3º Desafio Maker
Protótipo de Assistente Pessoal de Saúde Emocional vence a 3ª edição do Desafio Maker do IFSULDEMINAS
O Campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) foi palco, no dia 28 de maio, da 3ª edição do Desafio Maker do IFSULDEMINAS, evento que reuniu criatividade, tecnologia e soluções sustentáveis, alinhadas neste ano ao tema “Conectividade e Sustentabilidade: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Movimento”.
A edição contou com a participação de oito equipes, representando os campi de Carmo de Minas, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Cada equipe, formada por, no máximo, três estudantes e um professor/tutor, foi desafiada a desenvolver projetos inovadores que promovessem impactos reais na comunidade e no meio ambiente.
Durante seis horas ininterruptas, totalmente dedicadas à criatividade, inovação e trabalho colaborativo, os participantes mergulharam na proposta e literalmente colocaram a mão na massa para criar protótipos e soluções, utilizando equipamentos e materiais disponibilizados pelo IFSULDEMINAS, como impressoras 3D, CNC de corte e gravação a laser, ferramentas elétricas (parafusadeira, micro retífica, cola quente), ferramentas manuais (chaves diversas, martelo, alicates, serra), Equipamentos de Proteção Individual (EPI), estação de solda, multímetros e fontes.
Os projetos foram avaliados por uma banca composta por três servidores do Instituto, que analisaram critérios como inovação e criatividade, aplicabilidade e funcionalidade, segurança e qualidade da construção. As três melhores equipes foram premiadas, com apoio dos parceiros do evento.
Equipes vencedoras
🥇 1º lugar: Só os Bão II / Campus Muzambinho — “THEO, Assistente Pessoal de Saúde Emocional”, um projeto que visa apoiar o bem-estar emocional, auxiliando no desenvolvimento da empatia e no cuidado com a saúde mental.
🥈 2º lugar: Os-Mar-Contato / Campus Poços de Caldas — “PCBOT”, uma CNC de caneta de baixo custo para uso educacional, que possibilita a criação de desenhos, esquemas e protótipos de forma automatizada.
🥉 3º lugar: LLM II / Campus Três Corações — “Lixeira Automática”, proposta que une automação e sustentabilidade, facilitando o descarte correto de resíduos.
Além dos projetos vencedores, também foram apresentados os protótipos:
- Carro Educacional com Braço Robótico (uma solução inovadora para o ensino prático de STEM e lógica e para o desenvolvimento de habilidades técnicas e empreendedoras) - Os Piá da Informática / equipe do Campus Carmo de Minas
- Blue Bird (projeto de prevenção e detecção de incêndios florestais) - J3 Team / equipe do Campus Pouso Alegre
- Bob.IOT (estufa que controla seu interior automaticamente, cuidando da planta sozinha e enviando detalhes da saúde da planta através do uso de Inteligência Artificial) - AUTOBOTS / equipe do Campus Machado
- Sistema de Monitoramento Florestal (projeto de um sistema de monitoramento de CO₂ utilizando uma placa ESP e sensores, com o objetivo de detectar aumentos anormais nos níveis de CO₂; de emitir alertas preventivos para possíveis focos de incêndio e de reduzir o impacto das queimadas por meio de uma ação rápida) - As Guria da Informática / equipe do Campus Carmo de Minas
- e Mão Robótica (prótese de baixo custo produzida em impressora 3D e controlada remotamente através de uma luva com sensores e periféricos) - Os Sucatas / equipe de Três Corações
O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), por meio da Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE), organizado pelo Espaço Maker do Campus Muzambinho e recebeu apoio das empresas parceiras De Lorenzo do Brasil e Sicredi das Culturas RS/MG.
De acordo com a diretora da DITE, Paula Magda da Silva Roma, neste ano, o Desafio Maker estimulou os estudantes do IFSULDEMINAS a desenvolverem soluções e inovações sustentáveis, por meio da cultura maker, que contribuíssem diretamente para um ou mais ODS da Organização das Nações Unidas (ONU), com o uso de tecnologias da conectividade. "Cada equipe apresentou soluções criativas e cheias de propósito, que envolveram saúde emocional, tecnologia assistiva, automação e outras iniciativas voltadas para a sustentabilidade em seus diversos aspectos. Esses projetos mostram como nossos alunos conseguem aplicar o que aprendem em sala para resolver problemas reais, com muito envolvimento e espírito de equipe. É esse tipo de iniciativa que reforça o papel do IFSULDEMINAS como espaço de inovação e formação cidadã", afirmou a diretora.
Redes Sociais