Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 1º Encontro de Empresas Juniores

1º Encontro de Empresas Juniores

1º Encontro de Empresas Juniores reúne mais de 100 estudantes e servidores no Campus Machado do IFSULDEMINAS

01Na quarta-feira, 19 de fevereiro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio das Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI); Extensão (ProEX) e Ensino (ProEN), promoveu o 1º Encontro de Empresas Juniores (EJs), que reuniu representantes dessas organizações, existentes nos diversos campi da Instituição. Mais de 100 estudantes assistiram a uma palestra, trocaram experiências e participaram de um worskshop durante o evento, que se estendeu até o fim da tarde.

Com objetivo de fortalecer, capacitar e fomentar o movimento Empresa Júnior na região, o worskshop, promovido pelos membros do Núcleo Sul de Empresas Juniores, formado pelas empresas juniores do Sul de Minas, trouxe de forma prática e dinâmica a compreensão pelo tema. Estiveram presentes o professor Eduardo Esteves Zanin do INATEL e o aluno Igor Mendes (Soiltech) que fizeram um painel mostrando como pode ser articulado um processo de ideação até a concretização de um negócio.

Pró-reitorias

02A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Cristina Lucia Janini Lopes, abriu o evento. Ela agradeceu às EJs de todos os campi, ao Campus Machado por sediar o espaço, à direção e ao apoio da equipe técnica. Cristina explicou que as pró-reitorias, PPPI, Proex e Proen, estão juntas nesse movimento e pediu aos alunos que aproveitem o momento e que desejem ser empreendedores.

O pró-reitor de Extensão, professor Cléber Ávila Barbosa, representou o reitor Marcelo Bregagnoli na ocasião. Ele observou que as EJs vêm crescendo cada vez mais na instituição, citou o apoio e a parceria da PPPI para os avanços do projeto. Antes, o apoio à criação de EJs era feito apenas pela ProEX, mas, a partir de agora, passou a ser um trabalho coordenado pelas duas pró-reitorias.

03“Estamos diante de um seleto grupo de estudantes, um grupo entusiasmado e com garra, que busca algo além da sala de aula, da nota na prova. Esse é o diferencial de vocês”, disse o pró-reitor, que ainda acrescentou que “as pró-reitorias trabalham na forma de estímulo, mas, sem as proposições e as demandas do dia a dia dos campi, esse trabalho seria impossível”.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Sindynara Ferreira, os alunos do IFSULDEMINAS já fazem 'a diferença' e aproveitou a ocasião para reforçar as oportunidades que a instituição oferece, como: a corrida das startups e o edital de empresas juniores. A pró-reitora também enfatizou a importância das três pró-reitorias trabalharem de forma conjunta, integrando Ensino, Pesquisa e Extensão.

Palestra

04Na parte da manhã do dia 19 de fevereiro, uma palestra sobre “Empreendedorismo e tendências de negócios”, proferida pelo consultor do Sebrae-MG, Francis Lago, abordou a realidade dos microempreendedores. De acordo com o SEBRAE Nacional, o número de pequenos negócios somam mais 17,5 milhões no Brasil e representam a força motriz do país.

O palestrante falou sobre a importância do gerenciamento de informação para conhecer o cliente e o que ele busca; esclareceu conceitos importantes no universo da inovação e do empreendedorismo, como mindset, que representa a mudança da mentalidade para alcançar o sucesso. “Um exemplo é a pessoa que reclama de tudo, o mindset trabalha com o crescimento e a visão, mas o que isso tem a ver com o empreendedorismo? Precisamos trabalhar com a mentalidade do indivíduo para que ele veja o mercado de uma maneira diferente”, enfatizou Francis.

Experiências

06Representantes das EJs compartilharam suas experiências com os participantes. Os estudantes do Campus Machado, Flávio Henrique de Souza e Alessandra Oliveira, da IFEMAC Jr, contaram um pouco do que já conquistaram a partir da atuação na JR. “Aprendi muito, me desenvolvi bastante na minha área de atuação. Participar de uma empresa júnior é um diferencial na hora de participar de um processo seletivo para estágio ou para conquistar uma vaga de emprego”, contou Alessandra.

Texto e Fotos: Ascom/Machado
Revisão: Ascom/Reitoria