Prêmio WFCP

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 10h57 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 18h04

Programa coordenado pelo IFSULDEMINAS conquista Prêmio de Excelência da WFCP

Programa Português como Língua Adicional recebeu Menção Honrosa na categoria Cidadania Global

WF2O Programa Português como Língua Adicional (PLA) conquistou uma Menção Honrosa na categoria Cidadania Global, do Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira passada (17/6), no encerramento da edição de 2022 do Congresso Mundial da entidade, em San Sebastián, na Espanha.

O PLA é uma ação em rede. Sua formulação nasceu em 2020, no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), a partir da proposta das Assessorias dos Institutos Federais do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Rio de Janeiro (IFRJ) para o fortalecimento das políticas de internacionalização. "Ações em rede podem e devem ser potencializadas. Quando algumas dessas ações recebem algum tipo de reconhecimento, sobretudo no aspecto internacional, isso fica evidente. O PLA é um exemplo de como a Rede Federal tem atendido as demandas da sociedade de modo eficiente e nas busca por justiça social", afirmou o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, que participou do Congresso Mundial da entidade e, durante a viagem, realizou visitas técnicas a instituições de ensino espanholas.

O cursowfcp medalhistas

Com o intuito de promover a educação do idioma na Rede Federal como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais, o curso é oferecido em formato on-line e possui duração de, aproximadamente, quatro meses.

A primeira oferta ocorreu no segundo semestre de 2021, com cerca de 300 concluintes. A segunda oferta está em andamento e teve mais de 800 inscritos. Para o segundo semestre de 2022, a previsão é disponibilizar duas mil vagas e oferecer uma avaliação presencial, para que imigrantes, residentes temporariamente no Brasil, consigam suficiência na língua, para fins de naturalização. “O programa tem grande relevância para o ensino da Língua Portuguesa a pessoas não falantes da língua. Além da língua, o programa objetiva transmitir a cultura brasileira, apresentando seus costumes, riquezas e variações entre os estados. Preocupa também em quebrar alguns paradigmas de que o Brasil é apenas a terra do futebol e do carnaval. Talvez esse olhar cuidadoso com a língua seja um dos motivos de termos sido finalistas da categoria 'Cidadania Global', uma vez que o cidadão global de hoje precisa ser tolerante a diferentes culturas e povos”, comentou o coordenador do Programa, o coordenador de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Gomes Tenório.

WFCP

Criada em 1998, a Federação é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países. O Congresso da WFCP é realizado bianualmente e a instituição é reconhecida por promover o intercâmbio de boas práticas.

Os Prêmios de Excelência da Federação buscam reconhecer a contribuição de indivíduos e instituições dos membros associados em doze categorias. São elas: Melhor Desempenho do Aluno; Educador Destaque; Liderança em Diversidade e Inclusão; Lifetime Achievement; Pesquisa e Inovação Aplicada; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Segurança Cibernética e de Dados e Engenharia Social; Construção; Cidadania Global; Desenvolvimento Profissional Docente; Liderança Estratégica; e Educação Indígena.

Para mais informações sobre a WFCP, acesse o site: https://wfcp.org/.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS e Conif

registrado em: