Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 2º Desafio Tecnológico

IFSULDEMINAS lança 2º Desafio on-line de Inovação Tecnológica

Alunos e servidores podem se inscrever até o dia 10 de Julho

- Edital 98/2020

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com o apoio das Diretorias de Tecnologia de Informação (DTI) e Desenvolvimento Institucional (DDI), publicou nesta quarta-feira, 10/06, edital do 2º Desafio de Inovação Tecnológica (DIT), versão on-line, para alunos e servidores dos campi. O objetivo é oportunizar que servidores e estudantes desenvolvam e testem suas habilidades, com problemas reais do Instituto, visando incentivar a cultura inovadora, bem como a formação de profissionais criativos e inovadores.

Inscrições

A inscrição será realizada por meio do envio do Formulário de Inscrição (Anexo I) em formato não editável (pdf), no período de 10 de junho a 10 de julho, obrigatoriamente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Cada equipe deverá enviar um único e-mail, por meio do seu coordenador, com o assunto: “Inscrição - 2° Desafio de Inovação Equipe (nome da equipe)”.

O formulário de inscrição poderá ter, no máximo, quatro páginas, se uma categoria; seis páginas, se duas categorias; e oito páginas, se três categorias.

Categorias de problemas/desafios

Dentre os cinco desafios propostos, a equipe escolherá uma ou mais problema para propor uma solução. Confira abaixo as categorias:

Desafio 01: Participação social em camadas decisórias institucional e governamental;

Desafio 02: Inclusão social e educação informal;

Desafio 03: Preparação de discentes para crises;

Desafio 04: Dados institucionais;

Desafio 05: Cafeicultura.

Etapas

Este Edital consiste em duas etapas. A primeira selecionará dez equipes, de acordo com os desafios propostos. Já na segunda etapa, os selecionados farão uma apresentação, de acordo com o item 10 deste Edital.

Seleção

Será nomeada pela equipe organizadora uma comissão julgadora, a fim de proceder com a análise e avaliação das inscrições/propostas recebidas. Todos as propostas regularmente inscritas serão analisadas pela comissão no prazo previsto neste edital e serão avaliadas seguindo os critérios de:

- Inovação e originalidade;

- Potencial de impacto para o IFSULDEMINAS;

- Viabilidade financeira e aplicabilidade.

O resultado das avaliações das propostas recebidas ficará disponível no site institucional. Caberá recurso para o resultado das propostas analisadas, em até 24 horas do dia útil subsequente à publicação do resultado da etapa, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , em formulário próprio (Anexo III), que deverá ser enviado pelo coordenador da equipe.

Apresentação

Será estabelecida uma banca para avaliação das apresentações orais, com membros indicados pela PPPI/NIT/DTI/DDI. As 10 equipes apresentarão suas propostas on-line, no dia 21 de setembro. A Banca avaliará as equipes de acordo com os critérios e pontuações descritos na Ficha de Avaliação (Anexo V). Serão vencedoras do Desafio as equipes que obtiverem a maior pontuação.

Premiação

Todas as equipes receberão certificado de participação e a equipe vencedora, para cada categoria, receberá certificado informando a sua colocação no Desafio. Será concedida uma premiação principal para a equipe que se classificar em primeiro lugar, referente às cinco categorias deste edital, conforme a seguir:

- Bolsa no valor de R$ 400,00 mensais para alunos de cursos superiores;

- Bolsa de R$ 200,00 mensais para alunos de cursos técnicos.

As bolsas terão duração de quatro meses, para cada um dos discentes participantes das equipes classificadas em primeiro lugar, de cada categoria, para desenvolver e finalizar o produto tecnológico. Será descentralizada pela PPPI/NIT para o campus das equipes vencedoras mediante a entrega de um projeto – a ser elaborado no modelo de Iniciação Científica e Tecnológica, disponibilizado, conforme modelo no Anexo VII do Edital, contendo um plano de trabalho para cada estudante. O envio do projeto deverá ocorrer até as 23h59 do dia 30/10/2020 e deverá ser enviado para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Período de inscrição

De 10/06/2020 a 10/07/2020

Esclarecimento de dúvidas

Até 03/07/2020