Prêmio WFCP
Programa coordenado pelo IFSULDEMINAS conquista Prêmio de Excelência da WFCP
Programa Português como Língua Adicional recebeu Menção Honrosa na categoria Cidadania Global
O Programa Português como Língua Adicional (PLA) conquistou uma Menção Honrosa na categoria Cidadania Global, do Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira passada (17/6), no encerramento da edição de 2022 do Congresso Mundial da entidade, em San Sebastián, na Espanha.
O PLA é uma ação em rede. Sua formulação nasceu em 2020, no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), a partir da proposta das Assessorias dos Institutos Federais do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Rio de Janeiro (IFRJ) para o fortalecimento das políticas de internacionalização. "Ações em rede podem e devem ser potencializadas. Quando algumas dessas ações recebem algum tipo de reconhecimento, sobretudo no aspecto internacional, isso fica evidente. O PLA é um exemplo de como a Rede Federal tem atendido as demandas da sociedade de modo eficiente e nas busca por justiça social", afirmou o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, que participou do Congresso Mundial da entidade e, durante a viagem, realizou visitas técnicas a instituições de ensino espanholas.
O curso
Com o intuito de promover a educação do idioma na Rede Federal como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais, o curso é oferecido em formato on-line e possui duração de, aproximadamente, quatro meses.
A primeira oferta ocorreu no segundo semestre de 2021, com cerca de 300 concluintes. A segunda oferta está em andamento e teve mais de 800 inscritos. Para o segundo semestre de 2022, a previsão é disponibilizar duas mil vagas e oferecer uma avaliação presencial, para que imigrantes, residentes temporariamente no Brasil, consigam suficiência na língua, para fins de naturalização. “O programa tem grande relevância para o ensino da Língua Portuguesa a pessoas não falantes da língua. Além da língua, o programa objetiva transmitir a cultura brasileira, apresentando seus costumes, riquezas e variações entre os estados. Preocupa também em quebrar alguns paradigmas de que o Brasil é apenas a terra do futebol e do carnaval. Talvez esse olhar cuidadoso com a língua seja um dos motivos de termos sido finalistas da categoria 'Cidadania Global', uma vez que o cidadão global de hoje precisa ser tolerante a diferentes culturas e povos”, comentou o coordenador do Programa, o coordenador de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Gomes Tenório.
WFCP
Criada em 1998, a Federação é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países. O Congresso da WFCP é realizado bianualmente e a instituição é reconhecida por promover o intercâmbio de boas práticas.
Os Prêmios de Excelência da Federação buscam reconhecer a contribuição de indivíduos e instituições dos membros associados em doze categorias. São elas: Melhor Desempenho do Aluno; Educador Destaque; Liderança em Diversidade e Inclusão; Lifetime Achievement; Pesquisa e Inovação Aplicada; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Segurança Cibernética e de Dados e Engenharia Social; Construção; Cidadania Global; Desenvolvimento Profissional Docente; Liderança Estratégica; e Educação Indígena.
Para mais informações sobre a WFCP, acesse o site: https://wfcp.org/.
Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS e Conif
Redes Sociais