Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Hub de Empreendedorismo e Inovação

Hub de Empreendedorismo e Inovação

IFSULDEMINAS irá integrar Hub de Empreendedorismo e Inovação de Pouso Alegre

hubNo dia 19 de junho, foi formalizada a parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre para a criação do Hub de Empreendedorismo e Inovação na cidade de Pouso Alegre, o Pouso Hub.

O projeto da construção do Pouso Hub inclui laboratório, coworking, auditório e áreas que facilitem a convivência entre estudantes, empreendedores, investidores e o poder público para identificação de oportunidades que geram soluções. O espaço de 1.284m² de área projetada será construído na rua Geraldino Coutinho de Souza, no Bairro Santa Rita. A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre aprovou, em 27 de junho, a abertura de crédito que possibilita a construção do Hub no município, cujas obras têm previsão de início ainda neste ano.

A participação do IFSULDEMINAS no empreendimento se iniciou ainda na idealização do projeto, quando o objetivo era habilitar o município de Pouso Alegre em um edital da empresa pública FINEP, numa parceria entre o Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (NEMPA), a Prefeitura Municipal e o IFSULDEMINAS. Na época, a cidade não foi contemplada, mas, de acordo com o vereador Igor Tavares, um dos autores que encabeçam o projeto do Hub, “todas as informações preenchidas para o edital serviram de inspiração para um Hub custeado pelo próprio município”.

O IFSULDEMINAS, portanto, foi uma das primeiras instituições de ensino a dar apoio ao projeto. Segundo o reitor, Cleber Ávila Barbosa, "somos referência na educação profissional e tecnológica e a participação do Instituto pode trazer conhecimento especializado, formação de profissionais qualificados e parcerias estratégicas, impulsionando o desenvolvimento de projetos e empreendimentos inovadores na região. Estamos entusiasmados com o projeto!", ressaltou.

Da reunião oficial que formalizou a parceria, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PPPI) representou o IFSULDEMINAS e apresentou as propostas de atuação do Instituto para o local. "O Hub irá fortalecer as ações de empreendedorismo e inovação de todas as unidades do IFSULDEMINAS, favorecendo o desenvolvimento regional". O projeto do IFSULDEMINAS contempla ações que articulam pesquisa, desenvolvimento e inovação, colocando à disposição estruturas e serviços existentes nos oito campi do Instituto, como:

Empresas Juniores

As Empresas Juniores (EJs), distribuídas nos oito campi, atuam nas mais diversas áreas. Formadas por estudantes, orientados por docentes, as EJs prestam serviços e atendem as demandas da comunidade externa e da instituição, a baixo custo, visando à transferência de conhecimentos e tecnologias para a sociedade e ao aprendizado prático dos estudantes.

Polo de Inovação Agroindústria do Café

A atuação do Polo de Inovação vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) está voltada ao atendimento das demandas do setor produtivo por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à formação profissional para as atividades de PD&I na indústria.

Centro de Validação Tecnológica

Antes de chegar aos consumidores, os produtos criados com o objetivo de contribuírem com a qualidade de grãos precisam ser testados quanto à sua eficiência, custo-benefício e garantia de serviço. Com essa finalidade, o Centro de Validação Tecnológica é um local onde empresas podem estabelecer diferentes tipos de parceria para verificarem se seus produtos estão aptos para comercialização. O Centro faz parte da Fazenda Experimental de Guaxupé e trabalho com uma parceria entre o IFSULDEMINAS, a empresa júnior Agrifort e a Cooxupé.

Incetec

A Incubadora de Empresas Mista (Incetec) tem sua sede no Campus Inconfidentes e abriga, ao mesmo tempo, empreendimentos de base tecnológica, tradicional e social. Desde o início das atividades, em 2008, até dezembro de 2022, 44 empreendimentos já passaram pela Incetec, recebendo acompanhamento, instrução, qualificação e oportunidades de desenvolvimento e crescimento.

De acordo com a diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do IFSULDEMINAS, Priscila Pereira Botrel, o Instituto pretende contribuir com o Hub por meio de serviços e conhecimento na área, a fim de aumentar a prospecção de projetos, formalizar parcerias com empresas da região e gerar transferências de tecnologias. "Desta forma, haverá a interação entre alunos, pesquisadores, empreendedores, investidores, comunidade e prefeitura, gerando soluções e tecnologias para a sociedade. É importante ressaltar a contribuição da professora Cristina Janine em esforços anteriores, com a FINEP, para criação deste Hub".

Além do IFSULDEMINAS, também são apoiadores do Pouso Hub outras instituições de ensino do Sul de Minas, como a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). "Essas três instituições serão âncoras do Pouso Hub, com participação direta na governança. Demais instituições de ensino superior, empresas e organizações de Pouso Alegre também terão passe livre para desenvolver atividades dentro do Hub, desde que sempre venham a contribuir para o desenvolvimento do município e o ambiente de empreendedorismo e inovação da cidade", explicou o vereador Igor Tavares. O vereador ainda ressaltou a importância da participação específica do IFSULDEMINAS no Hub. "Sem conhecimento, criatividade e treinamentos, não teremos no Pouso Hub jovens e empreendedores realizando projetos de impacto. O IFSULDEMINAS vem para ser essa base, ser esse grande parceiro de Ciência e Tecnologia que irá alavancar com as suas formações os sonhos e ideias que nascerem no ambiente de empreendedorismo e inovação de Pouso Alegre!".

Texto: Dicom
Fotos: Prefeitura Municipal de Pouso Alegre