Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Olimpíada do Conhecimento 2016
Início do conteúdo da página

Olimpíada do Conhecimento 2016

IFSULDEMINAS marca presença na Olimpíada do Conhecimento 2016

Campeão no desafio individual e vice-campeão no desafio por equipes, a instituição também teve destaque na apresentação de softwares

1 agro agrimensura 2Entre os dias 10 e 13 de novembro, em Brasília, o maior torneio de educação profissional das Américas reuniu alunos de todo o país. Realizada a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a competição recebeu 118.754 visitantes em um espaço de 50 mil metros quadrados. Após quatro dias de evento e provas desafiadoras, os 1.200 competidores das 26 unidades federativas receberam os resultados finais da competição.

Cristian Wellington Mariano e Lara Silva, alunos do curso Técnico em Agrimensura do Campus Inconfidentes, conquistaram o primeiro lugar no desafio individual da modalidade de Agrimensura da Olimpíada do Conhecimento. “O resultado me mostrou que todo o esforço e estudo não foram em vão, que a recompensa das horas e dedicação ao aprendizado chegou”, comentou Cristinan. Para o estudante, a competição foi muito importante para seu crescimento como aluno, profissional e cidadão. Ele ainda destacou o trabalho em grupo e união como principal aprendizado durante o desafio em equipe.

No desafio por equipes, os competidores realizaram, em até uma hora e 30 minutos, o levantamento topográfico de uma área a ser utilizada em um pastejo rotacionado. Eles tinham à disposição caderneta convencional para atividades de campo, teodolito digital e software topográfico para os cálculos, para o levantamento de campo e para realização dos cálculos de escritório.

A equipe do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes recebeu medalha de prata no desafio por equipes da modalidade Produção Leiteira. Anderson Donizet Rodrigues (Informática), Cristian Wellington Mariano (Agrimensura), João Pedro Rosa Almeida (Agropecuária), Lara Silva (Agrimensura), Tainara Christina Guimarães (Informática) e Wagner Felipe De Oliveira (Agropecuária) integraram o time vice-campeão. A prova contou com a participação de cinco equipes que disputaram a modalidade. O primeiro lugar ficou com a equipe do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Os estudantes apresentaram soluções inovadoras para aumentar o conforto térmico dos animais, permitir o gerenciamento da propriedade pela Internet, desenhar um pastejo rotacionado, reaproveitar água e desenvolver métodos novos para detectar o cio dos animais. Estes são fatores que afetam diretamente a produtividade dos pastos brasileiros, que é sete vezes menor que a dos EUA.

O aluno do curso Técnico em Informática, Anderson Donizete Rodrigues, integrante da equipe do IFSULDEMINAS considerou a experiência marcante. Ele pôde voltar para casa com uma ampla bagagem de conhecimentos e mais preparado para o mercado de trabalho. “Sem dúvidas a Olimpíada do Conhecimento proporcionou um encontro entre teoria e prática. Nossa equipe composta por seis alunos do Campus Inconfidentes desenvolveu um projeto para aumentar a produtividade leiteira. O mais interessante foi a união de três áreas distintas: a informática, a agrimensura e a agropecuária. Juntas elas podem atuar de forma mais eficiente e mais segura. Na final, vimos todos os esforços serem recompensados, saímos vice-campeões na categoria por equipe.”

Tainara Guimarães, estudante do curso Técnico em Informática, comentou que a Olimpíada do Conhecimento apresentou um novo caminho para ela. Em sua opinião, “participar da competição foi muito emocionante, ainda mais subir ao pódio representando o Sul de Minas Gerais, junto as outras equipes vencedoras.” Por meio da competição, Tainara conheceu áreas distintas que dependem da sua formação, assim como a Informática necessita das outras. “A visão de um novo mundo me deixou perplexa, pois o evento reúne propostas inovadoras e de qualidade. Passamos por várias dificuldades para elaboração do projeto, tanto na fase de construção quanto para chegarmos à competição. Eu não esperava esse resultado, fiquei muita surpresa. Mesmo com dificuldades cada um doou o máximo de si e no final, conseguimos ser vice-campeões.”

Para o estudante do curso Técnico em Agropecuária, João Pedro Rosa Almeida, os laços construídos durante o projeto vão além da competição. “Durante a participação na olimpíada, pude trocar muito conhecimento com os outros competidores das mais diferentes regiões do Brasil. Na viagem de volta, percebi que essa equipe não era apenas uma equipe pra competição, mas que cada membro tinha marcado de alguma forma minha história de vida. Eles deixaram de ser apenas colegas de escolas, mas companheiros e amigos”.

