Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Reitoria
Início do conteúdo da página

Reitoria

IMG 9902Órgão máximo executivo do IFSULDEMINAS, a Reitoria tem por finalidade a administração geral da instituição bem como a supervisão da execução das políticas de gestão educacional, de pessoal, orçamentária e patrimonial, visando ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de diretrizes homologadas pelo Conselho Superior que garantem a harmonia e a integração entre as unidades organizacionais que compõem o Instituto Federal. Com sua sede física localizada em Pouso Alegre, a Reitoria é composta pelas seguintes pró-reitorias, que a auxiliam em áreas específicas:

1. Pró-Reitoria de Administração;

2.Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas;

3. Pró-Reitoria de Ensino;

4. Pró-Reitoria de Extensão;

5. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Os setores da Reitoria subdividem-se em diretorias, coordenações-gerais e coordenações; cada qual contando com subdivisões e equipes de apoio às atividades.  

HISTÓRIA

Com a fundação do IFSULDEMINAS, em dezembro de 2008, foi necessário criar a Reitoria. Inicialmente, a equipe destinada a trabalhar na unidade se reunia nos campi agrícolas para discutir os trabalhos. A partir de abril de 2009, foi alugado um prédio de três andares no bairro Medicina, Rua Ciomara Amaral de Paula, onde a Reitoria passou a funcionar. Com o aumento das demandas e a expansão do IFSULDEMINAS, em 2012, um prédio anexo, na mesma rua, se juntou à estrutura, abrigando setores como Diretoria de Tecnologia da Informação, Diretoria de Ingresso e a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional.

Os dois prédios foram ocupados até 30 de março de 2015, quando a Reitoria passou a ocupar a sede própria, um prédio construído com recursos do Governo Federal, situado à Avenida Vicente Simões, 1111, no bairro Nova Pouso Alegre. 

A nova unidade foi instalada em um terreno da União, repassado ao IFSULDEMINAS pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A estrutura possui 1.726 metros quadrados de construção e conta com 3 pisos. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional na época da mudança e ex-reitor, o professor Sérgio Pedini esclareceu que, em 2008, durante a negociação com a União, foi solicitado que reservassem uma parte do terreno do MAPA para a construção da sede da Reitoria. A partir desse acordo, a área disponibilizada foi de 3.600 metros quadrados. 

SERVIDORES

Em 2009, o quadro de colaboradores contava com apenas 13 servidores. Ao longo dos anos, com a liberação de códigos de vaga pelo Governo Federal, novos funcionários foram chegando, de modo a formar as equipes, estruturar as pró-reitorias e constituir setores da Reitoria que sequer existiam.

Atualmente, mais de 110 servidores e alguns funcionários terceirizados que exercem funções de manutenção e conservação formam a equipe da unidade. Durante a implantação do Instituto Federal em Pouso Alegre, a Prefeitura do município contribuiu de diversas maneiras com a trajetória da instituição. No primeiro ano de funcionamento, alugou uma casa próxima à sede da Reitoria para que os servidores pudessem ficar até que providenciassem moradia na cidade.

Cerimônia de entrega da sede da Reitoria à comunidade

 GALERIA DOS REITORES

Reitor Cleber Reitor Marcelo Bregagnoli Reitor Sérgio Pedini Reitor Rômulo
Cleber Ávila Barbosa Marcelo Bregagnoli Sérgio Pedini  Rômulo Eduardo Bernardes da Silva
  Posse em: 15/08/2022
 Termo de Posse

Posse em: 21/08/2014
 Termo de Posse
Posse em: 31/05/2010
Termo de Posse 
Posse em: 29/01/2009
Termo de Posse
   Recondução em: 14/08/2018 
Termo de Recondução

 
       
Fim do conteúdo da página