Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Apoio aos GPs do IFSULDEMINAS - 2021/1º

Apoio aos GPs do IFSULDEMINAS - 2021/1º

Divulgado edital de apoio aos Grupos de Pesquisas do IFSULDEMINAS

Serão contempladas até 5 propostas no valor de até R$ 9.000,00 para cada grupo. As inscrições vão até 11 de abril de 2022

Link para a página do edital 53/2022

- Submeta as propostas aqui!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI),  juntamente com a Coordenadoria Geral de Pós-graduação (CGPG), divulgou nesta última quarta-feira, (23), edital que apoia grupos de pesquisa da Instituição. A ideia é apoiar projetos dos pesquisadores pertencentes aos Grupos de Pesquisa (GPs), certificados pelo IFSULDEMINAS no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com recursos de custeio.

O objetivo é Incentivar o desenvolvimento dos Grupos de Pesquisa da Instituição e consolidá-los para, assim, aumentar e estimular o pensamento, a criatividade e a produtividade técnico-científica, contribuindo para o engajamento dos membros participantes em atividades de pesquisas inovadoras.

Inscrição

Serão admitidas até 3 propostas por Grupo de Pesqusia (GP), porém, será contemplada a proposta que obtiver a maior nota conforme quadro de critérios de avaliação exposto no item 09 deste edital. Assim, as propostas deverão ser submetidas via Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa e Extensão (GPPEX), por meio deste link.

Somente serão aceitas inscrições dentro do prazo e a PPPI não se responsabilizará por problemas de ordem técnica (queda de sistema,  de energia, entre outros) que impossibilitem a submissão.

Documentação

Os documentos para inscrição deverão ser anexados no GPPEX, em uma pasta compactada (.zip ou .rar), no campo identificado como “Projeto Completo”, contendo:

I - Projeto de pesquisa com o plano de trabalho do bolsista (anexo I);

II - Planilha orçamentária em formato .xls ou .ods, conforme modelo disponível neste link em “Orçamento Financeiro”;

III – Um orçamento para cada item da planilha orçamentária;

IV - Cópia da 1ª página do Currículo Lattes do bolsista e do orientador, com a data de atualização legível;

V - Declaração emitida pelo (NIPE ou GEAPE confirmando que o proponente não possui pendência de nenhuma natureza em atividades de pesquisa, pós-graduação, inovação e empreendedorismo em seu respectivo campus (anexo III);

VI - Declaração de anuência do Líder do Grupo de Pesquisa (anexo III), criado devidamente datado e assinado via SUAP.

VII - Cópia legível do histórico escolar do estudante emitido pelo IFSULDEMINAS;

VIII - Cópia legível do do registro geral (RG) e cadastro de pessoa física (CPF) do bolsista em formato .pdf;

VIII - Termo de compromisso do bolsista (anexo IV) criado, devidamente datado e assinado via SUAP.

Avaliação das propostas

A avaliação das propostas se dará em duas etapas:

1ª Etapa: análise documental, conforme item 8;

2ª Etapa: análise da proposta seguindo critérios abaixo:

Critérios  Pontuação
Antecedentes, fundamentação teórica e justificativa 20
Clareza e pertinência dos objetivos  20
Adequação da metodologia proposta aos objetivos estabelecidos  20
Adequação e viabilidade do cronograma (detalhando o uso dos recursos)  10
Potencial de impacto dos resultados e contribuição para o desenvolvimento da pesquisa  20
Avaliação do Plano de Trabalho do Bolsista 10
. Propostas que não atingirem 60 pontos serão desclassificadas.
. No caso de empate na nota final, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, na sequência:
I  - Integração ensino, pesquisa, extensão, inovação e abordagem de temas inclusivos;
II - resultados esperados.

Recursos

Caso haja a necessidade de recurso, utilizar o anexo V e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título "Recurso GP x(nome do grupo)x", devidamente justificado e assinado. Vale lembrar que em caso de não haver recurso, o resultado final da homologação das inscrições, bem como das propostas aprovadas serão publicados em 12/04 e 03/05/2022, respectivamente.

Evento  Data
Período de submissão  03/03 a 11/04/2022
Homologação das inscrições  12/04/2022
Recurso quanto à homologação das inscrições  13/04/2022