Bolsas PIBIC/FAPEMIG

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/FAPEMIG

Divulgado resultado preliminar

Edital 189/2021Resultado Preliminar - publicado em 22/11/2021

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), comunica que estão abertas as inscrições no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) provenientes de cotas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que tem finalidade incentivar a iniciação de estudantes da graduação em atividades de pesquisa científica e tecnológica, estimular a vocação científica e contribuir para a formação acadêmica e para o desenvolvimento de inovações, sob a orientação de um pesquisador da instituição

Bolsa

As bolsas serão concedidas por um período de até nove meses (dezembro de 2021 a setembro de 2022), condicionadas à distribuição de cotas da FAPEMIG para o IFSULDEMINAS. Desta forma, cada projeto aprovado poderá contemplar dois bolsistas. As bolsas serão no valor de R$ 400,00 mensais para o desenvolvimento atividades do plano de trabalho proposto em regime de dedicação de 20 horas semanais.

Proponentes/Orientadores

Ser servidor do IFSULDEMINAS com titulação mínima de Mestre. No caso de servidor técnico-administrativo, obter anuência formal de seu respectivo chefe imediato, em que conste expressamente a disponibilidade em sua carga horária para coordenar o projeto, dispondo de carga horária de, no mínimo, duas horas semanais; e também, possuir cadastrado atualizado na plataforma Everest, da Fapemig. Outras especificações poderão ser encontradas no item 03 do edital.

Alunos/bolsistas

Podem participar dos programas: os alunos que estiverem regularmente matriculados no IFSULDEMINAS e não forem concluintes dos cursos ofertados pelo campus até a vigência da bolsa, onde já deverá ter cursado, no mínimo, o segundo período; possuírem Currículo Lattes atualizado até a data de encerramento do edital; encontrarem-se cadastrados no sistema Everest, da Fapemig; entre outros requisitos especificados no item 04 deste edital.

Inscrições

As inscrições tiveram início no dia 18 de outubro, seguirão até o dia 15 de novembro de 2021 e serão realizadas apenas via GPPEX, por meio deste linkPara efetivar a inscrição, é necessário cadastrar o projeto e submetê-lo a ao edital. O projeto deve apresentar a viabilidade técnica, conforme o anexo II, criado preferencialmente via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Toda a documentação o candidato poderá conferir no anexo 06 deste edital.

Seleção

O processo seletivo ficará sob a responsabilidade da PPPI e compreenderá a avaliação, a classificação e a indicação das propostas contempladas, de acordo com o número de cotas disponibilizadas pela FAPEMIG. O Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIIC) do IFSULDEMINAS nomeará um Comitê Avaliador (interno ou externo) composto por docentes que avaliarão os projetos, sendo cada projeto avaliado duplamente.

Evento Data
Período de inscrições 18/10 a 15/11/2021
Homologação das inscrições 16/11/2021
Período de recurso para homologação das inscrições* 17/11/2021
Resultado da homologação após período de recurso 18/11/2021
Resultado preliminar a partir de 22/11/2021
Período de recurso para o resultado preliminar 24 horas após a publicação do resultado
Resultado final após período de recurso a partir 24/11/2021
Reunião de apresentação da Coordenação e alinhamento com os bolsistas contemplados 29/11/2021
Vigência da bolsa 01/12/2021 a 30/09/2022
Vigência do edital
10/2021 a 10/2022
*Em caso de não haver recurso em relação ao resultado final da homologação das inscrições, bem como das propostas aprovadas, ficarão como válidos os já publicados em 16/11/2021 e 22/11/2021, respectivamente.

Recurso deverá ser enviado exclusivamente para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - com assunto identificando "Recurso Edital 189/2021"

Obs: as informações contidas nesta notícia não excluem a necessidade de ler atentamente o edital

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMIINAS
Publicado em: 25/10/2021