1 IMG 20161109 105139610De acordo com o professor e orientador dos alunos, João Batista Tavares, inicialmente, devido à integração das diferentes áreas do conhecimento, os alunos tiveram algumas dificuldades para compreender as funções de cada um e a importância de cada formação. Assim, foi um desafio de integrar as diferentes áreas. No entanto, eles conseguiram superar essa barreira e aprenderam a trabalhar em grupo, ajudando uns aos outros. “Todos os alunos ficaram empolgados com a participação na olimpíada, tivemos a possibilidade de demonstrar a competência do Instituto de formar profissionais capacitados”.

O IFSULDEMINAS também teve uma dupla que competiu no desafio individual de irrigação e um aluno que participou do desafio de inseminação. 

Apresentação de softwares

Tela 2Durante o evento, também ocorreu uma mostra de protótipos da Rede Federal. Alguns institutos federais foram selecionados para a apresentação de seus projetos. O IFSULDEMINAS foi uma das instituições convidadas e apresentou três softwares registrados no Instituto Nacional da Propriedade Individual (INPI), resultantes de projetos de pesquisa realizados no Campus Muzambinho, na área de Tecnologia da Informação, são eles o SIACS Desktop, SIACS App e o Syswab.

O SIACS (System for Image Analysis of Cells Structures) Desktop e SIACS App foram resultados de projetos de pesquisa executados pela aluna Nayara Denise Gaspar, egressa do curso de Ciência da Computação, por meio de bolsas de iniciação científica, editais de fomento externo com o CNPq e FAPEMIG. O professor Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva acompanhou a aluna durante a apresentação dos softwares na Olimpíada do Conhecimento 2016.

Os projetos foram conduzidos pelo grupo de pesquisa Informática Aplicada às Ciências (IAC) e sob a coordenação do professor José Antônio Dias Garcia, com a colaboração dos professores Felipe Campos Figueiredo, Francisco Helton Sá de Lima, Generci Dias Lopes, Priscila Pereira Botrel, Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, Raphael Antonio do Prado Dias e Ricardo Marques da Costa.

O SIACS Desktop é um software para cálculos de medidas de contorno e de área (por ferramentas de desenho ou quantificação de estruturas coradas) de estruturas histológicas animais e vegetais. Já o SIACS App é um aplicativo para a plataforma Android, que têm objetivos semelhantes ao do SIACS Desktop: quantificação de estruturas coradas em imagens de tecidos animais e vegetais. Os softwares se caracterizam por oferecer resultados precisos, opções para exportar a análise realizada em banco de dados e planilha CSV, captura de imagens e medição de estruturas com facilidade, dentre outros. Os softwares são gratuitos e estão disponíveis para download no link https://goo.gl/RycYAj.

Já o terceiro software, o Syswab (System for Water Balance), foi resultante do projeto de pesquisa titulado Modelagem e desenvolvimento de um software para interpretação, organização e análise de dados de estações meteorológicas, executado pela aluna egressa do curso de Ciência da Computação Nilva Alice Gaspar, por meio de bolsas de iniciação científica. O professor Vinícius Alves Silva acompanhou a aluna durante a apresentação do software na Olimpíada do conhecimento 2016.

O software Syswab tem como objetivo o gerenciamento de estações meteorológicas, assim como a realização de análises agrometeorológicas, as quais pode ser destacado: Evapotranspiração, Balanço Hídrico Climatológico e de Cultivo, Manejo de Irrigação e Estimativa da Produtividade. Ele visa, portanto, auxiliar na análise de dados climáticos e, a partir do cruzamento de informações climáticas com índices qualitativos e quantitativos de uma produção agrícola, dar opções ao produtor rural para que planeje seu plantio com mais antecedência.

O projeto foi coordenado pelo professor Tiago Gonçalves Botelho e coorientado pelo professor Paulo Sérgio de Souza. O trabalho contou também com a colaboração do professor Vinícius Alves Silva, vinculado ao Campus Passos, do doutorando Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido e do professor Glauco Souza Rolim, ambos da UNESP – Campus Jaboticabal.

Um exemplo da aplicação do software é a análise realizada para a cidade de Guaxupé que resultou em mensurar o quanto seria necessário o produtor deixar ligado o seu sistema de irrigação para que não houvesse excedente e nem falta de água para a cultura de hortaliças em diferentes fases de desenvolvimento. Na tela, é possível notar a precisão nos cálculos apresentados observando o tempo necessário para suprir as necessidades hídricas da planta em cada uma das fases de desenvolvimento apresentadas.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Fotos: Arquivo

Data: 23/11/2016

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página