Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Aula inaugural - Mestrado Profissional

Aula inaugural - Mestrado Profissional

UNIFEI e IFSULDEMINAS têm aula inaugural do Mestrado Profissional

Aula InauguralNo último dia 3 de setembro foi realizada a aula inaugural do Mestrado Profissional em Administração da UNIFEI. Trata-se de uma parceria entre o IFSULDEMINAS e a Federal de Itajubá, que oferta 20 vagas do mestrado aos servidores. O Mestrado Profissional conta com 100% dos docentes doutores, focando no desenvolvimento de pesquisas que atuem diretamente em demandas reais de associações públicas ou privadas. A oferta das disciplinas foi estruturada para possibilitar a participação do aluno sem comprometer sua agenda profissional. Para isso, todas as aulas são concentradas somente em um dia da semana. No caso da parceria, as do primeiro semestre estão concentradas nas sextas-feiras. Trata-se de um curso de mestrado normal, porém, com uma turma especial de servidores do instituto federal.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Sindynara Ferreira, “a parceria englobava até 20 vagas para os servidores. Entretanto, em dois processos seletivos, obteve 17 servidores aprovados, sendo oito da Reitoria, um do Campus Poços de Caldas, um de Pouso Alegre, três do Campus Muzambinho, três de Inconfidentes e um de Machado. O curso tem a previsão de dois anos, devendo estender-se até julho de 2023.

Sindynara explica que as conversas para a parceria acontecem desde agosto de 2018. “Em 2020, a proposta foi aprovada dentro do IFSULDEMINAS e começamos as tratativas com a UNIFEI, agora junto à coordenação da professora Andrea Aparecida Costa Mineiro. O objetivo geral é ofertar qualificação e capacitação para servidores. Atualmente, podemos observar os ganhos que a qualificação acadêmica ou profissional carreia ao bom desempenho dos trabalhos e dos serviços ofertados à sociedade. E o perfil do programa de pós-graduação da UNIFEI vem ao encontro das necessidades do instituto. É uma relação de mútua  colaboração e interesse, uma vez que tanto promoverá a maior e melhor integração entre instituições de ensino, em uma mesma região, quanto gerará, para a sociedade a percepção de serviços públicos essenciais, com mais qualidade".

Para a professora Andrea Aparecida Costa Mineiro, “a parceria do Mestrado Profissional em Administração da UNIFEI com o IFSULDEMINAS pretende, além de formar e capacitar os servidores, desenvolver projetos aplicados que possam contribuir para uma melhor gestão, trazer contribuições ao entorno das instituições, reforçando a pertinência social das entidades em suas localidades, além de abrir possibilidades para outras parcerias que possam auxiliar no desenvolvimento social, econômico e cultural”.

Conheça os programas do Mestrado

O Programa possui 3 linhas de pesquisa:

1. FINANÇAS APLICADAS À TOMADA DE DECISÃO

Estuda e avaliação de desempenho e controle financeiro de empresas a partir de dois temas. O primeiro, foca na análise de investimento e de risco abordando temas contemporâneos como aplicação da simulação de Monte Carlo, Opções Reais, Árvore de Decisão e Métricas para gerenciamento de risco. O segundo tema foca no gerenciamento de estrutura de custos de empresas adotando como prisma a agregação de valor em operações, precificação e tomada de decisão.

1. EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

O objetivo da linha de pesquisa é estudar como diversas formas de promover o empreendedorismo e as estruturas organizacionais requeridas para a realização de inovações e desenvolvimento econômico e social. Tem como base a avaliação do papel e a análise da contribuição de diversos agentes (empresa, estado, universidades, instituições de pesquisa, organizações do terceiro setor e etc) para o processo de desenvolvimento em geral e processos de catching up. A linha de pesquisa inclui temas como MPEs, educação empreendedora, empreendedorismo tecnológico, sistemas de arranjos socioprodutivos, sistemas de inovação, gestão da ciência, da tecnologia e da inovação, desenvolvimento regional e território.

1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA APOIO À DECISÃO

Esta linha de pesquisa se propõe a estudar e aplicar a informação como um recurso estratégico da empresa, necessário para o apoio às decisões administrativas. Aspectos relacionados desde a captação dos dados até a disponibilização da informação serão considerados. O objetivo desta linha de pesquisa é o uso de sistemas de informação para apoio a algumas decisões.

Texto: Ascom Reitoria (com informações professora Sindynara Ferreira)
Data da publicação:14/09/2021
registrado em: ,