9ª OBAP - prova teórica
Competidores realizam primeira prova da etapa presencial da OBAP
O primeiro dia da fase presencial da 9ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária foi marcado pela realização da prova teórica, composta por 20 questões objetivas e duas questões discursivas. Cerca de 190 alunos participantes foram distribuídos em oito salas do Bloco de Ensino do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Foz do Iguaçu e tiveram duas horas para realizar o exame.
Entre outras temáticas, o conteúdo programático abordou tópicos como o agronegócio; adubação; Aquicultura; Comportamento e bem-estar animal; Degradação e Conservação dos Solos; Fruticultura; e Informática Aplicada à Agropecuária.
Para a estudante do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus São Miguel, Isadora Zeni Schmidt, a prova discursiva foi a mais complexa, demandando bastante interpretação de texto. “Com relação às provas objetivas, achei de nível intermediário, mas estou um pouco insegura quanto à descritiva, porque não sei o que a banca vai considerar”, destacou a estudante.
Representante da única equipe chilena, a aluna do Complexo Educacional Andres Antonio de Gorbea, Alexandra Aravena, considerou a prova bem formulada e bastante abrangente. “Minha única dificuldade foi quando abordaram cultivos e técnicas que não são praticados na minha zona, como o plantio do café. Gostaria que as próximas contemplassem, também, cultivos dos países participantes”, justificou.
As provas serão corrigidas por uma Comissão Julgadora composta por especialistas convidados pela equipe organizadora do IFSULDEMINAS, além da comissão técnica integrada por docentes do IFPR, IF SUDESTE MG, IFSP. Os melhores classificados nesta etapa serão premiados na competição individual e serão conhecidos na cerimônia de encerramento da OBAP que ocorre neste sábado.
Redes Sociais
Além do portal institucional, a cobertura da 9º OBAP também será feita pelas redes sociais do IFSULDEMINAS. Confira as atualizações diárias e baixe suas fotos no Instagram, Facebook e Flickr.
A OBAP em números
Participam da OBAP deste ano 244 participantes, divididos em 61 equipes compostas por 3 alunos e um orientador, em cada uma delas.
Os estudantes vêm de unidades educacionais diferentes: escolas técnicas federais e estaduais; institutos federais e colégios particulares de 15 estados brasileiros. Minas Gerais é a unidade da federação que enviará o maior número de equipes (9), seguida pelo Rio Grande do Sul (5).
As equipes estrangeiras vêm de 6 países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da América do Sul, são eles: Paraguai (8), Argentina (5), Uruguai (4), Bolívia (2), Chile (1), Angola (1).
Texto e fotos: Ascom IFPR / Campus Foz do Iguaçu
Redes Sociais