Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Startup Weekend – 2019
Início do conteúdo da página

Startup Weekend – 2019

Evento de empreendedorismo e startups acontecerá em três Campi do IFSULDEMINAS

banner 300x200 startupweekend

Acontecerá durante os meses de setembro e outubro nos Campi de Poços de Caldas, Machado e Passos, consecutivamente, o evento Startup Weekend. Com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) a Startup tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo, criatividade e a inovação nas regiões sedes, fornecendo mentorias e ferramentas para novas ideias e negócios, além de criar um ambiente de networking extremamente qualificado e favorável.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o setor fomenta atividades que buscam a interação entre Instituição e comunidade. “A Pró-reitoria aloca o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) que tem como missão, fortalecer o relacionamento do IFSULDEMINAS com a comunidade, criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações, promovendo, como estratégia, a transferência do conhecimento em prol do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do País”. Explicou

Adélia Maria Spacek Dantas de Oliveira, Coordenadora do NIT, diz que é muito importante realizar eventos com o cunho tecnológico e empreendedor. “O Startup Weekend tem a intenção de fomentar o empreendedorismo e inovação por onde passa, fornecer mentorias e ferramentas para ideias serem desenvolvidas e surgirem novos negócios, além de proporcionar um ambiente de networking muito qualificado”.

 O evento

O Startup Weekend acontece em mais de 150 países, destinado a todos que desejam modelar seu próprio negócio e fazer novas parcerias. Nos dois campi, Machado e Passos, serão três de dias de pura adrenalin. Isso  totalizará, em cada unidade, 54 horas do evento. No Campus Poços de Caldas, uma virada de 24 horas. Equipes se formarão e, com isso, desenvolverão ideias escolhidas, envolvendo programação, design, modelagem de negócios e validação de mercado. Ao final, as equipes vencedoras recebem prêmios, certificado e têm, então, a oportunidade de apresentarem suas ideias para investidores e empreendedores de sucesso das cidades em que se encontram como também, em eventos espalhados pelo Brasil.

Quem pode participar?

Podem participar estudantes, empreendedores, investidores, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing ou entusiastas e as inscrições se encontram abaixo, de acordo com cada Campus.

 

Campus Poços de Caldas

Confira como foi o evento

unnamedO primeiro IF Startup Xperience acontecerá entre os dias 28 e 29 de setembro, no auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Tanto o evento como as inscrições são gratuitos e aberto a todos os interessados.

As equipes, durante as 24 horas de evento, desenvolverão uma Startup com caráter de inovação envolvendo soluções nas áreas de sustentabilidade e educação onde apresentarão, na forma oral, com duração de 5 a 10 minutos, o projeto desenvolvido. Ao final, a banca avaliadora selecionará até 8 projetos de startups para serem pré-acelerados, no âmbito da parceria entre SOLVE e IFSULDEMINAS, no ambiente Startup Studio localizado no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. As regras podem ser conferidas no Edital 34/2019.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pelo preenchimento do formulário eletrônico, até o dia 26 de setembro. Assista ao Vídeo convite e tutorial para inscrição.

  

Campus Machado

Confira como foi o evento

Ofício 01Organizado pelos alunos do curso de Administração, o Startup Weekend, já na sua terceira edição, acontecerá entre os dias 04, 05 e 06 de outubro.

A primeira edição, realizada no Campus, ocorreu em 2017 e a startup vencedora conseguiu um investimento de R$ 10 mil. O projeto desenvolvido pela equipe foi uma plataforma que gerava rotas de entregas para empresas.

Já na segunda edição a equipe vencedora, estudantes do Campus Muzambinho, desenvolveu um projeto na área de saúde mental com apoio psicológico com o nome YANA, uma abreviação de Your Not Alone que significa: “Você não está sozinho”.

Luana de Melo Pereira, integrante da equipe vencedora, disse que ficou insegura para apresentar a  ideia e quando mostrou para o seu professor e coordenador, ambos a apoiaram. “Eu sou muito tímida e o evento me proporcionou, por conta das apresentações, a perda da minha timidez. Hoje em dia tenho outra visão, tanto profissional como pessoal. Estamos lutando para colocar o projeto no mercado e isso será em breve. Uma experiência para a vida”, disse a acadêmica de Ciências da Computação.

As inscrições estão abertas e são realizadas pela plataforma do Sympla.

Para todos os detalhes do evento, visite:

 

Campus Passos

2019 09 13O evento, realizado pelo Campus Passos tem o apoio do Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITT) e parceria com o empresa Google for startups. Acontecerá entre os dias 25,26 e 27 de outubro de 2019.

De acordo com Klícia Mendonça, aluna do IFSULDEMINAS e integrante da equipe organizacional, sua experiência para com o evento foi de extrema importância para crescimento profissional. “Aprendi, portanto, que o empreendedor é muito mais do que alguém que alcança resultados. É alguém inconformado e que sabe unir forças para gerar impacto. Sou muito grata ao Startup Weekend!”, relatou a participante do Techstars Startup Weekend Passos  2018.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pela plataforma do Sympla

Para todos os detalhes do evento, visite:

Site

 

Saiba mais sobre startups

O termo startup serve para designar empresas recém-criadas e rentáveis. Começou a ser popularizado nos anos 1990, quando houve a primeira grande “bolha da internet”. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.

Portanto, é um grupo de pessoas que busca um modelo de negócio repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza.

Ser repetível: significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente.

Ser escalável: é a chave de uma startup. Significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente.

 

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS com informações da Ascom Poços de Caldas, Machado e Passos
Data: 18/09/2019

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página