Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 10ª OBAP - 2º Dia de Provas

10ª OBAP - 2º Dia de Provas

Competidores realizam provas de adubação e mecanização agrícola no último dia da 10ª edição da OBAP

obap semeadoraOs competidores se reuniram às 8h deste sábado (05/03) para começar o segundo e último dia de provas presenciais da 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), idealizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Os participantes, dessa vez, tiveram dois desafios pela frente, que envolviam máquinas agrícolas e adubação e nutrição de plantas. As provas aconteceram no Campus de Alegre, do Ifes.

As 36 equipes novamente se revezaram na quadra poliesportiva para realizar as duas atividades práticas propostas para o dia.

Mecanização Agrícola

O primeiro desafio foi regular uma semeadora adubadora, que foi disponibilizada desmontada e sem sementes no reservatório. Esse verdadeiro quebra-cabeça deveria ser montado em 30 minutos.

O responsável pela prova, professor Carlos Magno, do IFSULDEMINAS, explicou porque a temática foi escolhida para integrar a OBAP. "Primeiro, por ser parte importante de um processo, que vai desde o preparo de solo até a colheita. Segundo, por fazer parte do cotidiano da vida profissional do técnico em Agropecuária e pela estrutura deste tipo de máquina agrícola não oferecer risco de acidentes".

Karen Araújo, representando a Ilha de Marajó, no Pará, contou que conseguiu realizar com êxito o teste, apesar da preocupação prévia. "Como a prova era grande e cansativa, a gente ficou com receio de não conseguir realizar dentro do tempo estipulado. Mas, deu tudo certo! Aliás, foi uma aventura chegar até aqui. Viajamos por 12 horas de barco, dormindo na rede. Depois foi um dia inteiro de voo e, por fim, pegamos um ônibus do aeroporto de Vitória até Alegre. Mas nossa experiência foi única porque, até então, nunca havíamos saído do nosso município. Tudo o que estamos vivendo aqui vai agregar muito na nossa vida".

Adubação

obap adubacaoNa sequência, houve a prova de preparo de adubação, quando as equipes deveriam escolher entre os fertilizantes disponíveis, aqueles que pudessem integrar a mistura de adubos mais econômica para o plantio de uma certa cultura. As etapas da prova consistiam na realização dos cálculos, preenchimento do gabarito e preparo da mistura dos fertilizantes; tudo no tempo de 30 minutos.

Vitória Pereira, da equipe  "Os Agrobodes" da Escola Estadual Monsenhor Odorico, do Ceará, contou que teve alguma dificuldade para cumprir a prova. "Em nossa escola, não temos maquinários para poder fazer as práticas, por isso foi mais difícil. Vamos levar da OBAP vários aprendizados para nossos colegas".

O período de resolução das provas se estendeu até às 13h, tendo intervalos para descanso e refeição das equipes. As atividades foram acompanhadas pelos integrantes da comissão técnica formada por servidores do IFSULDEMINAS, Ifes, IF Sudeste de Minas e IFSP e tiveram o apoio dos alunos dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Cafeicultura do Ifes e de Zootecnia e Agronomia da Ufes.

Depois do teste, os obapianos terão um tempo livre para se prepararem para o momento mais aguardado da competição. A partir das 19h00 deste sábado, acontece a cerimônia de encerramento da OBAP, quando serão revelados os vencedores desta edição.

Redes Sociais

Além do portal institucional do IFSULDEMINAS, a cobertura da 10º OBAP também está sendo feita no perfil da Olimpíada no Instagram. Participante, use @obap.oficial para postar conteúdos e acompanhe os momentos mais marcantes da competição.

A OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica idealizada pelo IFSULDEMINAS. Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. A OBAP é realizada anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada que, em 2018, foi aberta também a estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.

Benefícios da OBAP

A premiação obtida na OBAP pode ser usada para ingresso em instituições de ensino superior, por meio das vagas olímpicas; torna os medalhistas aptos a serem contemplados com recursos do Auxílio Brasil; e garante o direito dos vencedores da modalidade integrado participarem da seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, a IESO.

Texto: Ascom Reitoria IFSULDEMINAS
Data: 05/03/2022