Abertura OBAP 2016

Tem início a fase final da 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)

A solenidade de abertura aconteceu nesta sexta-feira, 07/10

foto1A noite desta sexta-feira, 7 de outubro, foi marcada pela solenidade de abertura da 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) idealizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas e promovida com o apoio da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa). Neste ano, a fase final da competição acontece na cidade de Uberlândia por meio de uma parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Ao todo, 180 estudantes de todo o país estão reunidos para a realização das provas práticas e teóricas que acontecem no Campus Uberlândia.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Hotel San Diego, onde os competidores, professores e organizadores do evento estão hospedados. Todos os convidados foram recebidos com um jantar, em seguida teve início a solenidade. Estiveram presentes o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; o diretor do Campus Uberlândia, professor Ednaldo Gonçalves Coutinho; o pró-reitor de Extensão do IFTM, professor Eurípedes Ronaldo Ananias Nascimento; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor José Luíz Andrade Rezende; o coordenador técnico da OBAP, Edér Sacconi; e o pesquisador da Embrapa, Alfredo José Barreto Luíz. Apresentações culturais de diversas regiões criaram um clima de interação entre os estudantes que puderam demonstrar seus talentos artísticos. Cordel, músicas e danças animaram a noite.

O professor Ednaldo Gonçalves Coutinho, diretor do Campus Uberlândia e anfitrião da competição, deu as boas-vindas a todos. “Recebemos um grande presente na primeira edição, quando fomos campeões. Desde então, o evento tem crescido bastante e vocês são o combustível para que o Marcelo, organizador do evento, conquiste mais adeptos. Sejam bem-vindos à Uberlândia que é uma cidade interiorana com características de capital”. Para o diretor, a competição é uma grande oportunidade para que os estudantes aprendam uns com os outros.

Em nome do reitor do IFTM, Roberto Gil, o pró-reitor de Extensão, professor Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, homenageou o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli. “Existem gestores e gestores. Alguns deles cumprem seu papel com a administração pública, mas existem aqueles que vão além, ousam, acreditam e assumem uma liderança que transforma projetos em realidade e, por um sonho seu, estamos na sexta edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária. Por isso, considero você um grande gestor”.

Ronaldo apontou a OBAP, como um projeto absolutamente feliz, enfatizando que a olimpíada promove competências que serão requeridas no futuro profissional. “Tenho certeza que sem o treinamento dessas habilidades, vocês não teriam chegado até aqui, se não tivessem trabalhado em equipe e agido com ousadia. Na verdade, a olimpíada é um recurso didático pedagógico maravilhoso e que gera conhecimento”.

Eder Saconi, coordenador técnico da OBAP, comentou que é impressionante a dimensão que a olimpíada vem tomando. “O número de inscritos mostra a efetividade do trabalho realizado pelo IFSULDEMINAS, são iniciativas como essas que balizam a qualidade do ensino. Pela dedicação de todos e qualificação dos competidores, esperamos uma competição de bom nível”. Para ele, o mais importante é levar o aluno a pensar além da sala de aula”.

foto2

Marcelo Bregagnoli, reitor do IFSULDEMINAS e idealizador da olimpíada, ressaltou o trabalho em equipe para o sucesso do evento. “Cada vez mais pessoas estão apoiando a OBAP. Esperava que esse reconhecimento só acontecesse lá pela oitava edição, mas já vemos essa consolidação na sexta. Uma competição com rumos claros e que, obviamente, na próxima edição, dependerá da busca de recursos alternativos, mas que conta com uma equipe comprometida com o trabalho para garantir sua realização”.

Sobre a OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é realizada desde 2011. Neste ano, houve recorde no número de inscrições. Ao todo, foram 637 equipes inscritas, 22 a mais que a última edição, totalizando quase 2 mil alunos. A Olimpíada conta com a participação de estudantes de escolas federais, estaduais e municipais representando todos os estados do Brasil.

Já foram realizadas duas fases virtuais, que são classificatórias para a final, que ocorre agora em Uberlândia. Foram classificadas as 50 primeiras equipes da categoria ensino médio integrado ao curso técnico e as 10 primeiras equipes da categoria ensino técnico subsequente (para alunos que já possuem ensino médio).

A temática desta edição é “leguminosas”, em referência à mesma proposta escolhida para o Ano Internacional da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), com objetivo de elevar a consciência sobre a potencial importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

Confira as fotos da abertura!

Correção: Esclarecemos que foram 180 participantes e não 280, como foi informado anteriormente.

Texto: Ascom/IFSUDEMINAS
Data: 08/10/2016