Resolução CONSUP 133, de 15 de setembro de 2021 que dispõe sobre a aprovação das diretrizes para retomada gradual das atividades letivas presenciais nos cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS;

- Clique aqui para acessar a Instrução Normativa Complementar à Resolução CONSUP 133, de 15 de setembro de 2021;

- Clique aqui para conferir demais regulamentações como portarias, instruções normativas, etc relacionadas à situação de emergência de saúde da pandemia do Coronavírus.

 

Campanha para Redes Sociais

Com o retorno presencial nos campi do IFSULDEMINAS, a ideia é que sejam compartilhadas - por meio das Redes Sociais de cada unidade e cursos -  informações sobre as principais formas de prevenção à Covid-19.

Assim, o retorno presencial da comunidade IFSULDEMINAS tem ocorrido de maneira gradual desde novembro de 2021, após cada servidores completar seu esquema vacinal.  Diante desta situação, agora são os estudantes vacinados que começam a voltar aos diversos campi, de acordo com critérios estabelecidos pelas unidades.

Para garantir um retorno com segurança, a Instituição tem informado, através da página Retorno Seguro,  sobre a situação sanitária nos campi, além de divulgar as regulamentações pertinentes, vídeos e guias que auxiliam na prevenção à Covid-19. 

Mediante o processo pandêmico, uma campanha será desenvolvida para redes sociais, visando reforçar as orientações de segurança, lembrando dos principais protocolos sanitários que previnem a doença:

- Distanciamento social;

- Limpeza das mãos com sabão ou álcool em gel;

- Uso correto de máscara, item obrigatório no ambiente acadêmico sempre que houver outras pessoas no local.

Desta forma, a campanha ainda alertará sobre a imunização completa na qual só ocorre após todas as doses de vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde; além, também, de orientar sobre a necessidade de manter janelas abertas nos locais fechados e procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima se houver sintomas da Covid-19.

 

Ações da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP)

Leia na integra os informativos realizados pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), reitoria, do IFSULDEMINAS.

- Uma nova maneira de encarar a quarentena

O que fazer e como agir se você suspeita de contaminação por Coronavírus

- Álcool 70%:  saiba como usar de forma segura 

- Cuidados no uso e manuseio de máscaras de tecido 

- Medidas de Segurança para o retorno às atividades presenciais

 

Publicado em: 07/02/2022

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página