Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

9ª OBAP - eventos

Palestra "Marco Legal da Inovação" e reunião sobre internacionalização movimentam 9ª OBAP

48809432062 dd8d6d859e cEnquanto alunos participavam de provas práticas, dois eventos paralelos marcaram a programação da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), no segundo dia de competição. Na primeira parte da manhã, ocorreu a palestra "Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação", ministrada pela procuradora Diana Guimarães Azin, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na sequência, houve uma reunião entre representantes das delegações estrangeiras e instituições brasileiras para debater possíveis parcerias.

Citando exemplos de projetos e experiências bem sucedidos na área de inovação ocorridos no âmbito do IFCE, a procuradora discorreu sobre os desafios e vantagens de se estruturar um ambiente especializado e cooperativo de inovação nos Campi. Professores e gestores presentes interagiram apresentando suas dúvidas e falando sobre como a témática é tratada em suas respectivas instituições.

O Marco Legal traz diretrizes que ajudam a viabilizar a integração entre a academia e o setor produtivo, mas ainda é algo novo. Segundo o reitor do IFPR e idealizador da palestra, Odacir Zanatta, essa é a razão para abordar o assunto e trazer uma especialista no assunto. "Em um momento em que o país atravessa uma séria crise econômica, com recursos cada vez mais escassos para a educação, torna-se necessária a busca de parcerias com outras instituições públicas e instituições privadas. Para que as atividades de pesquisa, extensão e inovação sejam garantidas", ressaltou o reitor.

Internacionalização

48809428592 79b8b07cb1 cA reunião intitulada "Perspectivas para a cooperação entre as instituições de educação agrícola na América Latina e países de língua portuguesa" foi composta por apresentações de instituições de educação científica e tecnológica de diversos países, como Argentina, Uruguai, Colômbia e Angola. A ideia foi apresentar as linhas de ação de cada um, eixos estratégicos e potencialidades de cooperação internacional.

"Esse momento é muito importante para que possamos conhecer o que os países da América Latina e alguns da África têm a respeito da educação profissional. A partir das apresentações vamos definir um cronograma de assinatura de compromissos e cooperações entre os países e estabelecer ações de mobilidade acadêmica, formação de professores, entre outras. Acredito que a partir de agora toda edição da OBAP contará com um momento como este na programação", destacou o presidente do Conselho Nacional das Instituições Federais (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva.

Redes sociais

Acesse o Flickr do IFSULDEMINAS para conferir todas as fotos dos dois eventos! E veja outras publicações sobre a OBAP nas outras redes sociais do Instituto: Instagram e Facebook.

Texto: Ana Carolina Pimenta / IFPR
Fotos: Marcus Fogaça / Conif
Data: 29/09/2019
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página