2º Seminário de Pesquisa e Inovação
2º Seminário de Pesquisa e Inovação do IFSULDEMINAS
- Inscrição para transmitidas ao vivo: encerradas
- Inscrição para o curso de redação: encerradas
De 26 a 28 de abril, acontece a 2ª edição do Seminário de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), o evento será realizado totalmente on-line e conta com parceiros e palestrantes de instituições como INPI, IGVEC, UNIFOR, USP, UNIFEI, UNIFAL, além de servidores e estudantes do IFSULDEMINAS.
As atividades serão transmitidas ao vivo pelas plataformas Google Meet e Zoom e necessitam de inscrição prévia para serem acessadas, por meio deste link.
Já, para o curso de Redação Científica, as inscrições devem ser feitas por este link e ficam abertas até que as vagas sejam totalmente preenchidas.
Programação
Ao longo dos três dias de programação on-line, haverá palestras, minicurso, oficina e roda de conversa. Serão tratados diversos temas como: propriedade intelectual; plágio no texto científico; inovação no agronegócio; e a contribuição das instituições de ensino na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Haverá certificado para os participantes. Confira a seguir a programação completa e o minicurrículo dos convidados:
O Evento
Nos três dias do evento, totalmente on-line, parceiros e colaboradores de diferentes instituições compartilharam seu conhecimento, esclareceram dúvidas, trouxeram exemplos práticos e puderam contribuir para a formação e o aperfeiçoamento da mentalidade científica e inovadora do público presente. Confira um pouco do que foi destaque nos dias do evento:
1º dia: clique nos banner para assistir na íntegra o evento
Palestra: PI e Juventude - inovar por um futuro melhor
Logo após a abertura do evento realizada pela Diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, Cristina Lucia Janini Lopes, o público inscrito recebeu o primeiro palestrante, Rodrigo Ferraro, que é pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e escolheu para sua palestra explorar o tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2022 - Propriedade Intelectual e Juventude: inovar por um futuro melhor - que tem como foco a propriedade intelectual e os jovens que criam inovações por futuro melhor.
O palestrante abordou três aspectos: o que é propriedade intelectual, a importância de sua proteção e ativos de propriedade intelectual, como, patente (melhorias funcionais associada a um problema), marca (identifica a origem e procedência do produto ou processo), exemplificando com marcas de renomes internacionais, desenho industrial (melhorias ornamentais) e o programa de computador (direito de autor), a única modalidade com validade internacional.
1º parte: Minicurso: Redação Científica
Cerca de 130 pessoas participaram do minicurso de Redação Científica, ministrado pelo Professor Gilson Volpato, que enfatizou a importância da qualidade na pesquisa, a ética nas publicações e o papel da academia na ciência.
O professor abordou os principais tópicos a serem considerados ao estruturar o texto científico, desde os preparativos e a metodologia utilizada, os diferentes objetivos de uma pesquisa, os melhores formatos para apresentar os resultados, como estruturar a discussão, a introdução, até dicas para o resumo, título.
Além de apresentar a lógica e as técnicas para a escrita científica, Volpato trouxe exemplos práticos para demonstrar a forma mais adequada de usar determinados verbos, pessoa do discurso, uso de voz ativa e voz passiva e tempos verbais mais adequados para cada tópico do artigo.
|
|
Obs.: a oficina "curriculo Lattes" não foi gravada
|
Oficina: Currículo Lattes
Na noite de terça-feira, (26), dentro das atividades do Seminário, a oficina Currículo Lattes, ministrada pela professora Brígida Monteiro Vilas Boas - docente do IFSULDEMINAS - Campus Machado, abordou de forma didática e objetiva a criação, o preenchimento e a atualização do CV Lattes e sua importância no mundo acadêmico.
A oficina contou com 66 participantes, em média, entre discentes, docentes e participantes externos que compartilharam suas dúvidas e aprenderam de forma prática a utilizar a plataforma.
|
2º dia: clique nos banner para assistir na íntegra o evento
Palestra: O que é plágio e como evitá-lo?
Na manhã do segundo dia do 2º Seminário de Pesquisa e Inovação, quarta-feira, (27), começou com palestra sobre um dos temas mais polêmicos da comunidade acadêmica e científica: O plágio.
Ministrada de forma descomplicada e bem esclarecedora, a bibliotecária da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Morgana Ramos Albuquerque, abordou a questão da ética em pesquisa, os tipos de plágio mais comuns no meio acadêmico e apresentou várias dicas de como evitar o plágio.
Morgana apresentou um levantamento dos principais motivos que levam os autores a cometerem plágio, as principais formas de identificar o plágio nos trabalhos acadêmicos e mostrou um software utilizado para essa finalidade.
Destacou também a diferença entre plágio e paráfrase, trazendo exemplos práticos comparativos para o público, expôs as principais normas que tratam de citações e referências, além de trazer à discussão a questão do autoplágio.
Palestra: INPI Negócios
Na sequência, José Renato Carvalho Gomes, servidor do INPI, esteve conosco para apresentar o Programa INPI Negócios.
