Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 3ª Semana Global do Empreendedorismo

3ª Semana Global do Empreendedorismo

3ª Semana Global do Empreendedorismo do IFSULDEMINAS traz o tema Economia Circular

stories semana global logoAcontece nos dias 18 e 19 de novembro, a terceira edição da Semana Global do Empreendedorismo do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), evento organizado em parceria com o Instituto Politécnico de Beja, de Portugal, e com o apoio dos Escritórios Locais de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITTs) de todos os campi do IFSULDEMINAS.

Com o tema "Economia Circular e o futuro das organizações", o evento tem como proposta transmitir diversos conhecimentos relevantes para a aceleração do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Sul de Minas. O evento ocorre de forma virtual, gratuita e aberta às comunidades interna e externa das duas instituições. Para participar, o interessado deve se inscrever por meio deste link; as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas ao longo do evento. A transmissão será ao vivo, via Google Meet.

Segundo a diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do IFSULDEMINAS, Cristina Lúcia Janini Lopes, a economia circular traz a ideia de analisar novos fluxos de materiais e processos, de criar um ciclo de reaproveitamento e desenvolvimento sustentável. "Esta ideia pode ser aplicada não só para as questões de reaproveitamento, mas também para repensar o design de produtos e dos processos, tanto de pequenas empresas como de startups. E por que não das instituições públicas? Como temos pouca circularidade nas nossas cadeias produtivas, o evento foi pensado em trazer à tona esta discussão e fazer com que os alunos, servidores e todo o público reflitam o seu ambiente e vejam como podem contribuir para uma produção mais próspera para a sociedade que utiliza recursos de forma não linear e regenerativa".

Programação

O tema economia circular será abordado por meio de palestras, mesas redondas e workshop. Confira a seguir a programação completa:

18 de novembro 19 de novembro

14h - Abertura Oficial

9h - Palestra: Economia Circular e a Criação de valor

Claudia Leite - Conselheira Consultiva na HILO Estratégia e Propósito

14h20 - Apresentação de vídeos (pitch) de projetos institucionais de inovação e/ou empreendedorismo

10h20 - Apresentação de vídeos (pitch) de projetos institucionais de inovação e/ou empreendedorismo

14h30 - Mesa Redonda: Da sustentabilidade à circularidade nas Instituições de Ensino

Luciel Henrique de Oliveira e Jefersom Alves dos Santos

10h30 - Mesa Redonda: Economia Circular sob olhar do processo de incubação

Fernanda Maria dos Santos Pereira - Diretora da Incubadora do IPB e Sissi Karoline Bueno da Silva - Gerente da INCETEC