Acordo com a Embrapa

IFSULDEMINAS participa de reunião com a Embrapa e Conif para discutir acordo de cooperação técnica

foto1Em 14 de julho, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), professor Marcelo Bregagnoli e membros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se reuniram com dirigentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na sede do Conif, em Brasília, para tratar do Acordo de Cooperação Técnica firmado em maio deste ano entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC), o Conif e a Embrapa.

O acordo, que prevê o fortalecimento da educação profissional e da inovação nas cadeias produtivas do setor agropecuário brasileiro, também abrange a elaboração e/ou adaptação de material didático; a estruturação e implantação de cursos presenciais de especialização técnica em nível médio e em nível superior; a oferta de cursos a distância e o desenvolvimento de pesquisa e inovação. Cada uma dessas iniciativas será planejada por grupo de trabalho (GT) específico.

Para o coordenador da Câmara de Educação do Campo do Conif e reitor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Geovane do Nascimento, as ações previstas trarão resultados expressivos. “Os eixos contemplam pontos estratégicos para a formação profissional e contribuirão para incrementar os projetos de pesquisa e extensão demandados pelos diferentes arranjos produtivos dos setores agropecuário e industrial, com destaque às ações em prol do desenvolvimento sustentável de pequenos e médios agricultores e daqueles que têm interesse em atuar no setor agropecuário”.

De acordo com o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, que acompanhou o processo de definição do acordo, as ações serão efetivadas em 2017 e alcançarão cerca de 200 unidades agrícolas da Redealt Federal. “As proposições dos GTs serão apresentadas e amplamente debatidas em setembro, durante a Reditec. Na sequência, estabeleceremos o cronograma de cada eixo, com a expectativa de que as primeiras atividades sejam efetivadas já no primeiro semestre”, disse.

foto2

Reunião – Uma das propostas apresentadas durante a reunião é a possível oferta de vagas de estágio nos centros da Embrapa. Também ficou definido que o Conif deverá realizar um diagnóstico das potencialidades da Rede Federal, com o objetivo de levantar cursos, publicações, pesquisas e projetos de inovação que tenham relação com as cadeias produtivas do setor agropecuário brasileiro. A partir disso, será promovida uma série de eventos técnico-científicos.

Participaram do encontro os reitores Marcelo Bregagnoli (IFSULDEMINAS), Roberto Gil Rodrigues Almeida (IFTM), José Bispo Barbosa (IFMT), Vicente Pereira de Almeida (IF Goiano), Geovane Barbosa do Nascimento (IF Baiano) e Uberlando Tiburtino Leite (Ifro); o diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Junior; o chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT-Embrapa), Fernando do Amaral Pereira, e a assessora do DTT, Lilian de Sousa Costa Pohl.

Texto: Assessoria de Comunicação Conif adaptado pela Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Fotos: Ascom - Conif
Data: 25/07/2016