O Programa não se trata de uma consultoria, mas foi desenvolvido para ajudar o empreendedor a: aprender o valor da PI; conhecer as regras do sistema; formalizar a proteção de seus ativos no Brasil ou no exterior e estabelecer parcerias, fazendo a roda da inovação funcionar, transformando a pesquisa em produto para a sociedade.
O INPI Negócios engloba 22 iniciativas estruturadas em 6 eixos:
01º - PI para o mindset inovador;
02º - Desenvolvimento de capital humano especializado em PI;
03º - Expansão do uso do sistema de PI por residentes;
04º - Ampliação da inserção do INPI em ecossistemas regionais de inovação;
05º - Geração de inteligência comercial em PI;
06º - Integração às cadeias globais de valor por meio da PI.
Essas estruturas implantanta uma nova dinâmica de atuação na busca pelo aumento de registros de ativos de propriedade industrial (PI) por residentes no Brasil, como empresas, centros de inovação e universidades, dando destaque ao Programa de Mentoria em PI, orientação qualificada voltada para a expansão do uso do sistema de PI, sendo destinadas a pesquisadores, empresas e ICTs, que possuam projetos que contemplem uma propriedade intelectual.
|
|
Obs.: o minicurso "Redação Científica" não foi gravada
|
2º parte: Minicurso: Redação Científica
Neste segundo dia de Minicurso, os participantes interagiram com entusiasmo no chat do evento e tiveram suas dúvidas esclarecidas em diferentes momentos nos dois dias do minicurso.
Felipe Mendes, que é servidor do IFSULDEMINAS e aluno de mestrado, ficou muito satisfeito com a oportunidade de participar do curso e destacou:
“Curso com orientações muito claras, práticas e objetivas de como construir um trabalho sério e de real utilidade pública. Professor Volpato trouxe uma proposta de escrita científica viva e caracterizou muito bem algumas melhorias necessárias nas redações no Brasil. Sem dúvida, apresentou um caminho muito bom para seguir na escrita do trabalho de pesquisa. Agradeço demais ao professor Volpato e ao IFSULDEMINAS pelo conhecimento de qualidade.”
|
3º dia: clique nos banner para assistir na íntegra o evento
Obs.: a palestra "Originalidade e Plágio no texto científico" não foi gravada
|
Originalidade e Plágio no texto científico
Na manhã de quinta-feira, (28), o assunto abordado foi novamente o plágio, desta vez contando com a presença do professor Marcelo Krokoscz, um dos nomes de maior destaque nas pesquisas sobre plágio no cenário nacional. Autor dos livros:
- “Autoria e Plágio: Um Guia para Estudantes, Professores, Pesquisadores e Editores”;
- “Outras Palavras sobre autoria e plágio". Ambos publicados pela Editora Atlas.
De acordo com ele, o plágio em trabalhos científicos ocorre entre estudantes nas instituições de ensino, bem como está presente nas publicações de pesquisadores. Muitas vezes a prática é cometida por desconhecimento, porém, em outras, por negligência.
|
|
Tendências e oportunidades para inovação no agronegócio sul mineiro Na tarde do dia 28, o professor Luiz Eugênio Pasin, docente da UNIFEI, falou aos presentes sobre as principais tendências e oportunidades para inovação no agronegócio sul-mineiro. De acordo com o palestrante, numa região economicamente estratégica, a tendência do agronegócio sul-mineiro requer novos modelos de negócios e, para tanto, se requer uma análise do sistema atual e da diversidade no ecossistema empreendedor para que se possa desenvolver soluções alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com um olhar analítico para alguns destaques e setores que sinalizam infinitas possibilidades, em especial, os pequenos negócios no campo, a agricultura familiar e orgânica, tendo como premissa, não só a rentabilidade, mas o desenvolvimento econômico e social sustentável. Roda de conversa: Contribuições das instituições de ensino na promoção dos ODS – foco em pesquisa, gestão e inovação A programação do Seminário foi encerrada por uma roda de conversa inspiradora, que trouxe como tema as contribuições das instituições de ensino da promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mediada pelo coordenador de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, Leonardo Manso, o encontro contou com valiosas contribuições de Julieta Moreira, Izabella Carneiro Bastos e Tom Rodrigues, da UNIFAL, que nos trouxeram à reflexão que a crise global não está apenas ligada à natureza mas ao social. É de natureza estrutural, multidimensional e interdependente, há uma interdependência entre a economia, sociedade e a Biosfera. Os desafios trazem oportunidades e neste contexto o papel das instituições de ensino é fundamental para transversalizar e promover os ODS na educação infantil e adulta, em suas pesquisas de inovação tecnológica, extensão tecnológica, desenvolvendo uma economia colaborativa, sustentável. Nas apresentações mostrou-se a criatividade e o empenho de algumas instituições de ensino para promover os ODS por meio de projetos ligados à cidades mais sustentáveis |
Redes Sociais