Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Cobertura 1º Seminário de Pesquisa e Inovação

Cobertura 1º Seminário de Pesquisa e Inovação

1º Seminário de Pesquisa e Inovação inicia com palestras sobre o papel da Iniciação Científica e a participação feminina na Ciência

Evento on-line e gratuito segue até o dia 16/04

- Acesse a programação completa aqui!

abertura seminárioNesta terça-feira (13), teve início o 1º Seminário de Pesquisa e Inovação. Evento totalmente on-line organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e pelo Polo Embrapii Agroindústria do Café do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), com a participação de palestrantes e parceiros de outras instituições convidadas.

O evento foi aberto com as boas-vindas dos pró-reitores de Ensino, de Extensão e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, além do pronunciamento do reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli. O reitor enfatizou a importância de existirem momentos como este, nos quais há reflexões, aprendizado e valorização da Ciência, área vista por ele como prioritária e estratégica. “Ciência significa esperança, que vai além do desenvolvimento que a gente tanto necessita, neste momento, de vacinas [contra a Covid-19] e de melhoria de qualidade de vida. Ela se associa também ao desenvolvimento: do país, econômico, social. Então, Ciência é estratégico e temos que exigir que ela seja tratada como tal”.

Bregagnoli completou, ressaltando a necessidade de ações de defesa da Ciência. “Precisamos de ações de defesa, de postura política para que a gente evite o decréscimo dos recursos para a Ciência. Precisamos avançar em áreas de fomento que muitas vezes o CNPq não contempla, em número de editais de fomento à pesquisa e em aumentar o orçamento das instituições federais de ensino para que possam trabalhar efetivamente a pesquisa, a ciência e a tecnologia de modo efetivo. Em suma, essa mobilização é extremamente necessária e urgente”.

geral palestra 1Palestras

Neste primeiro dia, os participantes acompanharam, pelo período da manhã, duas palestras. Com a temática “A importância da Iniciação Científica (IC) na carreira acadêmica e profissional”, os professores Dr. Hilton Lopes Galvão (IFFluminense) e Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto (IFAM) trouxeram conceitos, dados, projetos e depoimentos de bolsistas sobre a IC no país, numa linguagem descomplicada, voltada para os estudantes.

Galvão elencou as contribuições da IC para a vida acadêmica, profissional e pessoal do estudante. Já Queiroz Neto destacou como a IC possibilita a importante articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão e demonstrou a afirmação apresentando projetos de IC em várias áreas do conhecimento, desenvolvidos por estudantes do IFAM. Segundo o professor, o programa de IC é plural e democrático e, independentemente da temática escolhida no projeto, o processo de desenvolvimento do estudante é similar. “Ele vai partir de um problema, usar sua base de conhecimento, ampliar essa base de conhecimento em busca de solução com criatividade e chegar num resultado. Então, muito mais importante do que o resultado ou o projeto em si é o processo, que vai trazer para este aluno uma aprendizagem, uma formação humana integral”.

geral palestra 2O evento seguiu com a palestra “Meninas e Mulheres na Ciência”, da professora Dra. Ana Paula Palheta Santana (IFPA). Ela contextualizou a origem e a manutenção do descompasso de gênero no desenvolvimento da Ciência e apontou a necessidade da busca e implantação de mecanismos para romper com esta assimetria, possibilitando mulheres presentes e produtivas para a Ciência. “[O lançamento de editais específicos, de iniciativas isoladas e de prêmios voltados para as mulheres para impulsionar a participação feminina na Ciência], tudo isso ainda não se traduziu, no Brasil, em políticas públicas que pudessem de fato garantir as nossas participações, presenças e escolhas de uma vida acadêmica, independentemente da área, do modo como a gente organizou a vida pessoal, que impacta diretamente na nossa produtividade como cientistas”.

Programação

A programação continua até o dia 16/04 com outras palestras e mesas redondas. Ainda serão tratados temas, como: ética na pesquisa; o papel facilitador da inovação na inserção do estudante no mercado de trabalho; a inovação na cafeicultura; a educação empreendedora como estímulo ao pensamento crítico, à análise de problemas complexos e à busca de soluções; e a lei da biodiversidade junto ao Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). As atividades serão transmitidas ao vivo pela TVIFSULDEMINAS, canal da instituição no Youtube. Confira a programação completa aqui.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 13/04/2021