Empreendedorismo

Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS é um dos finalistas do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

WhatsApp Image 2019 09 04 at 12.09.27O projeto “Clube de Empreendedorismo”, do Campus Muzambinho do Instituto Federal de Educação do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), foi selecionado para participar da etapa final do 1º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria ensino profissional.

O Prêmio, que recebeu 1.069 inscrições, é composto por três etapas (estadual, regional e nacional) e visa a identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil, em quatro categorias: ensino fundamental, médio, técnico e superior.

O projeto, inscrito pelos professores Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Cristina Lúcia Janini Lopes, Gustavo Rabelo Botrel Miranda e Renato Aparecido de Souza, já passou pelas fases estadual e regional do Prêmio, sendo classificado para a última fase, a nacional, que ocorrerá no próximo mês de outubro. Confira nos links, a seguir, a cobertura das etapas estadual e regional.

O regulamento do Prêmio previa que os projetos inscritos fossem apresentados em forma de relato de caso. Dessa forma, os profissionais do IFSULDEMINAS relataram as ações do Clube durante o período de 2013 a 2019, incluindo a Semana de Empreendedorismo (Empreenda), Startup Universitário, atividades realizadas junto às disciplinas de empreendedorismo dos cursos, ações de extensão, atividades junto ao Escritório de Inovação (Elitt) e trabalhos de TCCs na área.

Segundo a professora e também diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Cristina Lúcia Janini Lopes, o Clube foi criado com a proposta de promover eventos do Instituto, além de suscitar oportunidades de vínculo entre empreendedores regionais e o campus, rumo à busca de soluções para problemas locais e regionais. “Um grupo de professores viu na educação empreendedora uma forma de abrir oportunidades de aprendizado integrado aos estudantes, indo além de conceitos puramente técnicos, proporcionando a eles um caminho novo, com o intuito de provocar uma mudança de comportamento. Sinto que, com os resultados alcançados pelo IFSULDEMINAS até agora nesta competição, a sociedade pôde tomar conhecimento das práticas adotadas no Instituto para formar cidadãos críticos, criativos, competentes, humanistas e empreendedores, articulando Ensino, Pesquisa e Extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas”, explicou.

Etapa nacional

Dos 60 finalistas, 15 projetos concorrem pela categoria ensino profissional, sendo um destes o do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, único selecionado da região Sudeste.

Na etapa nacional, serão premiados os 12 melhores casos do país, divididos em troféus ouro, prata e bronze, nas quatro categorias do prêmio. Os quatro vencedores do troféu ouro também receberão como premiação a oportunidade de apresentar seu caso em evento de visibilidade, bem como a chance de participação em uma Missão Técnica Nacional.

Para mais informações sobre o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, acesse aqui.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Data: 04/09/2019