IESO no Japão

Estudantes dos Institutos Federais de Itapina e Bambuí selecionados pela OBAP representam o Brasil na IESO 2016

FOTO1Na última semana, entre os dias 20 e 27 de agosto, estudantes de 31 países participaram da International Earth Science Olympiad – IESO, que aconteceu no Japão. Entre as equipes estavam os brasileiros que foram selecionados por meio da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Representantes do IFES - Campus Itapina conquistaram na OBAP 10 medalhas, sendo 3 ouros, 3 pratas e 4 bronzes e o IFMG - Campus Bambuí fechou a competição com quatro equipes premiadas com 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes.

Dessas equipes selecionadas, participaram da IESO as mentoras, Patrícia Soares e Mayelli Caldas, e os estudantes Gustavo Rocha, Vilian Borchardt e Ronaldo Rodrigues (IFES) e a aluna Lissandra Souza, do IFMG.

A diretora de Ensino do Campus Itapina, Patrícia Soares, conta como foi a trajetória dos estudantes. “Na OBAP, foram mais de 600 equipes de todo país. Na fase presencial, tivemos 50 equipes do curso integrado e eles foram medalhistas de ouro. Depois fizeram novamente uma prova concorrendo com todos os medalhistas de ouro, prata e bronze da Olimpíada, as provas eram em inglês. E os alunos foram novamente classificados para representar o país na IESO”.

O aluno Ronaldo Rodrigues conquistou na IESO a medalha de bronze e explica que “a Olimpíada foi separada em quatro temas: o principal foi geologia, seguido de climatologia, ciências ambientais e astronomia. A competição foi composta por provas teóricas e práticas”.

Nesse último domingo, 27 de agosto, foi divulgado o resultado da competição, sendo que 10 estudantes conquistaram medalhas de ouro, 21 alunos levaram medalhas de prata e 35 competidores ficaram com medalhas de bronze. Entre as equipes vencedoras estão os representantes do Brasil, da República da Coreia, dos Estados Unidos, Índia, Japão, Indonésia, Romênia, Portugal, Áustria, França, Itália entre outros.

Sobre a Olimpíada

A IESO é uma olimpíada científica promovida anualmente pela International Geoscience Education Organization (IGEO). Participam os melhores alunos selecionados através de olimpíadas nacionais. Outras edições foram ocorreram no Brasil, organizada pelo IFSULDEMINAS em Poços de Caldas, Índia, Argentina, Itália, Indonésia, Taiwan, Filipinas e Coreia do Sul.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
29/08/2016