Inovação

Estudantes do IFSULDEMINAS participam de palestra sobre inovação na cadeia produtiva do leite

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS, em parceria com a Carava 4.0 Embrapa, trouxe ao campus Muzambinho uma palestra sobre Ecossistema de Inovação para a Cadeia Produtiva do leite. A atividade reuniu mais de 200 estudantes no último dia 18/9 e teve o objetivo de fomentar novos negócios e tecnologias.

IMG 20190918 142239771A Caravana 4.0 esteve presente na Feira de Estágios e Empregos e apresentou três abordagens: as características socioeconômicas, empreendedorismo e inovação para o ambiente 4.0 na Cadeia do Leite; o Vacathon, que reúne equipes de universidades brasileiras num bootcamp (campo de treinamento) e, por fim, o Desafio de Startups que seleciona soluções inovadoras para a Cadeia do Leite. Na preparação para o Vacathon os participantes conhecem o processo e os gargalos da produção de leite em fazendas e laticínios modelos e ferramentas para o desenvolvimento das soluções, apresentadas e disponibilizadas por técnicos da Microsoft, IBM, CISCO, TIM e Embrapa. No dia da apresentação dos times, representantes da cadeia, técnicos, professores e pesquisadores escolhem as melhores soluções. Saiba mais

Durante a palestra os alunos participaram de uma dinâmica. Eles tiveram dois minutos para apresentar um problema, a solução e um Modelo de Negócios. Em uma próxima etapa poderão formar equipes e concorrer no Desafio de Startups. O IFSULDEMINAS também poderá formar uma equipe para participar do Vacathon, no final de outubro.

Entenda o que são os bootcamps

A tradução literal de bootcamp é "campo de treinamento". Nos esportes, são treinamentos intensivos para times das mais diversas categorias competitivas, que viajam para regiões do mundo com adversários mais fortes. O objetivo é que os jogadores adquiriram experiência e desenvolvam novas estratégias e técnicas.

Texto: Ascom Reitoria (com informações da prof.a Cristina Lúcia Janini Lopes)

26/09/2019

registrado em: ,