Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

OLIP 2021

Confira os vencedores da OLIP 2021

BANNER 230x136 OLIP2021O Campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) sediou, no último sábado, dia 26 de junho, a 11ª edição da Olimpíada Interna de Programação (OLIP). A competição reuniu 99 alunos de cursos da área de Informática das unidades Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Três Corações do IFSULDEMINAS; do Campus Manhuaçu do IFSUDESTE; da UNICAMP; e das Universidades Federais Fluminense (UFF), de São Carlos (UFSCar) e de Alfenas (UNIFAL).

A disputa ocorreu nos moldes da Maratona de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, de forma on-line. Ao todo, competiram 43 equipes: 29 pela categoria Superior e 14 pela modalidade Técnico. Outros alunos e professores participaram como equipe de apoio.

A OLIP é uma seletiva que acontece todos os anos. As melhores equipes são classificadas para a Maratona Regional de Programação, que neste ano será on-line e está prevista para acontecer no mês de outubro.

A proposta da Olimpíada é incentivar os estudantes a resolverem problemas da área da Informática e implementarem algoritmos em tempo limitado, promovendo e estimulando a aprendizagem de programação.

Confira os resultados:

Categoria Superior 

1º Lugar - Unidos da Aracele superior ouro

Camila Bianca Silva Caldas - 3º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
Jairo de Sousa Júnior - 7º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
Ygor Ribeiro Costa - 5º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho

 

superior prata2º Lugar - Dengoso

Natanael Fabrício Dacioli Batista - Mestrando em Ciência da Computação - UFSCar
Andrês Rodrigues Oliveira - Matemática - UNICAMP

 

 

 

 

 

3º Lugar - Grafolândiasuperior bronze

Gabriel Bianchin de Oliveira - Doutorando em Computação - UNICAMP
Samuel Eduardo da Silva - Mestrando em Computação - Universidade Federal Fluminense

 

 

Categoria Técnico

tecnico ouro1º Lugar - www.com

Yuri Donizete Claudino de Faria Santos - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Julio Nunes Avelar - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Bhryan Stepenhen da Cruz - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho

 

2º Lugar - Crias do Dudutecnico prata

Thiago Nelsi do Couto - Técnico em Informática Integrado - Campus Inconfidentes
Nathan Douglas Pinaffi - Técnico em Informática Integrado - Campus Inconfidentes
Samuel Rocha Milani - Técnico em Informática Integrado - Campus Inconfidentes

 

tecnico bronze3º Lugar - Keep Calm and Stack Over Flow

Daniel Baracat Franqueira Cavazza - Técnico em Informática Integrado - Campus Avançado Carmo de Minas
Guilherme de Oliveira Rangel - Técnico em Informática Integrado - Campus Avançado Carmo de Minas

 

 

 

Texto: Equipe Organizadora da OLIP
Atualizado em 29/06/2021

__________________________________________________

11ª Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS (OLIP)

Conheça as 45 equipes participantes. O evento será on-line a partir das 8hs do dia 26/06 

 

Equipesensino Superior (30 equipes)

Equipes: ensino Técnico (15 equipes)

stories olip 2021Estudantes de Informática do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), IF Sudeste/MG e da Unifal participarão da 11ª Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS (OLIP). O evento será realizado de forma on-line a partir das 8hs do dia 26 de junho (sábado), de modo que todos os participantes possam fazer a prova em casa. Acesse aqui o site da OLIP!

Inscrições

As inscrições foram realizadas de 17 de maio a 07 de junho de 2021, exclusivamente pelo site da Olimpíada, por estudantes dos cursos de Informática de todos os campi do IFSULDEMINAS, em todas as modalidades (Técnico Integrado e Subsequente, PROEJA, Bacharelado, Licenciatura, Especialização Técnica e EaD), além de alunos dos polos ligados ao Instituto.

Todos os anos, a organização do evento solicitava aos inscritos a doação de um quilo de alimento não perecível como valor simbólico pela inscrição. Feito isso, esses alimentos eram doados para uma instituição de caridade da cidade de Muzambinho.

Ao contrário das edições anteriores, diante do atual momento de isolamento, a organização do evento decidiu cobrar qualquer valor em dinheiro para a realização das inscrições referentes a 11ª OLIP. Este investimento deverá ser feito via depósito bancário. A entidade beneficiada será a Frente de Apoio ao Menor (FAM).

Histórico da FAM

Criada em 20 de agosto de 1990, a FAM é uma entidade social beneficente e sempre exerceu suas atividades sem interrupção. O foco principal da entidade são ações com crianças de 04 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos, no período em que não estão nas escolas.

Os assistidos recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, também recebem reforço escolar, noções de informática, praticam esportes, fazem artesanato e teatro, leem e assistem a filmes.

A entidade acolhe atualmente cerca de 110 crianças. Como qualquer entidade assistencial, mesmo com apoio de recursos da prefeitura, além de colaborações dos associados, dos empresários e das pessoas que ajudam a entidade, os recursos acabam não sendo suficientes para manter tudo o que a entidade oferece.

Com isso, para manter as atividades diárias, a FAM sempre busca realizar eventos como forma de arrecadar mais recursos, como almoços, jantares, feijoadas, pizzas e bazar beneficente.

Dados para depósito/Inscrição:

Frente de Apoio ao Menor (FAM)
Banco Sicoob (756)
Ag.: 3125
Poupança: 62.892.796-7
CNPJ.: 19.125.723/0001-45 

Para pagamento com Pix, a chave é o número do CNPJ da FAM.

Provas

A OLIP consiste em uma bateria de problemas a serem resolvidos na data da prova. As equipes submeterão as possíveis soluções à Comissão Julgadora. As resoluções serão avaliadas de forma a serem aprovadas ou rejeitadas. No caso de rejeição, a equipe poderá submeter novas soluções ao mesmo problema.

Sobre a OLIP

A OLIP reúne estudantes dos cursos da área de Informática e é uma seletiva que acontece todos os anos, quando as melhores equipes são classificadas para a Maratona Regional de Programação. Para mais informações, envie um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cronograma

Evento Data e Horário
Inscrições de 17 de maio a 07 de junho de 2021
Abertura do evento 26 de junho às 08h
Sessão de aquecimento 26 de junho às 09h
Início da competição 26 de junho às 13h

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS com informações da coordenação da OLIP
Data: 11/05/2021
Atualizado em: 17/06/2020

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página