Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 10ª OBAP - Credenciamento
Início do conteúdo da página

10ª OBAP - Credenciamento

Equipes chegam para a 10ª edição da OBAP

Mulheres são a maioria dos competidores

 DSC0050Nesta quinta-feira, 03 de março, houve a recepção e o credenciamento das primeiras equipes que chegaram ao Campus de Alegre para participação da fase presencial da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), este ano, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A fase presencial da olimpíada acontece nos próximos dois dias (04 e 05/03). Participam da competição 108 estudantes do ensino técnico de nível médio e subsequente ligados à Agropecuária e áreas afins, classificados da fase virtual da OBAP, aplicada em setembro de 2021.

O evento segue um protocolo de biossegurança que exige, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras durante todas as atividades, a participação apenas de pessoas vacinas contra a Covid-19, a higienização pessoal e de materiais e equipamentos com álcool gel  70 por cento e a manutenção do distanciamento social.

Credenciamento

Cada equipe é formada por três estudantes, acompanhados de um orientador. Os competidores são alunos de institutos federais e de escolas técnicas federais, estaduais e municipais e vieram de 16 estados brasileiros; Piauí (4) foi a unidade da federação que enviou o maior número de equipes.

 DSC0054Os obapianos começaram a chegar no início da tarde, ao Campus de Alegre, do Ifes, para fazerem o credenciamento, que seguiu até às 19hs desta quinta e será retomado no dia seguinte, pela manhã, para atender a logística do transporte de todos os participantes, que vêm das cinco regiões do país. Cada pessoa recebeu um kit da Comissão Organizadora da OBAP, com materiais de identificação e para a realização das provas.

O orientador Klebson Brito trouxe sua equipe do Campus Santarém, do Instituto Federal do Pará. Mesmo nem tendo iniciado a competição, o professor contou como a OBAP já é um marco na vida desses rapazes. "Eles são muito tímidos, nunca haviam viajado de avião. Inclusive, nunca tinham saído da cidade de Santarém. Mesmo com tudo isso acontencendo, vejo que o mais importante deles estarem aqui hoje é que consigam aproveitar, interagir com os colegas, conhecer outra região e outro campus da Rede Federal, saber que eles podem competir com estudantes de outras localidades do Brasil e que o Pará tem um ensino tão bom quanto o de outras regiões".

O perfil dos obapianos

Iniciada em 2021, a 10ª edição, antes programada para ter apenas a fase virtual, devido a pandemia da Covid-19, foi repaginada ainda no final daquele ano e ganhou a fase presencial, possibilitada por meio da parceria entre o IFSULDEMINAS e Ifes, com o apoio da Setec/MEC. O idealizador da OBAP e reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, destacou o perfil dos competidores desta edição. "Observamos, nesta OBAP, a presença de muitos estudantes vindos da rede municipal e estadual de ensino, além da habitual participação de integrantes da Rede Federal. Há também uma grande parcela feminina; tanto que, pela primeira vez, o número de representantes mulheres (74) é mais que o dobro do de homens (35) numa edição da olimpíada".  DSC0032

A estudante do técnico integrado, Maria Eduarda de Oliveira, do Campus Uberaba do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, é uma dessas representantes. "Minha expectativa para a competição é grande. A gente estudou muito, fomos medalhistas e estar aqui, agora, conhecendo pessoas de outros estados e culturas, é enriquecedor. Aqui, a gente consegue sentir o concorrente, ver a preparação dele. Há uma troca maior do que pelo meio on-line. A gente vê como está o nível deles e percebe aquilo que temos que melhorar".

 DSC0040Laura Figueiredo, do Campus Machado do IFSULDEMINAS, também estava com a expectativa alta para participar da olimpíada. "Eu e minhas duas amigas de equipe estamos muito empolgadas, porque, no ano passado, nós tivemos apenas aulas remotas por causa da pandemia. Quando soubemos que haveria também a fase presencial da OBAP, nos preparamos muito para estar aqui representando o Sul de Minas".

Acomodação

Logo após o credenciamento, um lanche/jantar foi servido e, em seguida, os competidores foram direcionados a suas respectivas acomodações. Alguns foram levados para um hotel da cidade, contudo, a grande maioria ficou hospedada onde, rotineiramente, é a moradia estudantil dos alunos do Ifes. A acomodação dentro do campus facilita o acesso dos competidores aos locais de provas, ao refeitório onde serão servidas todas as refeições e ao auditório onde se dará a cerimônia de premiação e de encerramento da OBAP, pois todos os espaços localizam-se também no campus.  

Competição

Durante os próximos dois dias, os competidores serão desafiados a resolver, individualmente e em equipe, atividades teóricas e práticas envolvendo o manuseio de solos, plantas, animais, equipamentos e insumos. Na manhã e tarde da sexta-feira (04), eles realizam a primeira parte das atividades práticas, com a execução de três provas em equipe. E, no período da noite, a partir das 19h00, terão duas horas para concluir, individualmente, as 20 questões da prova teórica. A competição segue durante o sábado (05), quando os participantes resolvem as últimas duas atividades práticas. A cerimônia de premiação e encerramento ocorrerá ainda no sábado, a partir das 19h30.

Histórico

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica idealizada pelo IFSULDEMINAS. Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. A OBAP é realizada anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. A primeira edição ocorreu em 2011 e já contava com a aplicação de testes on-line e realização de provas presenciais. Até 2016, aconteceu nos campi do IFSULDEMINAS. A partir de então, a fase presencial passou a ser realizada em institutos parceiros, tendo sede nas cidades de Uberlândia, Barbacena, Bambuí (MG), Foz do Iguaçu (PR) e, agora, em Alegre (ES). Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada que, em 2018, foi aberta também a estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.

Redes Sociais 

Além do portal institucional do IFSULDEMINAS, a cobertura da 10º OBAP também será feita no perfil da Olimpíada no Instagram. Participante, use @obap.oficial para postar conteúdos e acompanhe os momentos mais marcantes da competição.

Parcerias e apoio

A 10ª edição da olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que cedeu as instalações do Campus de Alegre para as competições presenciais. Recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e ao Ministério da Educação (MEC), além da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede EPCT (Conif). Integram a Comissão Organizadora da competição servidores do IFSULDEMINAS e do IFSP; já a Comissão Técnica é formada por servidores de ambos os institutos, além do Ifes e do IF Sudeste de Minas. A competição ainda recebe apoio técnico de estudantes do Ifes, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e tecnologia em Cafeicultura, e da Ufes, de Zootecnia e Agronomia.

Texto: Ascom/Reitoria
Data: 03/03/2022
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página