Página inicial > Cursos Superiores > Encerrados > Vestibular 1º Semestre 2021 - DÚVIDAS

Vestibular 1º Semestre 2021 - DÚVIDAS

Perguntas e Respostas sobre o Processo Seletivo 2021/1 do IFSULDEMINAS

1 - Haverá processo seletivo para o 1º semestre?

Sim, os editais estão publicados. As inscrições iniciam às 14 horas do dia 07/12/2020.

2- Qual o valor da inscrição?

Todos os Processos Seletivos para ingresso em 2021 terão as inscrições gratuitas.

3 - Poderei fazer minha inscrição presencialmente nos campi?

Em razão da pandemia e considerando as recomendações dadas a respeito do distanciamento social, pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde, não haverá inscrições presenciais nos campi. Dúvidas devem ser encaminhadas para o email:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

4- Quanto paga para estudar no IFSULDEMINAS?

Os cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS são totalmente gratuitos. Somos uma instituição pública! Você não paga nada para estudar em uma instituição federal, com cursos de excelente qualidade!

5 - Quando será a prova do Vestibular?

Em razão da pandemia não haverá prova presencial. O ingresso para o 1º semestre de 2021 será feito mediante Sorteio Eletrônico, Ordem de inscrição ou Análise de Histórico Escolar, para os Cursos Técnicos Subsequentes e, por meio de Análise de Histórico Escolar, para Cursos Técnicos Integrados. A seleção para cursos superiores será feita utilizando a Nota do ENEM e também serão disponibilizadas vagas com inscrição pelo SISU - 2021/1. Para os Cursos Técnicos Integrados e Cursos Superiores haverá a reserva de vaga para Olimpíadas de Conhecimento.

Você pode acessar os Editais para verificar qual modalidade de ingresso o curso adotará por este link

6 - Quando iniciarão as aulas? Elas serão presenciais?

O calendário de aulas do primeiro semestre será publicado no site de cada campus, em breve, com início previsto, para os ingressantes, entre março e abril. A definição das aulas presenciais ou remotas depende das autoridades de saúde.

7 - Se eu for aprovado(a) no processo seletivo, tenho que ir ao campus realizar a matrícula?

As datas de matrícula e os procedimentos para realizá-la serão publicados após o resultado final dos processos seletivos. As matrículas serão realizadas APENAS no formato digital.

8 - O que são Cursos Técnicos Integrados?

Cursos Técnicos Integrados são aqueles em que o estudante realiza o ensino técnico e o médio de forma integrada, ou seja, estuda no período integral e sai com uma formação técnica e com a possibilidade de continuar seus estudos no nível superior.

9 - Quem pode se candidatar às vagas dos Cursos Técnicos Integrados? E nos Cursos Técnicos Subsequentes?

Para os Cursos Técnicos Integrados podem se candidatar pessoas que terminaram o 9º ano do Ensino Fundamental. Para Cursos Técnicos Subsequentes, pessoas que já terminaram o Ensino Médio.

10 - Quais as Edições do ENEM serão aceitas apra ingresso nos cursos Superiores?

Aceitaremos todas as edições a partir de 2014, inclusive a de 2020.

11 - O que é “Análise de Histórico Escolar”?

Candidatos que forem realizar a inscrição para Cursos Técnicos Integrados deverão lançar no sistema de inscrição a nota final de Língua Portuguesa e Matemática do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamenta (Lembrete: 6º, 7º e 8º anos correspondem a antiga 5ª, 6ª e 7ª séries respectivamente).

Para cursos técnicos Subsequentes que forem utilizar esta modalidade de seleção, os candidatos deverão lançar no sistema de inscrição a nota final de Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Para todos os cursos o candidato deverá fazer um upload de um documento oficial e em que comprove as notas lançadas, para conferência.

12- O que é “Sorteio Eletrônico”?

A modalidade Sorteio Eletrônico consiste em, após finalizado o prazo de inscrição, selecionar os candidatos aleatoriamente e classificá-los conforme o número de vagas para cada tipo de concorrência. Um sistema eletrônico realiza o sorteio.

13 - O que é “Ordem de Inscrição”?

A modalidade de ingresso denominada Ordem de Inscrição classifica os candidatos de acordo com ordem de data e horário (considerando horas, minutos e segundos) em que realizaram a inscrição. O sistema de inscrições iniciará dia 07/12/2020 às 14 horas.

14 - O que é "Vaga Olímpica"?

São vagas previstas em Edital complementar para candidatos que tenham aprovação em Olimpíadas de Conhecimento. Haverá reserva de 5% das vagas para candidatos(as) premiados(as) em Olimpíadas de Conhecimento, denominadas Vagas Olímpicas, garantida a reserva de, no mínimo, duas vagas por curso, sendo 1 vaga, em ampla concorrência, e 1 vaga para estudantes oriundos de escolas públicas (L5).

Obs: Caso não tenha encontrado resposta para a sua dúvida acesse: dúvidas Frequentes