Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Relatos de experiências - 2019

Relatos de experiências - 2019

Caderno com relatos de experiências exitosas de 2019 é divulgado pelo IFSULDEMINAS

A publicação apresenta 6 linhas temáticas de ações realizadas pela Instituto no âmbito de cursos, programas e projetos de gestão!

- Caderno de Relatos de Experiências

Captura de tela inteira 14022020 105811Foi publicada nesta sexta-feira, 14/02, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) o primeiro caderno de Relatos de Experiências. A edição é composta por textos que descrevem, detalhadamente, os experimentos feitos por servidores e gestores a fim de contribuir de forma positiva para o fomento de cada área de atuação.

O objetivo da publicação é promover a troca de experiências prosperadas por servidores e gestores, a fim de demonstrar como a Instituição se desenvolveu ao logo do tempo, sendo  referência em Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão.

Envolvidos

Estão envolvidas neste projeto as Pró-Reitorias e as Diretorias Sistêmicas do IFSULDEMINAS que possibilitaram, por meio de edital, uma chamada para submissão de relatos no intuito de promover a troca de experiências desenvolvidas por funcionários públicos e dirigentes. Desta forma, são considerados Relatos de Experiências as atividades realizadas contempladas ou não por algum edital interno ou externo de fomento ao ensino, à pesquisa ou à extensão, e projetos específicos relacionados à gestão, que atenderam a linhas temáticas do edital e aos critérios de avaliação estabelecidos.

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), Sindynara Ferreira, este caderno é de grande importância para a Instituição. “Acredito que a nível Institucional a relevância do caderno é dar publicidade a ações exemplares que colegas desempenham de forma aplausível para, desta forma, ser replicadas e abrir novas ideias e oportunidades”.

Sindynara ainda diz que a PPPI ficou responsável pela organização geral do caderno e as demais Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas do IFSULDEMINAS ajudaram na elaboração da chamada, delimitando as temáticas bem como na avaliação das propostas submetidas.

Linhas temáticas do caderno

- Experiência de inclusão em espaços educativos (pessoas com deficiência, questões de gênero, vulnerabilidade social, raça e diversidade sexual, entre outros);

- Experiência de uma educação profissional articulada com o mundo do trabalho;

- Experiência com a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação;

- Experiência com extensão tecnológica ou pesquisa aplicada, envolvendo com sucesso o IFSULDEMINAS e outros setores da sociedade (empresas, instituições, ONGs, associações);

- Experiência com práticas de gestão sustentável, transformadora ou inovadora;

- Experiência com tecnologias da informação e comunicação.

Eventos

A conclusão de tal projeto resultou na apresentação das propostas selecionadas na 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, por meio de pitches e agora neste caderno.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS
19/02/2020