2º Desafio Tecnológico
Divulgado o resultado final do 2º desafio de inovação tecnológica
- Resultado final - publicado em: 31/08/2020
Atualizado em: 31/08/2020
________________________________________________________________________________________
Confira a lista de inscrições homologadas
- Lista de inscrições homologadas
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga a lista de inscrições homologadas para o 2º desafio de inovação tecnológica. Caberá recurso até 24 horas a partir do 1° dia útil subsequente à publicação da homologação dos inscritos por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em formulário próprio denominado Formulário de Recurso (Anexo IV) que deverá ser enviado pelo coordenador da equipe. Não será permitido apresentar recursos contra outras equipes participantes do desafio. Em caso de deferimento do recurso, será retificado o resultado e republicado no site supracitado.
Atualizado em: 24/08/2020
___________________________________________________________________________________________________
Cronograma do 2º desafio de inovação tecnológica é retificado
- Edital 98/2020: cronograma retificado
Foi divulgada nesta terça-feira, 14/07, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), retificação do cronograma do 2º Desafio de Inovação Tecnológica. Veja abaixo cronograma retificado.
Cronograma
Evento |
Data |
Período de inscrição |
De 10/06/2020 a 10/07 a 20/08/2020 |
Esclarecimento de dúvidas |
Até 03/07 1/08/2020 |
Homologação das propostas |
14/07 21/08/2020 |
Recurso quanto à homologação das propostas |
15/07 24/08/2020 |
Análise e seleção das propostas homologadas |
De 06/07 a 10/07 25/08 a 28/08/2020 |
Divulgação do resultado da 1ª Etapa |
13/07 28/08/2020 |
Recurso quanto ao resultado |
14/07 31/08/2020 |
Divulgação final da 1ª Etapa |
22/07 01/09/2020 |
Envio do Termo de Compromisso |
23/07 04/09/2020 |
Desenvolvimento do Projeto |
De 24/07 a 18/10 04/09 a 05/11/2020 |
Apresentação da tecnologia (protótipo) e premiação |
21/10 06/11/2020 |
Envio do projeto e plano de trabalho dos bolsistas |
30/10 13/11/2020 |
Envio do relatório final |
01/03 10/04/2020 |
Atualizado em: 15/07/2020
__________________________________________________
IFSULDEMINAS lança 2º Desafio on-line de Inovação Tecnológica
Alunos e servidores podem se inscrever até o dia 10 de Julho
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com o apoio das Diretorias de Tecnologia de Informação (DTI) e Desenvolvimento Institucional (DDI), publicou nesta quarta-feira, 10/06, edital do 2º Desafio de Inovação Tecnológica (DIT), versão on-line, para alunos e servidores dos campi. O objetivo é oportunizar que servidores e estudantes desenvolvam e testem suas habilidades, com problemas reais do Instituto, visando incentivar a cultura inovadora, bem como a formação de profissionais criativos e inovadores.
Inscrições
A inscrição será realizada por meio do envio do Formulário de Inscrição (Anexo I) em formato não editável (pdf), no período de 10 de junho a 10 de julho, obrigatoriamente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Cada equipe deverá enviar um único e-mail, por meio do seu coordenador, com o assunto: “Inscrição - 2° Desafio de Inovação Equipe (nome da equipe)”.
O formulário de inscrição poderá ter, no máximo, quatro páginas, se uma categoria; seis páginas, se duas categorias; e oito páginas, se três categorias.
Categorias de problemas/desafios
Dentre os cinco desafios propostos, a equipe escolherá uma ou mais problema para propor uma solução. Confira abaixo as categorias:
Desafio 01: Participação social em camadas decisórias institucional e governamental;
Desafio 02: Inclusão social e educação informal;
Desafio 03: Preparação de discentes para crises;
Desafio 04: Dados institucionais;
Desafio 05: Cafeicultura.
Etapas
Este Edital consiste em duas etapas. A primeira selecionará dez equipes, de acordo com os desafios propostos. Já na segunda etapa, os selecionados farão uma apresentação, de acordo com o item 10 deste Edital.
Seleção
Será nomeada pela equipe organizadora uma comissão julgadora, a fim de proceder com a análise e avaliação das inscrições/propostas recebidas. Todos as propostas regularmente inscritas serão analisadas pela comissão no prazo previsto neste edital e serão avaliadas seguindo os critérios de:
- Inovação e originalidade;
- Potencial de impacto para o IFSULDEMINAS;
- Viabilidade financeira e aplicabilidade.
O resultado das avaliações das propostas recebidas ficará disponível no site institucional. Caberá recurso para o resultado das propostas analisadas, em até 24 horas do dia útil subsequente à publicação do resultado da etapa, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , em formulário próprio (Anexo III), que deverá ser enviado pelo coordenador da equipe.
Apresentação
Será estabelecida uma banca para avaliação das apresentações orais, com membros indicados pela PPPI/NIT/DTI/DDI. As 10 equipes apresentarão suas propostas on-line, no dia 21 de setembro. A Banca avaliará as equipes de acordo com os critérios e pontuações descritos na Ficha de Avaliação (Anexo V). Serão vencedoras do Desafio as equipes que obtiverem a maior pontuação.
Premiação
Todas as equipes receberão certificado de participação e a equipe vencedora, para cada categoria, receberá certificado informando a sua colocação no Desafio. Será concedida uma premiação principal para a equipe que se classificar em primeiro lugar, referente às cinco categorias deste edital, conforme a seguir:
- Bolsa no valor de R$ 400,00 mensais para alunos de cursos superiores;
- Bolsa de R$ 200,00 mensais para alunos de cursos técnicos.
As bolsas terão duração de quatro meses, para cada um dos discentes participantes das equipes classificadas em primeiro lugar, de cada categoria, para desenvolver e finalizar o produto tecnológico. Será descentralizada pela PPPI/NIT para o campus das equipes vencedoras mediante a entrega de um projeto – a ser elaborado no modelo de Iniciação Científica e Tecnológica, disponibilizado, conforme modelo no Anexo VII do Edital, contendo um plano de trabalho para cada estudante. O envio do projeto deverá ocorrer até as 23h59 do dia 30/10/2020 e deverá ser enviado para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Cronograma
Evento |
Data |
Período de inscrição |
De 10/06/2020 a 10/07/2020 |
Esclarecimento de dúvidas |
Até 03/07/2020 |
Homologação das propostas |
14/07/2020 |
Recurso quanto à homologação das propostas |
15/07/2020 |
Análise e seleção das propostas homologadas |
De 06/07/2020 a 10/07/2020 |
Divulgação do resultado da 1ª Etapa |
13/07/2020 |
Recurso quanto ao resultado |
14/07/2020 |
Divulgação final da 1ª Etapa |
22/07/2020 |
Envio do Termo de Compromisso |
23/07/2020 |
Desenvolvimento do Projeto |
De 24/07/2020 a 18/10/2020 |
Apresentação da tecnologia (protótipo) e premiação |
21/10/2020 |
Envio do projeto e plano de trabalho dos bolsistas |
30/10/2020 |
Envio do relatório final |
01/03/2021 |
Texto:Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
15/06/2020
Redes Sociais