Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

OBAP 2016

6ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária tem novo recorde de inscrições

Estudantes de 25 estados representam as 637 equipes participantes

Acesse a página da OBAP!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) encerrou, na última sexta-feira, 17 de junho, as inscrições para a sexta edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) com registro de 637 equipes, 22 a mais que a última edição. A Olimpíada conta com a participação de estudantes de escolas federais, estaduais e municipais representando os 25 estados.

A temática deste ano será sobre leguminosas, em referência a mesma proposta escolhida para o Ano Internacional da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), com objetivo de elevar a consciência sobre a potencial importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

Equipes

As equipes são compostas por três alunos e um orientador, sendo Minas Gerais o estado com o maior números de inscritos, chegando a 69. Seguido do Espírito Santo com 62 inscrições e Mato Grosso que competirá com 45 equipes. Ao todo, 2548 participantes estão envolvidos na edição 2016 da olimpíada.

Competição

Assim como nos anos anteriores, a OBAP será dividida em três fases. As duas primeiras são realizadas virtualmente, pela plataforma na web, com testes de múltipla escolha destinados a avaliar o conhecimento dos competidores. A terceira e última etapa é a presencial que, nesta edição, ocorrerá nos dias 7,8 e 9 de outubro.

Todos os grupos participantes receberão certificados. As equipes vencedoras serão premiadas com medalhas e troféus. Os alunos medalhistas de ouro das equipes da modalidade de Ensino Médio Integrado ou Concomitante serão convidados a participar da seletiva para compor a equipe mista que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), em 2017.

Sobre a OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) tem por objetivo estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio (técnico integrado, concomitante e técnico subsequente) em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os mesmos.

Cronograma

Abertura da plataforma de provas para ambientação

 13/07 a 31/07

1ª fase de provas virtuais

 01/08 e 02/08

2ª fase de provas virtuais

 03/08 e 04/08

Fase presencial

 7,8 e 9 de outubro

 

Edições anteriores

Encerramento e premiação da quinta edição da OBAP

Confira os campeões da 4º Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
20/06/2016

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página