ascom

Estudante do IFSULDEMINAS fala sobre a publicação de seu livro em entrevista ao programa Educação em Foco

Relicários de uma jovem poetisa foi lançado em outubro deste ano

foto1A estudante Tainara Guimarães, aluna do 3º ano do curso Técnico em Informática, do Campus Inconfidentes, tem apenas 18 anos, mas já alcançou seu sonho, publicar um livro. Ela escreve desde 2014 e incentivada pela professora de português, Cíntia Zorattini, que também revisou seus escritos, resolveu buscar uma editora para tentar a publicação de sua obra.

Lançado no dia 28 de outubro, pela Editora Schoba, na Casa das Artes do Campus Inconfidentes, o livro intitulado Relicários de uma jovem Poetisa reúne poemas e contos sobre amor, dor, saudade, amizades. A jovem escritora, que participou do Programa Educação em Foco, contou detalhes desde os seus primeiros escritos. Confira os destaques da entrevista:

Educação em Foco: Tainara, conta como você começou a escrever e como surgiu a ideia de publicar um livro?
Tainara: Comecei a escrever em 2014, mas não arquivava nada, escrevia para passar tempo. Em 2015 encontrei a necessidade de expor meus sentimentos, foi então que a professora de Português, Cíntia Zorattini, corrigiu meus contos e poemas e percebi que tinha um bom de material, comecei a arquivar tudo que escrevia e resolvi procurar uma editora.

Educação em Foco: É raro alguém conseguir tão cedo emplacar uma publicação, conta como foi esse processo?
Tainara: Meu sonho era publicar um livro, então procurei várias editoras, muitas levam um bom tempo para analisar a obra. Então achei a Editoria Schoba, mandei os escritos e esperei alguns dias. Depois, eles me retornaram o e-mail dizendo que a minha obra estava aprovada para publicação.

Educação em Foco: Você começou a escrever primeiro, poemas ou contos?
Tainara: Primeiro foram poemas, mas comecei a me arriscar com contos e textos e percebi que sou mesmo da poesia, pois consigo explorar mais meus sentimentos, para mim é mais fácil escrever poesias.

Educação em Foco: Você lê muito, quais são seus autores preferidos?
Tainara: Sim, leio bastante. Gosto de romance, contos, poemas e as autoras que mais gosto são Clarice Lispector e Paula Pimenta, consigo me identificar com as obras das duas.

Educação em Foco: Já está pensando em outras obras?
Tainara: Sim, eu escrevo todos os dias e pretendo fazer um próximo livro somente com poemas, já que este tem também alguns contos.

Educação em Foco: Qual dica você dá para quem escreve, mas tem vergonha de publicar?
Tainara: Todos que escrevem devem publicar, pois tudo que escrevemos vem da alma, é o sentimento mais sincero, vale a pena mostrar, pois se ninguém se identificar é o seu sentimento ou você também pode ajudar várias pessoas que se identificarem com o poema, conto.

Educação em Foco: Alguém já falou para você que se identificou com esses escritos?
Tainara: Muitas pessoas se identificam com os contos e poemas e isso é muito gratificante.

Educação em Foco: Como os interessados em adquirir o seu livro podem encontrá-lo?
Tainara: É só entrar em contato comigo por telefone (35) 99978-0502, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda pelo facebook: Tainara Guimarães, que mando o livro autografado para qualquer lugar do país. E pelo site da Editora também é possível comprar.

Confira a entrevista íntegra:

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS - resumo da Entrevista do Programação Educação em Foco - TV Câmara
07/12/2016

registrado em: