Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Recepção de professores visitantes

Recepção de professores visitantes

Recepção de professores marca início do programa Professor Visitante, iniciativa inédita na instituição

geral 1Na última quarta-feira (02/08), foram recebidos pela gestão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) os sete professores visitantes selecionados para conduzir projetos específicos e estratégicos nos campi da instituição. A recepção ocorreu no auditório da Reitoria e marcou o início do programa Professor Visitante, iniciativa inédita na instituição.

Os docentes foram selecionados por meio do edital 90/2023, que abriu dez vagas para a contratação de profissionais de excelência, portadores da titulação de doutor, para atuarem na execução de projetos dentro do Instituto, trazendo sua expertise e experiência comprovada para toda a comunidade. Os projetos que serão executados foram submetidos às Pró-Reitorias de Ensino, de Extensão e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação pelos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e os Campi Avançados Carmo de Minas e Três Corações.

geral 2Sobre a chegada dos novos professores, o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, ressaltou que essa é a primeira vez que o IFSULDEMINAS contrata docentes para vagas de professor visitante. “Estamos inaugurando hoje uma iniciativa inédita no IFSULDEMINAS e de vanguarda na Rede Federal. Este é um programa de grande potencial que trará um fôlego a mais para o nosso cotidiano e, tenho certeza, uma mudança de patamar para projetos da Pesquisa, Extensão e Ensino”.

Forma de seleção

Participaram do processo seletivo 38 candidatos, que submeteram o Currículo Lattes para avaliação e apresentaram a uma banca sua trajetória acadêmica e profissional, relacionando-a a um dos dez projetos elencados no edital.

Os sete selecionados deverão, por um período de até dois anos, atender aos objetivos propostos no respectivo projeto ao qual se inscreveram; contribuir para o aprimoramento de programas e projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão; além de viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico.

gestao professsor visitanteO pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Carlos Henrique Reinato, descreveu a chegada dos profissionais como um ato de fortalecimento do corpo docente da instituição. “O professor visitante não vem com o propósito de dar aula, ele não é um professor substituto. Nosso objetivo com esse programa é trazer pessoas de fora, mentes e experiências diferentes, para que agreguem na captação de recursos, nos projetos de Pesquisa, nas atividades de Extensão, nos projetos de Ensino, e que incorporem isso ao IFSULDEMINAS. Em nosso Instituto, eles vão encontrar um ambiente fértil, com uma estrutura boa e diversificada, servidores qualificados e estudantes interessados e dispostos para desenvolver os projetos”.

Confira, a seguir, a relação de docentes visitantes, os respectivos projetos que irão executar e em qual unidade do IFSULDEMINAS:

Diogo Silva Vilela - Projeto: Ecoturismo e educação: biodiversidade de Mata Atlântica e Cerrado do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes

diogo

Nelma de Mello Silva Oliveira - Projeto: Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) - Campus Machado

nelma

Dejair Message - Projeto: Desenvolvimento sustentável da apicultura e meliponicultura do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho

dejair

Mauro Betti - Projeto: Formação Inicial e Continuada de professores(as) de Educação Física no Sul de Minas Gerais: temas emergentes nos processos formativos - Campus Muzambinho

mauro

Igor Musauer Kessous - Projeto: Efeitos da radiação na diversidade filogenética de espécies vegetais em ecossistemas de altitude na região do Planalto de Poços de Caldas - Campus Poços de Caldas

igor

Leandro Carvalho Bassotto - Projeto: Empreendedorismo em foco: articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão em prol do desenvolvimento regional - Campus Avançado Três Corações