PIBIC

IFSULDEMINAS oferta bolsas de Iniciação Científica para estudantes do Ensino Médio e Superior

- Edital Nº 16/2017 - PIBIC e PIBIC - Af
- Edital Nº 18/2016 - PIBIC- EM

Estudantes do Ensino Médio e Superior do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem se inscrever no Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), a partir desta terça-feira, (03/05). O PIBIC tem por objetivo contribuir para a iniciação de estudantes em atividades de pesquisa, por meio de concessão de bolsas de iniciação científica. As modalidades ofertadas são PIBIC, para estudantes de cursos superiores, o PIBIC – Af para alunos beneficiários de ações afirmativas e o PIBIC-EM, voltado para aqueles que estão no Ensino Médio/Profissional.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever, via internet, pelo GPPEX até o dia 31 de maio. Serão aceitas apenas inscrições de projetos que forem cadastrados e submetidos ao Edital, por meio do sistema.

Documentos

Os documentos exigidos deverão ser anexados ao GPPEX em uma pasta compactada (.zip ou .rar) nos formatos indicados
– Projeto com Plano de Trabalho do(s) bolsista(s) (Anexo II - Modelo de projeto de pesquisa) (.doc, .pdf ou .odt). Os projetos que não atenderem ao item 4 d serão automaticamente desclassificados.
– Termo de viabilidade técnica (Anexo I)
- Cópia legível do histórico escolar do aluno emitido pelo IFSULDEMINAS com carimbo e assinatura da secretaria (.pdf) e último CORA (Coeficiente de Rendimento do Aluno).
- Cópia legível dos documentos do aluno (RG e CPF) em formato .pdf.
– Comprovante do cadastro do Lattes do bolsista e do orientador (.pdf, somente a primeira página do Currículo Lattes).
– Termo de Compromisso
- Em caso de renovação da bolsa e/ou projeto, apresentar o relatório final do ano anterior e justificativa de prorrogação do projeto (.doc, .pdf ou .odt). A renovação concorre em iguais condições com as novas solicitações.

Para os alunos do PIBIC-EM é necessário ainda, autorização dos pais para o aluno ser bolsista (idade inferior a 18 anos), devidamente assinada.(Declaração dos responsáveis - PIBIC-EM)

Bolsas

Para os alunos do PIBIC e PIBIC-Af serão concedidas bolsas no valor de R$ 400 mensais. Já para os estudantes do PIBIC – EM as bolsas serão no valor de R$ 100. O período de duração do Programa será de 12 meses, entre agosto de 2016 a julho de 2017. Os valores serão pagos mensalmente para os bolsistas apenas em conta-corrente do Banco do Brasil.

Processo de seleção

A Comissão Institucional PIBIC nomeará um Comitê Avaliador (interno ou externo) de professores para avaliação dos projetos, sendo cada projeto avaliado duplamente, conforme os critérios estabelecidos pela CAPEPI (Anexo IV) e para o PIBIC – Em conforme critérios estabelecidos no Edital (Anexo III).

Período de inscrição 03/05/2016 a 31/05/2016
Resultado da seleção  07 de julho de 2016
Pedidos de reconsideração 08 de julho de 2016 pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resultado dos pedidos de reconsideração 11 de julho de 2016
Vigência das bolsas  agosto de 2016 a julho de 2017