OBAP em Uberlândia

IFTM - Campus Uberlândia sediará a fase presencial da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Foto 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) iniciou os preparativos para a organização da fase presencial da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), que contará, neste ano, com a parceria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), tendo o Campus Uberlândia como sede oficial do evento. Esta é a primeira vez que a competição ocorre em outro instituto.

Para acertar maiores detalhes, foi realizado um encontro no dia 07 de julho, em Uberlândia, onde estiveram presentes o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; a coordenadora de olimpíadas, Cássia Mara Ribeiro de Paiva; o chefe de gabinete, Joarle Magalhães Soares; o reitor do IFTM, Roberto Gil; o pró-reitor de extensão do IFTM, Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira; o diretor do Campus Uberlândia, Ednaldo Gonçalves Coutinho; e os professores do Campus Uberlândia, Arcênio Meneses da Silva, Igor Souza Pereira e Luís Augusto da Silva Domingues.

Na ocasião, os representantes das duas instituições definiram os locais da competição e a equipe que ajudará na execução do evento e das provas práticas. As atividades contarão com o apoio dos alunos do curso de Agronomia do Campus Uberlândia. Neste ano, a etapa final da OBAP ocorrerá nos dias 07, 08 e 09 de outubro e os exames práticos terão uma novidade proposta pela equipe do IFTM: a realização de uma prova específica sobre solos. Outro diferencial é a pretensão de aumentar a valoração e o número de provas práticas para estimular a instituição a investir nas aulas práticas dos cursos técnicos alinhados ao eixo da agropecuária. A equipe do IFSULDEMINAS também se reuniu com o representante da Prefeitura de Uberlândia, Pedro Mendes, com o objetivo de tratar da infraestrutura local para recepcionar o evento.

De acordo com Bregagnoli, idealizador da OBAP, já havia o desejo de estabelecer uma parceria para que a etapa presencial da olimpíada fosse realizada em outras instituições. “Ao fazer essa proposta, o reitor do IFTM, Roberto Gil, sabendo da abrangência e relevância da competição e do nosso desejo de estabelecê-la como um evento nacional, colocou-se à disposição para efetivar essa ação no campus agrícola de Uberlândia, onde também tivemos uma aceitação muito grande por parte da direção do campus, especialmente, pelo fato de muitos professores conhecerem e terem participado da OBAP em edições anteriores”. Segundo o reitor, a intenção é que a partir de agora, a OBAP configure-se como um evento da Rede Federal e que, a cada ano, a fase presencial seja realizada em um campus.

Foto 3

A OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é promovida pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem por objetivo estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio (técnico integrado, concomitante e técnico subsequente) em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica. A competição propõe aos alunos situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.

O evento está em sua sexta edição e, neste ano, teve recorde de inscrições. Ao todo, foram 637 equipes inscritas, 22 a mais que a última edição. A Olimpíada contará com a participação de estudantes de escolas federais, estaduais e municipais representando os 25 estados.

A temática deste ano será sobre leguminosas, em referência a mesma proposta escolhida para o Ano Internacional da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), com objetivo de elevar a consciência sobre a potencial importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 18/07/201